Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caretta, Álvaro Antônio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303
Resumo: Este artigo tem como objetivo demonstrar a contribuição dos projetos temáticos para o ensino dialógico-discursivo de língua portuguesa. Tendo em vista a teoria dialógica do discurso e o interacionismo sociodiscursivo, enfatizamos a importância do trabalho com os gêneros discursivos em diferentes eixos didáticos no ensino de língua portuguesa no ensino básico. Para isso, em consonância com as propostas apresentadas nos PCNs, observamos que a elaboração de projetos temáticos é uma estratégia eficiente e produtiva.
id USP-36_e9bf20ed7fc921990b0a356b93ca6f2d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/111303
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesaThematic projects in the dialogic-discursive teaching of the portuguese languageEnsino-aprendizagemLíngua portuguesaDialogismoInteracionismo sociodiscursivoGêneros discursivos.Teaching and LearningPortuguese LanguageDialogismInteractionism SociodiscursivoGenres Discursive.Este artigo tem como objetivo demonstrar a contribuição dos projetos temáticos para o ensino dialógico-discursivo de língua portuguesa. Tendo em vista a teoria dialógica do discurso e o interacionismo sociodiscursivo, enfatizamos a importância do trabalho com os gêneros discursivos em diferentes eixos didáticos no ensino de língua portuguesa no ensino básico. Para isso, em consonância com as propostas apresentadas nos PCNs, observamos que a elaboração de projetos temáticos é uma estratégia eficiente e produtiva.This article aims to demonstrate the contribution of thematic projects for the dialogic-discursive teaching of Portuguese language. Given the dialogic theory of discourse and the social discursive interactionism, we emphasize the importance of working with the genres in different axes in teaching Portuguese language classes. To this end, in line with the proposals made in the PCNs, we noted that the development of thematic projects is an efficient and productive strategy.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/11130310.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 103-1182236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303/115153https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303/147290Copyright (c) 2016 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaretta, Álvaro Antônio2022-03-25T13:45:25Zoai:revistas.usp.br:article/111303Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2022-03-25T13:45:25Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
Thematic projects in the dialogic-discursive teaching of the portuguese language
title Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
spellingShingle Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
Caretta, Álvaro Antônio
Ensino-aprendizagem
Língua portuguesa
Dialogismo
Interacionismo sociodiscursivo
Gêneros discursivos.
Teaching and Learning
Portuguese Language
Dialogism
Interactionism Sociodiscursivo
Genres Discursive.
title_short Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
title_full Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
title_fullStr Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
title_full_unstemmed Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
title_sort Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa
author Caretta, Álvaro Antônio
author_facet Caretta, Álvaro Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caretta, Álvaro Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Língua portuguesa
Dialogismo
Interacionismo sociodiscursivo
Gêneros discursivos.
Teaching and Learning
Portuguese Language
Dialogism
Interactionism Sociodiscursivo
Genres Discursive.
topic Ensino-aprendizagem
Língua portuguesa
Dialogismo
Interacionismo sociodiscursivo
Gêneros discursivos.
Teaching and Learning
Portuguese Language
Dialogism
Interactionism Sociodiscursivo
Genres Discursive.
description Este artigo tem como objetivo demonstrar a contribuição dos projetos temáticos para o ensino dialógico-discursivo de língua portuguesa. Tendo em vista a teoria dialógica do discurso e o interacionismo sociodiscursivo, enfatizamos a importância do trabalho com os gêneros discursivos em diferentes eixos didáticos no ensino de língua portuguesa no ensino básico. Para isso, em consonância com as propostas apresentadas nos PCNs, observamos que a elaboração de projetos temáticos é uma estratégia eficiente e produtiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303
10.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303/115153
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303/147290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 103-118
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1748936675910746112