O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766 |
Resumo: | Este artigo decorre de um estudo com 52 estudantes de um curso de licenciatura em educação artística, que teve por objetivo analisar a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de didática, considerando o que se ensina, como se ensina e a influência do professor formador a partir do que ele próprio faz para ensinar. A opção por investigar esse curso se justifica porque a sua estrutura curricular, na instituição de ensino superior (IES) pesquisada, ainda se ancora na didática de cunho tecnicista, desafiando os formadores de professores que trabalham com a formação em didática na perspectiva crítica. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário, aplicado aos estudantes, conjugado com a realização de grupo de discussão. Teoricamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão de que o ato de ensinar envolve a ação especializada do professor para promover a aprendizagem de seus alunos. Porque a ação é especializada, aquele que a realiza necessita mobilizar saberes específicos, reconhecidos academicamente como base de conhecimento profissional docente. As análises evidenciam que o objeto da didática é nuclear no ensino, mas a abordagem de metodologias sem resvalar para a perspectiva tecnicista ainda é o principal desafio do formador; o estágio é reconhecido como potente espaço/tempo de formação em didática; e a influência do formador no processo de constituição profissional docente é relevada. |
id |
USP-11_2ba4c90625a7197a47c788deb7e5848f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/136766 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artísticaThe teaching of didactics and the teacher trainer’s role from the perspective of Visual Arts teaching studentsDidactics teachingTeacher trainerLearning to teachTeacher educationEnsino de didáticaProfessor formadorAprendizagem da docênciaFormação de professores Este artigo decorre de um estudo com 52 estudantes de um curso de licenciatura em educação artística, que teve por objetivo analisar a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de didática, considerando o que se ensina, como se ensina e a influência do professor formador a partir do que ele próprio faz para ensinar. A opção por investigar esse curso se justifica porque a sua estrutura curricular, na instituição de ensino superior (IES) pesquisada, ainda se ancora na didática de cunho tecnicista, desafiando os formadores de professores que trabalham com a formação em didática na perspectiva crítica. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário, aplicado aos estudantes, conjugado com a realização de grupo de discussão. Teoricamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão de que o ato de ensinar envolve a ação especializada do professor para promover a aprendizagem de seus alunos. Porque a ação é especializada, aquele que a realiza necessita mobilizar saberes específicos, reconhecidos academicamente como base de conhecimento profissional docente. As análises evidenciam que o objeto da didática é nuclear no ensino, mas a abordagem de metodologias sem resvalar para a perspectiva tecnicista ainda é o principal desafio do formador; o estágio é reconhecido como potente espaço/tempo de formação em didática; e a influência do formador no processo de constituição profissional docente é relevada. This article derives from a study with 52 students at an undergraduate teacher preparation program in visual arts, with the purpose of analyzing the teacher education constructed in the context of the disciplines of didactics, considering what is taught, how it is taught, and the influence of teacher trainers based on what they do to teach. We decided to investigate this course because its curricular structure, in the specific higher education institution we studied, is still anchored in a technicist-based didactics, thus challenging teacher trainers who approach didactics in a critical perspective. Data collection involved a questionnaire which was administered to students, as well as discussion groups with the participants. Theoretically speaking, the study develops from the assumption that the act of teaching involves the teacher’s specialized action to promote students’ learning. Because this action is specialized, those who conduct it must mobilize specific which is knowledge academically recognized as a basis of professional teacher knowledge. Our analysis evidences that the object of didactics is central to teaching, but approaching methodologies without sliding towards the technicist perspective is still the teacher trainer’s main challenge; internship is recognized as a powerful space-time for education in didactics; and the influence of the teacher trainer on the constitution of teacher professional formation is underscored.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/13676610.1590/s1517-9702201701156893Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 483-498Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 2 (2017); 483-498Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 2 (2017); 483-4981678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766/132506https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766/132507Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Giseli Barreto daMagalhães, Priscila Andrade2017-08-14T16:47:53Zoai:revistas.usp.br:article/136766Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-08-14T16:47:53Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística The teaching of didactics and the teacher trainer’s role from the perspective of Visual Arts teaching students |
title |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística |
spellingShingle |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística Cruz, Giseli Barreto da Didactics teaching Teacher trainer Learning to teach Teacher education Ensino de didática Professor formador Aprendizagem da docência Formação de professores |
title_short |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística |
title_full |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística |
title_fullStr |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística |
title_full_unstemmed |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística |
title_sort |
O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística |
author |
Cruz, Giseli Barreto da |
author_facet |
Cruz, Giseli Barreto da Magalhães, Priscila Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Priscila Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Giseli Barreto da Magalhães, Priscila Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didactics teaching Teacher trainer Learning to teach Teacher education Ensino de didática Professor formador Aprendizagem da docência Formação de professores |
topic |
Didactics teaching Teacher trainer Learning to teach Teacher education Ensino de didática Professor formador Aprendizagem da docência Formação de professores |
description |
Este artigo decorre de um estudo com 52 estudantes de um curso de licenciatura em educação artística, que teve por objetivo analisar a aprendizagem da docência construída no contexto das disciplinas de didática, considerando o que se ensina, como se ensina e a influência do professor formador a partir do que ele próprio faz para ensinar. A opção por investigar esse curso se justifica porque a sua estrutura curricular, na instituição de ensino superior (IES) pesquisada, ainda se ancora na didática de cunho tecnicista, desafiando os formadores de professores que trabalham com a formação em didática na perspectiva crítica. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário, aplicado aos estudantes, conjugado com a realização de grupo de discussão. Teoricamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão de que o ato de ensinar envolve a ação especializada do professor para promover a aprendizagem de seus alunos. Porque a ação é especializada, aquele que a realiza necessita mobilizar saberes específicos, reconhecidos academicamente como base de conhecimento profissional docente. As análises evidenciam que o objeto da didática é nuclear no ensino, mas a abordagem de metodologias sem resvalar para a perspectiva tecnicista ainda é o principal desafio do formador; o estágio é reconhecido como potente espaço/tempo de formação em didática; e a influência do formador no processo de constituição profissional docente é relevada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766 10.1590/s1517-9702201701156893 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1517-9702201701156893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766/132506 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136766/132507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 483-498 Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 2 (2017); 483-498 Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 2 (2017); 483-498 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713812109983744 |