Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Maria Alzete de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pagliuca,Lorita Marlena Freitag, Nascimento,Jennara Candido do, Caetano,Joselany Áfio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200285
Resumo: Objetivou-se descrever processo de desenvolvimento da cartilha virtual sobre autoexame ocular para pessoas com HIV/aids. A proposta metodológica seguiu as cinco etapas preconizadas por Falkembach: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A adequação da versão impressa para virtual requereu a construção de um vídeo tutorial, agregação de fotos ilustrativas para visualização de possíveis alterações oculares e ferramenta de interatividade com demonstração do resultado do exame ao usuário. Na avaliação inicial do material, foram diagnosticadas falhas no layout. Assim, comandos foram recolocados, unificados, dispostos em local de fácil visualização e foi feita a adequação da linguagem. Considera-se possível promover aproximação do usuário com métodos de prevenção na área da saúde ocular por meio de cartilha virtual, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e divulgação do autoexame.

id USP-24_9cce95c5d399a3e15c2699260ffec325
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342014000200285
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDSHealth educationEducational technologySelf-examinationHIVEye healthNursingObjetivou-se descrever processo de desenvolvimento da cartilha virtual sobre autoexame ocular para pessoas com HIV/aids. A proposta metodológica seguiu as cinco etapas preconizadas por Falkembach: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A adequação da versão impressa para virtual requereu a construção de um vídeo tutorial, agregação de fotos ilustrativas para visualização de possíveis alterações oculares e ferramenta de interatividade com demonstração do resultado do exame ao usuário. Na avaliação inicial do material, foram diagnosticadas falhas no layout. Assim, comandos foram recolocados, unificados, dispostos em local de fácil visualização e foi feita a adequação da linguagem. Considera-se possível promover aproximação do usuário com métodos de prevenção na área da saúde ocular por meio de cartilha virtual, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e divulgação do autoexame.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200285Revista da Escola de Enfermagem da USP v.48 n.2 2014reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-6234201400002000013info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Maria Alzete dePagliuca,Lorita Marlena FreitagNascimento,Jennara Candido doCaetano,Joselany Áfioeng2014-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342014000200285Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-10-14T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
title Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
spellingShingle Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
Lima,Maria Alzete de
Health education
Educational technology
Self-examination
HIV
Eye health
Nursing
title_short Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
title_full Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
title_fullStr Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
title_full_unstemmed Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
title_sort Virtual Guide On Ocular Self-Examination To Support The Self-Care Practice For People With HIV/AIDS
author Lima,Maria Alzete de
author_facet Lima,Maria Alzete de
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
Nascimento,Jennara Candido do
Caetano,Joselany Áfio
author_role author
author2 Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
Nascimento,Jennara Candido do
Caetano,Joselany Áfio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Maria Alzete de
Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
Nascimento,Jennara Candido do
Caetano,Joselany Áfio
dc.subject.por.fl_str_mv Health education
Educational technology
Self-examination
HIV
Eye health
Nursing
topic Health education
Educational technology
Self-examination
HIV
Eye health
Nursing
description Objetivou-se descrever processo de desenvolvimento da cartilha virtual sobre autoexame ocular para pessoas com HIV/aids. A proposta metodológica seguiu as cinco etapas preconizadas por Falkembach: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. A adequação da versão impressa para virtual requereu a construção de um vídeo tutorial, agregação de fotos ilustrativas para visualização de possíveis alterações oculares e ferramenta de interatividade com demonstração do resultado do exame ao usuário. Na avaliação inicial do material, foram diagnosticadas falhas no layout. Assim, comandos foram recolocados, unificados, dispostos em local de fácil visualização e foi feita a adequação da linguagem. Considera-se possível promover aproximação do usuário com métodos de prevenção na área da saúde ocular por meio de cartilha virtual, contribuindo para desenvolvimento de habilidades e divulgação do autoexame.

publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200285
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200285
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-6234201400002000013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.48 n.2 2014
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536864325632