Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36045 |
Resumo: | Este trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, bem como aponta problemas encontrados e apresenta contribuições para resolução dos mesmos. Sobre os principais rankings oficiais brasileiros conclui-se que: (i) O MEC tem uma política distinta para o ranking no Ensino Superior vis-à-vis ao do Ensino Médio - no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad hoc dos pesos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados. |
id |
USP-14_f25935f248953cbead8db2b5e7bc34eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36045 |
network_acronym_str |
USP-14 |
network_name_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankingsRankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças: análise dos principais rankings oficiais brasileirosrankingsvalor adicionadocomportamento oportunísticorankingsvalue addedopportunistic behaviorEste trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, bem como aponta problemas encontrados e apresenta contribuições para resolução dos mesmos. Sobre os principais rankings oficiais brasileiros conclui-se que: (i) O MEC tem uma política distinta para o ranking no Ensino Superior vis-à-vis ao do Ensino Médio - no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad hoc dos pesos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados.This paper classifies the different types of rankings in education, shows the problems that it has been finding and presents contributions to solve them. About the most important Brazilian official rankings it concludes that: (i) the Brazilian Ministry of Education has a different policy with respect to the higher education ranking vis-à-vis the secondary one - in the latter, it estimates the value added and inhibits opportunistic behavior; (ii) the focus in the Enem/Enade results may not imply greater education quality; (iii) the ad hoc choice of the higher education ranking components weights questions its validity; (iv) it is important to provide the confidence intervals of the estimated value added.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/3604510.1590/S0101-41612011000200005Estudos Econômicos (São Paulo); v. 41 n. 2 (2011); 323-343 1980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36045/38764Copyright (c) 2011 Eduardo de Carvalho Andrade http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Eduardo de Carvalho2020-12-15T10:12:56Zoai:revistas.usp.br:article/36045Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-12-15T10:12:56Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças: análise dos principais rankings oficiais brasileiros |
title |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings |
spellingShingle |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings Andrade, Eduardo de Carvalho rankings valor adicionado comportamento oportunístico rankings value added opportunistic behavior |
title_short |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings |
title_full |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings |
title_fullStr |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings |
title_full_unstemmed |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings |
title_sort |
Rankings in education: types, problems, information and changes analysis of the most important Brazilian official rankings |
author |
Andrade, Eduardo de Carvalho |
author_facet |
Andrade, Eduardo de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Eduardo de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rankings valor adicionado comportamento oportunístico rankings value added opportunistic behavior |
topic |
rankings valor adicionado comportamento oportunístico rankings value added opportunistic behavior |
description |
Este trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, bem como aponta problemas encontrados e apresenta contribuições para resolução dos mesmos. Sobre os principais rankings oficiais brasileiros conclui-se que: (i) O MEC tem uma política distinta para o ranking no Ensino Superior vis-à-vis ao do Ensino Médio - no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad hoc dos pesos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36045 10.1590/S0101-41612011000200005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36045 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0101-41612011000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36045/38764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Eduardo de Carvalho Andrade http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Eduardo de Carvalho Andrade http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo); v. 41 n. 2 (2011); 323-343 1980-5357 0101-4161 reponame:Estudos Econômicos (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
collection |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br |
_version_ |
1787713828974231552 |