Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fontes, Wilma Dias de, Silva, César Cavalcanti da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40526
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional.
id USP-24_abb0203984740e6ea9ce3e9d22247592
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40526
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curricularesProceso de aprendizaje de la enfermería: planificación y insert into matrizes plan de estudiosLearning process of nursing: planning and insert into matrizes curriculumTeachingEducationnursingNursing processEnseñanzaEducación en enfermeríaProcesos de enfermeríaEnsinoEducação em enfermagemProcessos de enfermagemEste trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional.Este documento tiene por objeto examinar el enfoque del proceso de aprendizaje de la Enfermería a partir de los planes de carrera de las disciplinas que constituyen las bases conceptuales y metodológicas de la Enfermería en instituciones de Educación Superior en una capital del Noreste brasileño. Los resultados demostraron que las disciplinas tienen una naturaleza prevalentemente teórica y se constituyen en sumarios y bases conceptuales con énfasis en el respaldo teórico-filosófico del proceso de Enfermería, así como en el estudio de las fases que componen dicho proceso. Se evidenció asimismo la expresión y prevalencia de los objetivos de dominio cognitivo y psicomotor, y la utilización de la metodología tradicional.The objective of this study was to analyze the approach used to teach the nursing process based on the class plans of courses that evidence the concept and method bases of the nursing process in superior education institutions in a state capital of Northeast Brazil. Results showed that the courses are mostly theoretical, with amendments and concept bases emphasizing the theoretical-philosophical support of the nursing process, as well as on the study of the phases comprising it. Furthermore, it was shown there was an expression and prevalence of cognitive and psychomotor objectives and the use of traditional methodology.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4052610.1590/S0080-62342010000100027Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 1 (2010); 190-198Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 1 (2010); 190-198Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 1 (2010); 190-1981980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40526/43622https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40526/43623http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeadebal, Oriana Deyze Correia PaivaFontes, Wilma Dias deSilva, César Cavalcanti da2012-08-29T20:41:42Zoai:revistas.usp.br:article/40526Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:41:42Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
Proceso de aprendizaje de la enfermería: planificación y insert into matrizes plan de estudios
Learning process of nursing: planning and insert into matrizes curriculum
title Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
spellingShingle Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva
Teaching
Education
nursing
Nursing process
Enseñanza
Educación en enfermería
Procesos de enfermería
Ensino
Educação em enfermagem
Processos de enfermagem
title_short Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title_full Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title_fullStr Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title_full_unstemmed Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title_sort Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
author Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva
author_facet Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva
Fontes, Wilma Dias de
Silva, César Cavalcanti da
author_role author
author2 Fontes, Wilma Dias de
Silva, César Cavalcanti da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva
Fontes, Wilma Dias de
Silva, César Cavalcanti da
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching
Education
nursing
Nursing process
Enseñanza
Educación en enfermería
Procesos de enfermería
Ensino
Educação em enfermagem
Processos de enfermagem
topic Teaching
Education
nursing
Nursing process
Enseñanza
Educación en enfermería
Procesos de enfermería
Ensino
Educação em enfermagem
Processos de enfermagem
description Este trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40526
10.1590/S0080-62342010000100027
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40526
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342010000100027
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40526/43622
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40526/43623
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 1 (2010); 190-198
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 1 (2010); 190-198
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 1 (2010); 190-198
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221726645157888