Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Andrade, Eduardo de Carvalho |
Data de Publicação: |
2011 |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36045
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Resumo: |
Este trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, bem como aponta problemas encontrados e apresenta contribuições para resolução dos mesmos. Sobre os principais rankings oficiais brasileiros conclui-se que: (i) O MEC tem uma política distinta para o ranking no Ensino Superior vis-à-vis ao do Ensino Médio - no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad hoc dos pesos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados. |