Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Psico-USF (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100031 |
Summary: | Resumo O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade para a Escala de Autoeficácia para Regulação Emocional (AERE) por meio da relação com a Escala de Autorregulação Emocional (EARE) e a Escala de Autoeficácia Social (AES). Para tanto, 549 participantes com idades entre 13 e 23 anos (M = 16,82, DP = 1,551), de Belém (72,7%, n = 399) e do Rio de Janeiro (27,3%, n = 150) compuseram a amostra. Eles responderam a EARE e outros dois instrumentos, um que avalia a autorregulação emocional diante da tristeza (Escala de Autorregulação Emocional - EARE) e outro, que avalia a autoeficácia social (Escala de Autoeficácia Social - AES). Os resultados indicaram que a autorregulação emocional mostrou maiores índices de predição em relação à autoeficácia para regulação emocional, do que para a autoeficácia social, embora ambos os construtos tenham gerado coeficientes significativos. Os achados corroboram a literatura, confirmando a evidência de validade para a Escala de Autoeficácia para Regulação Emocional e são discutidos à luz dos pressupostos teóricos. |
id |
USF-1_b1f8443f833d80b31078509bf49fe981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712022000100031 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionadosteoria social cognitivaregulação emocionalavaliação psicológicaadolescênciaResumo O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade para a Escala de Autoeficácia para Regulação Emocional (AERE) por meio da relação com a Escala de Autorregulação Emocional (EARE) e a Escala de Autoeficácia Social (AES). Para tanto, 549 participantes com idades entre 13 e 23 anos (M = 16,82, DP = 1,551), de Belém (72,7%, n = 399) e do Rio de Janeiro (27,3%, n = 150) compuseram a amostra. Eles responderam a EARE e outros dois instrumentos, um que avalia a autorregulação emocional diante da tristeza (Escala de Autorregulação Emocional - EARE) e outro, que avalia a autoeficácia social (Escala de Autoeficácia Social - AES). Os resultados indicaram que a autorregulação emocional mostrou maiores índices de predição em relação à autoeficácia para regulação emocional, do que para a autoeficácia social, embora ambos os construtos tenham gerado coeficientes significativos. Os achados corroboram a literatura, confirmando a evidência de validade para a Escala de Autoeficácia para Regulação Emocional e são discutidos à luz dos pressupostos teóricos.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100031Psico-USF v.27 n.1 2022reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712022270103info:eu-repo/semantics/openAccessIaochite,Roberto TadeuNoronha,Ana Paula PortoCasanova,Daniela Couto GuerreiroSantos,Acácia Aparecida Angeli dosAzzi,Roberta Gurgelpor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712022000100031Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2022-06-01T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados |
title |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados |
spellingShingle |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados Iaochite,Roberto Tadeu teoria social cognitiva regulação emocional avaliação psicológica adolescência |
title_short |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados |
title_full |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados |
title_fullStr |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados |
title_sort |
Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados |
author |
Iaochite,Roberto Tadeu |
author_facet |
Iaochite,Roberto Tadeu Noronha,Ana Paula Porto Casanova,Daniela Couto Guerreiro Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Azzi,Roberta Gurgel |
author_role |
author |
author2 |
Noronha,Ana Paula Porto Casanova,Daniela Couto Guerreiro Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Azzi,Roberta Gurgel |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iaochite,Roberto Tadeu Noronha,Ana Paula Porto Casanova,Daniela Couto Guerreiro Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Azzi,Roberta Gurgel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria social cognitiva regulação emocional avaliação psicológica adolescência |
topic |
teoria social cognitiva regulação emocional avaliação psicológica adolescência |
description |
Resumo O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade para a Escala de Autoeficácia para Regulação Emocional (AERE) por meio da relação com a Escala de Autorregulação Emocional (EARE) e a Escala de Autoeficácia Social (AES). Para tanto, 549 participantes com idades entre 13 e 23 anos (M = 16,82, DP = 1,551), de Belém (72,7%, n = 399) e do Rio de Janeiro (27,3%, n = 150) compuseram a amostra. Eles responderam a EARE e outros dois instrumentos, um que avalia a autorregulação emocional diante da tristeza (Escala de Autorregulação Emocional - EARE) e outro, que avalia a autoeficácia social (Escala de Autoeficácia Social - AES). Os resultados indicaram que a autorregulação emocional mostrou maiores índices de predição em relação à autoeficácia para regulação emocional, do que para a autoeficácia social, embora ambos os construtos tenham gerado coeficientes significativos. Os achados corroboram a literatura, confirmando a evidência de validade para a Escala de Autoeficácia para Regulação Emocional e são discutidos à luz dos pressupostos teóricos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100031 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712022270103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.27 n.1 2022 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937789140893696 |