RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiengo, Lara Carlette
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bianchetti, Lucídio, Almeida Pinto, Maria Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7167
Resumo: Neste artigo analisamos os limites da utilização de rankings para construirargumentações em defesa da universidade pública brasileira frente às tentativasde desqualificá-la. Objetivamos responder as seguintes questões: quais são osprincipais rankings veiculados e quais indicadores compõem as suas respectivasmétricas? Quais são os limites dessas tabelas classificatórias apontados pelaliteratura acadêmica e pelos meios de comunicação? De que maneira, nosdiscursos midiáticos, são utilizados os resultados dos rankings para defender/atacar a universidade pública? Que argumentações são utilizadas? Nestecontexto resulta preocupante o fato de o atual governo sequer considerar, emsuas decisões e proposições, os informes, embora parciais e imprecisos, sobre aposição das universidades brasileiras nos rankings. Em termos metodológicos,utilizamos a análise da métrica de dois reconhecidos rankings internacionais ematérias jornalísticas, relacionadas ao tema, publicadas no ano de 2019.
id UNEB-3_0ca2d4669b8e2ebcdb4c59100daaf8ec
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7167
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?RankingsMediaEvaluation of higher educationRankingsMídiaAvaliação da educação superiorNeste artigo analisamos os limites da utilização de rankings para construirargumentações em defesa da universidade pública brasileira frente às tentativasde desqualificá-la. Objetivamos responder as seguintes questões: quais são osprincipais rankings veiculados e quais indicadores compõem as suas respectivasmétricas? Quais são os limites dessas tabelas classificatórias apontados pelaliteratura acadêmica e pelos meios de comunicação? De que maneira, nosdiscursos midiáticos, são utilizados os resultados dos rankings para defender/atacar a universidade pública? Que argumentações são utilizadas? Nestecontexto resulta preocupante o fato de o atual governo sequer considerar, emsuas decisões e proposições, os informes, embora parciais e imprecisos, sobre aposição das universidades brasileiras nos rankings. Em termos metodológicos,utilizamos a análise da métrica de dois reconhecidos rankings internacionais ematérias jornalísticas, relacionadas ao tema, publicadas no ano de 2019.UNEB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/716710.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p28-42Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 28-422358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n55reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7167/4738Copyright (c) 2019 Lara Carlette Thiengo, Lucídio Bianchetti, Maria Lourdes Almeida Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessThiengo, Lara CarletteBianchetti, LucídioAlmeida Pinto, Maria Lourdes2023-12-12T17:56:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7167Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-12-12T17:56:04Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
title RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
spellingShingle RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
Thiengo, Lara Carlette
Rankings
Media
Evaluation of higher education
Rankings
Mídia
Avaliação da educação superior
title_short RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
title_full RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
title_fullStr RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
title_full_unstemmed RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
title_sort RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?
author Thiengo, Lara Carlette
author_facet Thiengo, Lara Carlette
Bianchetti, Lucídio
Almeida Pinto, Maria Lourdes
author_role author
author2 Bianchetti, Lucídio
Almeida Pinto, Maria Lourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiengo, Lara Carlette
Bianchetti, Lucídio
Almeida Pinto, Maria Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Rankings
Media
Evaluation of higher education
Rankings
Mídia
Avaliação da educação superior
topic Rankings
Media
Evaluation of higher education
Rankings
Mídia
Avaliação da educação superior
description Neste artigo analisamos os limites da utilização de rankings para construirargumentações em defesa da universidade pública brasileira frente às tentativasde desqualificá-la. Objetivamos responder as seguintes questões: quais são osprincipais rankings veiculados e quais indicadores compõem as suas respectivasmétricas? Quais são os limites dessas tabelas classificatórias apontados pelaliteratura acadêmica e pelos meios de comunicação? De que maneira, nosdiscursos midiáticos, são utilizados os resultados dos rankings para defender/atacar a universidade pública? Que argumentações são utilizadas? Nestecontexto resulta preocupante o fato de o atual governo sequer considerar, emsuas decisões e proposições, os informes, embora parciais e imprecisos, sobre aposição das universidades brasileiras nos rankings. Em termos metodológicos,utilizamos a análise da métrica de dois reconhecidos rankings internacionais ematérias jornalísticas, relacionadas ao tema, publicadas no ano de 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7167
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p28-42
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7167
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p28-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7167/4738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Lara Carlette Thiengo, Lucídio Bianchetti, Maria Lourdes Almeida Pinto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Lara Carlette Thiengo, Lucídio Bianchetti, Maria Lourdes Almeida Pinto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 28-42
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v28.n55
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1788355180924764160