Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Petry, Paulo Cauhy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/31503
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de duas estratégias motivacionais em relação ao controle do biofilme dental e sangramento gengival em 135 escolares da rede estadual e municipal de ensino do município de Santa Tereza, RS, 1999. O programa de motivação a que os escolares tinham acesso constou da utilização de diversos recursos aplicados em dois grupos de intervenção: Grupo A, motivação em sessão única, e Grupo B, motivação em quatro sessões. Para a avaliação da metodologia empregada foram realizados levantamentos do índice de placa visível (IPV) de Ainamo & Bay (1975), e do índice de sangramento gengival (ISG). Em ambos os grupos houve redução tanto do ISG quanto do IPV após as sessões de intervenção (p
id USP-23_00b2a94d7683755d0245daa21518182e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/31503
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children Motivação no controle do biofilme dental e sangramento gengival em escolares Educação em saúde bucalMotivaçãoOdontologia comunitáriaPromoção da saúdeSaúde bucalBiofilmesPlaca dentáriaSaúde escolarHealth educationDentalMotivationCommunity dentistryHealth promotionOral healthBiofilmsDental plaqueSchool health O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de duas estratégias motivacionais em relação ao controle do biofilme dental e sangramento gengival em 135 escolares da rede estadual e municipal de ensino do município de Santa Tereza, RS, 1999. O programa de motivação a que os escolares tinham acesso constou da utilização de diversos recursos aplicados em dois grupos de intervenção: Grupo A, motivação em sessão única, e Grupo B, motivação em quatro sessões. Para a avaliação da metodologia empregada foram realizados levantamentos do índice de placa visível (IPV) de Ainamo & Bay (1975), e do índice de sangramento gengival (ISG). Em ambos os grupos houve redução tanto do ISG quanto do IPV após as sessões de intervenção (p The objective of the study is to evaluate the impact of two pedagogical motivational approaches for plaque and gingival bleeding control among 135 students of local public schools in Santa Tereza, Brazil, in 1999 The motivational program consisted of different educational strategies offered to two distinct groups: Group A, who attended only one explanatory session about oral hygiene, and Group B, who attended a total of four pedagogical sessions. In order to evaluate the methodology applied, the visible plaque index (according to Ainamo & Bay, 1975) and gingival bleeding index (according to Löe and Silness, 1963) were calculated. A highly statistically significant reduction in the visible plaque index and gingival bleeding index was observed in both groups after the educational sessions (pUniversidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/.pdfhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/3150310.1590/S0034-89102002000600015Revista de Saúde Pública; Vol. 36 No. 5 (2002); 634-637 Revista de Saúde Pública; Vol. 36 Núm. 5 (2002); 634-637 Revista de Saúde Pública; v. 36 n. 5 (2002); 634-637 1518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/31503/33388Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessToassi, Ramona Fernanda CeriottiPetry, Paulo Cauhy2012-07-08T13:50:33Zoai:revistas.usp.br:article/31503Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2012-07-08T13:50:33Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children
Motivação no controle do biofilme dental e sangramento gengival em escolares
title Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children
spellingShingle Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Educação em saúde bucal
Motivação
Odontologia comunitária
Promoção da saúde
Saúde bucal
Biofilmes
Placa dentária
Saúde escolar
Health education
Dental
Motivation
Community dentistry
Health promotion
Oral health
Biofilms
Dental plaque
School health
title_short Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children
title_full Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children
title_fullStr Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children
title_full_unstemmed Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children
title_sort Motivation on plaque control and gengival bleeding in school children
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Petry, Paulo Cauhy
author_role author
author2 Petry, Paulo Cauhy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Petry, Paulo Cauhy
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde bucal
Motivação
Odontologia comunitária
Promoção da saúde
Saúde bucal
Biofilmes
Placa dentária
Saúde escolar
Health education
Dental
Motivation
Community dentistry
Health promotion
Oral health
Biofilms
Dental plaque
School health
topic Educação em saúde bucal
Motivação
Odontologia comunitária
Promoção da saúde
Saúde bucal
Biofilmes
Placa dentária
Saúde escolar
Health education
Dental
Motivation
Community dentistry
Health promotion
Oral health
Biofilms
Dental plaque
School health
description O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de duas estratégias motivacionais em relação ao controle do biofilme dental e sangramento gengival em 135 escolares da rede estadual e municipal de ensino do município de Santa Tereza, RS, 1999. O programa de motivação a que os escolares tinham acesso constou da utilização de diversos recursos aplicados em dois grupos de intervenção: Grupo A, motivação em sessão única, e Grupo B, motivação em quatro sessões. Para a avaliação da metodologia empregada foram realizados levantamentos do índice de placa visível (IPV) de Ainamo & Bay (1975), e do índice de sangramento gengival (ISG). Em ambos os grupos houve redução tanto do ISG quanto do IPV após as sessões de intervenção (p
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/31503
10.1590/S0034-89102002000600015
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/31503
identifier_str_mv 10.1590/S0034-89102002000600015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/31503/33388
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/.pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 36 No. 5 (2002); 634-637
Revista de Saúde Pública; Vol. 36 Núm. 5 (2002); 634-637
Revista de Saúde Pública; v. 36 n. 5 (2002); 634-637
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1787713221124161536