Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares

Bibliographic Details
Main Author: Triches,Rozane Márcia
Publication Date: 2005
Other Authors: Giugliani,Elsa Regina Justo
Format: Article
Language: por
Source: Revista de Saúde Pública
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000400004
Summary: OBJETIVO: Avaliar a associação da obesidade com as práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. MÉTODOS: Peso e estatura foram medidos em 573 crianças de todas as escolas municipais de Dois Irmãos e Morro Reuter, RS. Obesidade foi definida como índice de massa corporal acima do percentil 95, tendo como referência os dados do National Center for Health Statistics. Práticas alimentares e conhecimentos em nutrição foram avaliados por questionário auto-aplicado aos escolares. Foi realizada análise de regressão logística simples e ajustada para verificar associações. RESULTADOS: A obesidade mostrou-se associada com menos conhecimento de nutrição e práticas alimentares menos saudáveis. Crianças com essas características apresentaram cinco vezes mais chances de serem obesas (OR=5,3;1,1-24,9). CONCLUSÕES: O nível de conhecimento modifica a relação entre obesidade e práticas alimentares, levantando a suspeita de que as crianças que sabem mais sobre nutrição relatam práticas sabidamente mais saudáveis e não necessariamente as praticadas. As práticas alimentares menos saudáveis, quando considerado o nível de conhecimento em nutrição dos escolares, foram fortemente associadas à obesidade.
id USP-23_4c018a2e053cd8b6ed869a2635be2fb4
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-89102005000400004
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolaresObesidadeHábitos alimentaresNutrição/educaçãoSaúde escolarConhecimentos, atitudes e prática em saúdeOBJETIVO: Avaliar a associação da obesidade com as práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. MÉTODOS: Peso e estatura foram medidos em 573 crianças de todas as escolas municipais de Dois Irmãos e Morro Reuter, RS. Obesidade foi definida como índice de massa corporal acima do percentil 95, tendo como referência os dados do National Center for Health Statistics. Práticas alimentares e conhecimentos em nutrição foram avaliados por questionário auto-aplicado aos escolares. Foi realizada análise de regressão logística simples e ajustada para verificar associações. RESULTADOS: A obesidade mostrou-se associada com menos conhecimento de nutrição e práticas alimentares menos saudáveis. Crianças com essas características apresentaram cinco vezes mais chances de serem obesas (OR=5,3;1,1-24,9). CONCLUSÕES: O nível de conhecimento modifica a relação entre obesidade e práticas alimentares, levantando a suspeita de que as crianças que sabem mais sobre nutrição relatam práticas sabidamente mais saudáveis e não necessariamente as praticadas. As práticas alimentares menos saudáveis, quando considerado o nível de conhecimento em nutrição dos escolares, foram fortemente associadas à obesidade.Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000400004Revista de Saúde Pública v.39 n.4 2005reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0034-89102005000400004info:eu-repo/semantics/openAccessTriches,Rozane MárciaGiugliani,Elsa Regina Justopor2005-10-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-89102005000400004Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8910&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2005-10-10T00:00Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
spellingShingle Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
Triches,Rozane Márcia
Obesidade
Hábitos alimentares
Nutrição/educação
Saúde escolar
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
title_short Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title_full Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title_fullStr Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title_full_unstemmed Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title_sort Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
author Triches,Rozane Márcia
author_facet Triches,Rozane Márcia
Giugliani,Elsa Regina Justo
author_role author
author2 Giugliani,Elsa Regina Justo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Triches,Rozane Márcia
Giugliani,Elsa Regina Justo
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Hábitos alimentares
Nutrição/educação
Saúde escolar
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
topic Obesidade
Hábitos alimentares
Nutrição/educação
Saúde escolar
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
description OBJETIVO: Avaliar a associação da obesidade com as práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. MÉTODOS: Peso e estatura foram medidos em 573 crianças de todas as escolas municipais de Dois Irmãos e Morro Reuter, RS. Obesidade foi definida como índice de massa corporal acima do percentil 95, tendo como referência os dados do National Center for Health Statistics. Práticas alimentares e conhecimentos em nutrição foram avaliados por questionário auto-aplicado aos escolares. Foi realizada análise de regressão logística simples e ajustada para verificar associações. RESULTADOS: A obesidade mostrou-se associada com menos conhecimento de nutrição e práticas alimentares menos saudáveis. Crianças com essas características apresentaram cinco vezes mais chances de serem obesas (OR=5,3;1,1-24,9). CONCLUSÕES: O nível de conhecimento modifica a relação entre obesidade e práticas alimentares, levantando a suspeita de que as crianças que sabem mais sobre nutrição relatam práticas sabidamente mais saudáveis e não necessariamente as praticadas. As práticas alimentares menos saudáveis, quando considerado o nível de conhecimento em nutrição dos escolares, foram fortemente associadas à obesidade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-89102005000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública v.39 n.4 2005
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1748936494672773120