A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baixinho, Cristina Lavareda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferraz, Isabel Carvalho Beato, Ferreira, Óscar Manuel Ramos, Rafael, Helga Marilia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103122
Resumo: Objectivo Identificar a perceção dos estudantes acerca da utilização da arte como estratégia pedagógica na aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem; Identificar as dimensões de cada padrão valorizadas na análise das obras de arte. Método Estudo descritivo e misto. A colheita de dados com recurso a um questionário, aplicado a 31 estudantes de enfermagem. Resultados Na análise do discurso dos estudantes está implícito que o conhecimento empírico inclui: conhecimento científico, tradição e natureza dos cuidados. O conhecimento estético implica: expressividade, subjetividade e sensibilidade. O autoconhecimento, a experiência, a atitude reflexiva e a relação com os outros são as subcategorias do conhecimento pessoal e a moral e a ética suportam o conhecimento ético. Conclusão É possível aprender os padrões de conhecimento através da arte, sobretudo do estético, ético e pessoal. É necessário investigar mais as estratégias pedagógicas que contribuam para a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem.
id USP-24_6e62216b0f54bab8f099051a64ce0bdc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103122
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem The art and learning patterns of knowing in nursing El arte y el aprendizaje de las normas de conocimiento en enfermeira Objectivo Identificar a perceção dos estudantes acerca da utilização da arte como estratégia pedagógica na aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem; Identificar as dimensões de cada padrão valorizadas na análise das obras de arte. Método Estudo descritivo e misto. A colheita de dados com recurso a um questionário, aplicado a 31 estudantes de enfermagem. Resultados Na análise do discurso dos estudantes está implícito que o conhecimento empírico inclui: conhecimento científico, tradição e natureza dos cuidados. O conhecimento estético implica: expressividade, subjetividade e sensibilidade. O autoconhecimento, a experiência, a atitude reflexiva e a relação com os outros são as subcategorias do conhecimento pessoal e a moral e a ética suportam o conhecimento ético. Conclusão É possível aprender os padrões de conhecimento através da arte, sobretudo do estético, ético e pessoal. É necessário investigar mais as estratégias pedagógicas que contribuam para a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem. Objetivos Identificar la percepción de los estudiantes sobre la utilización del arte como estrategia pedagógica en el aprendizaje de los patrones del conocimiento en enfermería; Identificar las dimensiones de cada patrón valoradas en el análisis de las obras de arte. Método Estudio descriptivo y mixto. La recogida de datos con recurso a una encuesta aplicada a treinta y un estudiantes de enfermería. Resultados En el análisis del discurso de los estudiantes está tácito que el conocimiento empírico incluye: conocimiento científico, tradición y naturaleza de los cuidados. El conocimiento estético implica: expresividad, subjetividad y sensibilidad. El autoconocimiento, la experiencia, la actitud reflexiva y la relación con los demás son las subcategorías del conocimiento personal, mientras que la moral y la ética soportan el conocimiento ético. Conclusión Es posible aprender los patrones del conocimiento a través del arte, sobretodo del estético, del ético y del personal. Es necesario investigar más las estrategias pedagógicas que contribuyan al aprendizaje de patrones de conocimiento de enfermería. Objective To identify the perception of the students about the use of art as a pedagogical strategy in learning the patterns of knowing in nursing; to identify the dimensions of each pattern valued in the analysis of pieces of art. Method Descriptive mixed study. Data collection used a questionnaire applied to 31 nursing students. Results In the analysis of the students’ discourse, it was explicit that empirical knowledge includes scientific knowledge, tradition and nature of care. The aesthetic knowledge implies expressiveness, subjectivity and sensitivity. Self-knowledge, experience, reflective attitude and relationships with others are the subcategories of personal knowledge and the moral and ethics support ethical knowledge. Conclusion It is possible to learn patterns of knowledge through art, especially the aesthetic, ethical and personal. It is necessary to investigate further pedagogical strategies that contribute to the learning patterns of nursing knowledge. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10312210.1590/S0080-623420140000800024Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 164-170Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 164-170Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 164-1701980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103122/101465https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103122/101466http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaixinho, Cristina Lavareda Ferraz, Isabel Carvalho Beato Ferreira, Óscar Manuel Ramos Rafael, Helga Marilia da Silva 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103122Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
The art and learning patterns of knowing in nursing
El arte y el aprendizaje de las normas de conocimiento en enfermeira
title A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
spellingShingle A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
Baixinho, Cristina Lavareda
title_short A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
title_full A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
title_fullStr A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
title_full_unstemmed A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
title_sort A arte e a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem
author Baixinho, Cristina Lavareda
author_facet Baixinho, Cristina Lavareda
Ferraz, Isabel Carvalho Beato
Ferreira, Óscar Manuel Ramos
Rafael, Helga Marilia da Silva
author_role author
author2 Ferraz, Isabel Carvalho Beato
Ferreira, Óscar Manuel Ramos
Rafael, Helga Marilia da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baixinho, Cristina Lavareda
Ferraz, Isabel Carvalho Beato
Ferreira, Óscar Manuel Ramos
Rafael, Helga Marilia da Silva
description Objectivo Identificar a perceção dos estudantes acerca da utilização da arte como estratégia pedagógica na aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem; Identificar as dimensões de cada padrão valorizadas na análise das obras de arte. Método Estudo descritivo e misto. A colheita de dados com recurso a um questionário, aplicado a 31 estudantes de enfermagem. Resultados Na análise do discurso dos estudantes está implícito que o conhecimento empírico inclui: conhecimento científico, tradição e natureza dos cuidados. O conhecimento estético implica: expressividade, subjetividade e sensibilidade. O autoconhecimento, a experiência, a atitude reflexiva e a relação com os outros são as subcategorias do conhecimento pessoal e a moral e a ética suportam o conhecimento ético. Conclusão É possível aprender os padrões de conhecimento através da arte, sobretudo do estético, ético e pessoal. É necessário investigar mais as estratégias pedagógicas que contribuam para a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103122
10.1590/S0080-623420140000800024
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103122
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000800024
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103122/101465
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103122/101466
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 164-170
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 164-170
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 164-170
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713283743023104