O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Giseli Barreto da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Magalhães, Priscila Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766
Resumo: Este artigo decorre de um estudo com 52 estudantes de um curso de licenciatura em educação artística, que teve por objetivo analisar a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de didática, considerando o que se ensina, como se ensina e a influência do professor formador a partir do que ele próprio faz para ensinar. A opção por investigar esse curso se justifica porque a sua estrutura curricular, na instituição de ensino superior (IES) pesquisada, ainda se ancora na didática de cunho tecnicista, desafiando os formadores de professores que trabalham com a formação em didática na perspectiva crítica. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário, aplicado aos estudantes, conjugado com a realização de grupo de discussão. Teoricamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão de que o ato de ensinar envolve a ação especializada do professor para promover a aprendizagem de seus alunos. Porque a ação é especializada, aquele que a realiza necessita mobilizar saberes específicos, reconhecidos academicamente como base de conhecimento profissional docente. As análises evidenciam que o objeto da didática é nuclear no ensino, mas a abordagem de metodologias sem resvalar para a perspectiva tecnicista ainda é o principal desafio do formador; o estágio é reconhecido como potente espaço/tempo de formação em didática; e a influência do formador no processo de constituição profissional docente é relevada.
id USP-11_2ba4c90625a7197a47c788deb7e5848f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/136766
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artísticaThe teaching of didactics and the teacher trainer’s role from the perspective of Visual Arts teaching studentsDidactics teachingTeacher trainerLearning to teachTeacher educationEnsino de didáticaProfessor formadorAprendizagem da docênciaFormação de professores Este artigo decorre de um estudo com 52 estudantes de um curso de licenciatura em educação artística, que teve por objetivo analisar a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de didática, considerando o que se ensina, como se ensina e a influência do professor formador a partir do que ele próprio faz para ensinar. A opção por investigar esse curso se justifica porque a sua estrutura curricular, na instituição de ensino superior (IES) pesquisada, ainda se ancora na didática de cunho tecnicista, desafiando os formadores de professores que trabalham com a formação em didática na perspectiva crítica. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário, aplicado aos estudantes, conjugado com a realização de grupo de discussão. Teoricamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão de que o ato de ensinar envolve a ação especializada do professor para promover a aprendizagem de seus alunos. Porque a ação é especializada, aquele que a realiza necessita mobilizar saberes específicos, reconhecidos academicamente como base de conhecimento profissional docente. As análises evidenciam que o objeto da didática é nuclear no ensino, mas a abordagem de metodologias sem resvalar para a perspectiva tecnicista ainda é o principal desafio do formador; o estágio é reconhecido como potente espaço/tempo de formação em didática; e a influência do formador no processo de constituição profissional docente é relevada. This article derives from a study with 52 students at an undergraduate teacher preparation program in visual arts, with the purpose of analyzing the teacher education constructed in the context of the disciplines of didactics, considering what is taught, how it is taught, and the influence of teacher trainers based on what they do to teach. We decided to investigate this course because its curricular structure, in the specific higher education institution we studied, is still anchored in a technicist-based didactics, thus challenging teacher trainers who approach didactics in a critical perspective. Data collection involved a questionnaire which was administered to students, as well as discussion groups with the participants. Theoretically speaking, the study develops from the assumption that the act of teaching involves the teacher’s specialized action to promote students’ learning. Because this action is specialized, those who conduct it must mobilize specific which is knowledge academically recognized as a basis of professional teacher knowledge. Our analysis evidences that the object of didactics is central to teaching, but approaching methodologies without sliding towards the technicist perspective is still the teacher trainer’s main challenge; internship is recognized as a powerful space-time for education in didactics; and the influence of the teacher trainer on the constitution of teacher professional formation is underscored.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/13676610.1590/s1517-9702201701156893Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 483-498Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 2 (2017); 483-498Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 2 (2017); 483-4981678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766/132506https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766/132507Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Giseli Barreto daMagalhães, Priscila Andrade2017-08-14T16:47:53Zoai:revistas.usp.br:article/136766Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-08-14T16:47:53Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
The teaching of didactics and the teacher trainer’s role from the perspective of Visual Arts teaching students
title O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
spellingShingle O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
Cruz, Giseli Barreto da
Didactics teaching
Teacher trainer
Learning to teach
Teacher education
Ensino de didática
Professor formador
Aprendizagem da docência
Formação de professores
title_short O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
title_full O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
title_fullStr O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
title_full_unstemmed O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
title_sort O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
author Cruz, Giseli Barreto da
author_facet Cruz, Giseli Barreto da
Magalhães, Priscila Andrade
author_role author
author2 Magalhães, Priscila Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Giseli Barreto da
Magalhães, Priscila Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Didactics teaching
Teacher trainer
Learning to teach
Teacher education
Ensino de didática
Professor formador
Aprendizagem da docência
Formação de professores
topic Didactics teaching
Teacher trainer
Learning to teach
Teacher education
Ensino de didática
Professor formador
Aprendizagem da docência
Formação de professores
description Este artigo decorre de um estudo com 52 estudantes de um curso de licenciatura em educação artística, que teve por objetivo analisar a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de didática, considerando o que se ensina, como se ensina e a influência do professor formador a partir do que ele próprio faz para ensinar. A opção por investigar esse curso se justifica porque a sua estrutura curricular, na instituição de ensino superior (IES) pesquisada, ainda se ancora na didática de cunho tecnicista, desafiando os formadores de professores que trabalham com a formação em didática na perspectiva crítica. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário, aplicado aos estudantes, conjugado com a realização de grupo de discussão. Teoricamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão de que o ato de ensinar envolve a ação especializada do professor para promover a aprendizagem de seus alunos. Porque a ação é especializada, aquele que a realiza necessita mobilizar saberes específicos, reconhecidos academicamente como base de conhecimento profissional docente. As análises evidenciam que o objeto da didática é nuclear no ensino, mas a abordagem de metodologias sem resvalar para a perspectiva tecnicista ainda é o principal desafio do formador; o estágio é reconhecido como potente espaço/tempo de formação em didática; e a influência do formador no processo de constituição profissional docente é relevada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766
10.1590/s1517-9702201701156893
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766
identifier_str_mv 10.1590/s1517-9702201701156893
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766/132506
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766/132507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 483-498
Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 2 (2017); 483-498
Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 2 (2017); 483-498
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812109983744