A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentin, Marcelo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendes, Jackeline Rodrigues, Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos, da Silveira, Carlos Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/348
Resumo: Este artigo problematiza o ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos por meio do cinema produzido e falado em português brasileiro. Utilizamos de pesquisa documental e histórica para, inicialmente, analisar a construção da língua brasileira, a proposta curricular do Estado de São Paulo e o projeto “O Cinema Vai à Escola” para, posteriormente, desestabilizar o encontro entre variedades linguísticas de maior prestígio – língua escolar, escrita, oficial, padrão – e de menor prestígio – língua falada, cotidiana, coloquial, não padrão – pelo e no audiovisual, a fim de observar olhares e falares sobre o português brasileiro, problematizando suas diferenças e preconceitos.
id USF_24d33a6eca4d25a2824a8029b546e61f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/348
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosCinemaLíngua PortuguesaSubjetividadeEste artigo problematiza o ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos por meio do cinema produzido e falado em português brasileiro. Utilizamos de pesquisa documental e histórica para, inicialmente, analisar a construção da língua brasileira, a proposta curricular do Estado de São Paulo e o projeto “O Cinema Vai à Escola” para, posteriormente, desestabilizar o encontro entre variedades linguísticas de maior prestígio – língua escolar, escrita, oficial, padrão – e de menor prestígio – língua falada, cotidiana, coloquial, não padrão – pelo e no audiovisual, a fim de observar olhares e falares sobre o português brasileiro, problematizando suas diferenças e preconceitos.Universidade São Francisco2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/34810.24933/horizontes.v34i3.348Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 73-802317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/348/177Vicentin, MarceloMendes, Jackeline RodriguesRodrigues, Isabel Cristina dos Santosda Silveira, Carlos Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/348Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:02.139342Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos
title A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos
spellingShingle A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos
Vicentin, Marcelo
Educação de Jovens e Adultos
Cinema
Língua Portuguesa
Subjetividade
title_short A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos
title_full A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos
title_fullStr A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos
title_sort A língua portuguesa pelo cinema brasileiro: uma proposta de ação no ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos
author Vicentin, Marcelo
author_facet Vicentin, Marcelo
Mendes, Jackeline Rodrigues
Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos
da Silveira, Carlos Roberto
author_role author
author2 Mendes, Jackeline Rodrigues
Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos
da Silveira, Carlos Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentin, Marcelo
Mendes, Jackeline Rodrigues
Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos
da Silveira, Carlos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Cinema
Língua Portuguesa
Subjetividade
topic Educação de Jovens e Adultos
Cinema
Língua Portuguesa
Subjetividade
description Este artigo problematiza o ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos por meio do cinema produzido e falado em português brasileiro. Utilizamos de pesquisa documental e histórica para, inicialmente, analisar a construção da língua brasileira, a proposta curricular do Estado de São Paulo e o projeto “O Cinema Vai à Escola” para, posteriormente, desestabilizar o encontro entre variedades linguísticas de maior prestígio – língua escolar, escrita, oficial, padrão – e de menor prestígio – língua falada, cotidiana, coloquial, não padrão – pelo e no audiovisual, a fim de observar olhares e falares sobre o português brasileiro, problematizando suas diferenças e preconceitos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/348
10.24933/horizontes.v34i3.348
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/348
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v34i3.348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/348/177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 73-80
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v34i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439308079104