Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bobroff, Maria Cristina Cescatto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gordan, Pedro A., Garanhani, Mara Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534
Resumo: Face às inovadoras mudanças na graduação em Enfermagem, houve incorporação de novas metodologias e necessidade de avaliação dos custos. Os objetivos deste estudo foram construir modelo e estimar os custos educacionais de currículo integrado de Enfermagem em uma universidade pública, através de metodologia de estudo de caso - construção do modelo, coleta, análise e interpretação dos dados. O modelo construído constou das etapas: coleta de dados, custos educacionais por série e custos das atividades de apoio, custos educacionais das quatro séries e de suportes educacionais, custos compartilhados e custos educacionais totais. Pelos resultados e discussão vê-se que o custo educacional total anual/aluno foi de US$ 3,788.82. Participaram do curso 97 docentes. A análise de custos em horas-contato docente é a unidade de custo que proporciona fator mais consistente do tempo docente gasto com instrução. Conclui-se que o conhecimento dos custos educacionais gerou informações que podem servir para a gestão do currículo integrado na efetivação de seus objetivos educacionais.
id USP-38_2a6e62035f69ecbe47fcb810525e1dfe
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2534
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagemTotal educational costs of an integrated nursing curriculumCostos educacionales totales del currículo integrado de enfermeríacurriculumcosts and cost analysiseducation highereducationnursingfaculty nursingundergraduate coursecurrículumcostos y análisis de costoeducación superioreducación en enfermeríadocente de enfermeríagraduacióncurrículocustos e análise de custoeducação superioreducação em Enfermagemdocente de EnfermagemgraduaçãoFace às inovadoras mudanças na graduação em Enfermagem, houve incorporação de novas metodologias e necessidade de avaliação dos custos. Os objetivos deste estudo foram construir modelo e estimar os custos educacionais de currículo integrado de Enfermagem em uma universidade pública, através de metodologia de estudo de caso - construção do modelo, coleta, análise e interpretação dos dados. O modelo construído constou das etapas: coleta de dados, custos educacionais por série e custos das atividades de apoio, custos educacionais das quatro séries e de suportes educacionais, custos compartilhados e custos educacionais totais. Pelos resultados e discussão vê-se que o custo educacional total anual/aluno foi de US$ 3,788.82. Participaram do curso 97 docentes. A análise de custos em horas-contato docente é a unidade de custo que proporciona fator mais consistente do tempo docente gasto com instrução. Conclui-se que o conhecimento dos custos educacionais gerou informações que podem servir para a gestão do currículo integrado na efetivação de seus objetivos educacionais.Innovative changes in undergraduate Nursing programs have brought about new methodologies and the need for cost evaluation. This study aims to develop a model for cost estimation, and to estimate educational costs of an integrated Nursing curriculum at a public university. This is a case study conducted in stages: model development, data collection, analysis and interpretation. The cost-construction model consisted of six steps: data collection; educational and support activity costs; four-year course educational costs; educational support costs; joint product costs and total educational costs. Findings showed a total educational cost per student/year US$ 3,788.82. Course team faculty included 97 members. The cost analysis in faculty contact hours is the most appropriate cost unit as it most consistently reflects faculty time devoted to teaching. The knowledge about educational costs provided information that may be useful for a different approach to the integrated curriculum management, with a view to putting its educational objectives in practice.Para enfrentar los cambios innovadores en los cursos de Enfermería, fue necesario incorporar nuevas metodologías y evaluar los costos. Los objetivos de este estudio fueron construir un modelo y estimar los costos educativos del currículo integrado de Enfermería en una universidad pública, a través de la metodología de estudio de caso - construcción de modelo, recolección, análisis e interpretación de los datos. El modelo construido tuvo las siguientes etapas: recolección de datos, costos educativos por serie y costos de las actividades de apoyo, costos educativos de las cuatro series y de soportes educacionales, costos compartidos y costos educativos totales. Los resultados y la discusión muestran que el costo educacional total anual/alumno fue de US$ 3.788,82. Participaron del curso 97 docentes. El análisis de costos en horas-contacto docente es la unidad de costo que proporciona el factor más consistente del tiempo docente utilizado con instrucción. Se concluye que el conocimiento de los costos educativos generó informaciones que pueden servir para la gestión del currículo integrado con la finalidad de hacer efectivos sus objetivos educacionales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/253410.1590/S0104-11692009000100003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 1 (2009); 14-20Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 1 (2009); 14-20Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (2009); 14-201518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534/3063https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534/3064https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534/3065Bobroff, Maria Cristina CescattoGordan, Pedro A.Garanhani, Mara Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:06:37Zoai:revistas.usp.br:article/2534Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:06:37Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem
Total educational costs of an integrated nursing curriculum
Costos educacionales totales del currículo integrado de enfermería
title Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem
spellingShingle Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem
Bobroff, Maria Cristina Cescatto
curriculum
costs and cost analysis
education higher
education
nursing
faculty nursing
undergraduate course
currículum
costos y análisis de costo
educación superior
educación en enfermería
docente de enfermería
graduación
currículo
custos e análise de custo
educação superior
educação em Enfermagem
docente de Enfermagem
graduação
title_short Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem
title_full Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem
title_fullStr Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem
title_full_unstemmed Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem
title_sort Custos educacionais totais de currículo integrado de enfermagem
author Bobroff, Maria Cristina Cescatto
author_facet Bobroff, Maria Cristina Cescatto
Gordan, Pedro A.
Garanhani, Mara Lúcia
author_role author
author2 Gordan, Pedro A.
Garanhani, Mara Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bobroff, Maria Cristina Cescatto
Gordan, Pedro A.
Garanhani, Mara Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv curriculum
costs and cost analysis
education higher
education
nursing
faculty nursing
undergraduate course
currículum
costos y análisis de costo
educación superior
educación en enfermería
docente de enfermería
graduación
currículo
custos e análise de custo
educação superior
educação em Enfermagem
docente de Enfermagem
graduação
topic curriculum
costs and cost analysis
education higher
education
nursing
faculty nursing
undergraduate course
currículum
costos y análisis de costo
educación superior
educación en enfermería
docente de enfermería
graduación
currículo
custos e análise de custo
educação superior
educação em Enfermagem
docente de Enfermagem
graduação
description Face às inovadoras mudanças na graduação em Enfermagem, houve incorporação de novas metodologias e necessidade de avaliação dos custos. Os objetivos deste estudo foram construir modelo e estimar os custos educacionais de currículo integrado de Enfermagem em uma universidade pública, através de metodologia de estudo de caso - construção do modelo, coleta, análise e interpretação dos dados. O modelo construído constou das etapas: coleta de dados, custos educacionais por série e custos das atividades de apoio, custos educacionais das quatro séries e de suportes educacionais, custos compartilhados e custos educacionais totais. Pelos resultados e discussão vê-se que o custo educacional total anual/aluno foi de US$ 3,788.82. Participaram do curso 97 docentes. A análise de custos em horas-contato docente é a unidade de custo que proporciona fator mais consistente do tempo docente gasto com instrução. Conclui-se que o conhecimento dos custos educacionais gerou informações que podem servir para a gestão do currículo integrado na efetivação de seus objetivos educacionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534
10.1590/S0104-11692009000100003
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692009000100003
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534/3063
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534/3064
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2534/3065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 1 (2009); 14-20
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 1 (2009); 14-20
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (2009); 14-20
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222842712752128