A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Márcia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Cesar Henrique, Raimundini, Simone Letícia, Rocha, João Marcos Leão da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267515
Resumo: O profissional que atua na gestão da empresa contempla um amplo conhecimento da sua área e de áreas afins, assim o discente não contador, como administradores e economistas, deve ter conhecimento e compreensão das informações contábeis para auxiliar na gestão e na tomada de decisão. A disciplina de Metodologia de Custos (MC) tem como propósito contribuir para este conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de Metodologia de Custos em cursos presenciais na cidade de Porto Alegre/RS. A pesquisa realizada é classificada como: quantitativa, qualitativa, exploratória, descritiva e como survey, por meio de um questionário aplicado aos discentes matriculados, no segundo semestre de 2011, na disciplina de MC, dos cursos de graduação em áreas afins, especialmente em Administração e Ciências Econômicas, nas Instituições de Ensino Superior, localizadas em Porto Alegre/RS. O perfil dos discentes indicou que eles possuem idade média de 25 anos e que o número de mulheres é cerca de 9% superior ao de homens. Da amostra analisada, cerca de 3/4 cursam Administração. A maioria cursou a maior parte do ensino médio em instituições públicas e mais de 4/5 exerce atividade remunerada. No que tange a percepção dos discentes acerca da disciplina, os melhores métodos para o ensino da MC residem em aulas expositivas, estudos de casos e listas de exercícios. Quanto aos professores, os discentes reconheceram sua capacidade e disponibilidade. As variáveis dificultadoras do processo de aprendizagem foram a carga horária de trabalho, que reduz o tempo disponível ao estudo e os discentes acabam não dedicando adequadamente à disciplina e; o conteúdo da disciplina não é de fácil entendimento. A variável facilitadora do processo de aprendizagem é a exigência de pré-requisitos para matrícula na disciplina.
id UFRGS-2_91f557e9f4edc666e91bde25eef3f074
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267515
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bianchi, MárciaCosta, Cesar HenriqueRaimundini, Simone LetíciaRocha, João Marcos Leão da2023-11-23T03:34:37Z20132176-9036http://hdl.handle.net/10183/267515000909685O profissional que atua na gestão da empresa contempla um amplo conhecimento da sua área e de áreas afins, assim o discente não contador, como administradores e economistas, deve ter conhecimento e compreensão das informações contábeis para auxiliar na gestão e na tomada de decisão. A disciplina de Metodologia de Custos (MC) tem como propósito contribuir para este conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de Metodologia de Custos em cursos presenciais na cidade de Porto Alegre/RS. A pesquisa realizada é classificada como: quantitativa, qualitativa, exploratória, descritiva e como survey, por meio de um questionário aplicado aos discentes matriculados, no segundo semestre de 2011, na disciplina de MC, dos cursos de graduação em áreas afins, especialmente em Administração e Ciências Econômicas, nas Instituições de Ensino Superior, localizadas em Porto Alegre/RS. O perfil dos discentes indicou que eles possuem idade média de 25 anos e que o número de mulheres é cerca de 9% superior ao de homens. Da amostra analisada, cerca de 3/4 cursam Administração. A maioria cursou a maior parte do ensino médio em instituições públicas e mais de 4/5 exerce atividade remunerada. No que tange a percepção dos discentes acerca da disciplina, os melhores métodos para o ensino da MC residem em aulas expositivas, estudos de casos e listas de exercícios. Quanto aos professores, os discentes reconheceram sua capacidade e disponibilidade. As variáveis dificultadoras do processo de aprendizagem foram a carga horária de trabalho, que reduz o tempo disponível ao estudo e os discentes acabam não dedicando adequadamente à disciplina e; o conteúdo da disciplina não é de fácil entendimento. A variável facilitadora do processo de aprendizagem é a exigência de pré-requisitos para matrícula na disciplina.The professionals working in corporate governance include a broad knowledge of their area and similar areas, so the not accountant students, as administrators and economists, must have knowledge and understanding of accounting information to assist in the management and decision making. The discipline of Cost Methodology (CM) aims to contribute to this knowledge. The objective of this study is to identify perception and profile of the not accountant students about the teaching of the discipline of Cost Methodology in classroom courses in Porto Alegre/RS. The research is classified as quantitative, qualitative, exploratory, descriptive and as a survey, through a questionnaire applied to students enrolled in the second half of 2011 in the discipline of CM of undergraduate courses in related areas, especially Business Administration and Economics, in universities located in Porto Alegre/RS. The profile of the students has indicated that they have an average age of 25 years and the number of women is about 9% higher than men. From the analysed sample, about 3/4 are coursing Business Administration. Most students has attended the greatest part of the high school in public institutions and more than 4/5 has a paid job. Regarding the perception of students about the course, the best methods for teaching CM are lectures, case studies and lists of exercises. About the professors, the students have recognized their capacity and availability. The variables that cause difficulties in the learning process were the workload, which reduces the time available for study and the students don´t get dedicate as they should and, the subject content is not easy to understand. The variable facilitator of the learning process is the requirement prerequisites for enrollment in the course.El profesional que actua en la gestión de la compañia ofrece um gran conocimiento de su campo y de otros campos relacionados, asi el estudiante no contabilista, como los administradores y economistas, debe tener el conocimento y la comprensión de las informaciones contables para auxiliar en la gestión y tomada de decisiones. La disciplina de Metodología de costos (MC) tiene como objetivo contribuir a ese conocimiento. Así, el objetivo de ese estudio es identificar la percepcion y el perfil del estudiante no contabilista sobre la enseñanza de la disciplina de Metodologia de Costos en los cursos presenciales en la ciudad de Porto Alegre / RS. La pesquisa realizada es clasificada como: cuantitativa, cualitativa, exploratoria, descriptiva y como survey, a traves de un cuestionário aplicado a los Estudiantes matriculados en el segundo semestre de 2011, en la disciplina de MC, de los cursos de graduación en áreas relacionadas, especialmente en Administración y Ciências Económicas, en las Instituciones de Educación Superior situadas en Porto Alegre / RS. El perfil de los Estudiantes indicó que ellos tienen una edad mediana de 25 años y que el numero de mujeres es de aproximadamente 9% superior a de los hombres. De la amuestra analisada, aproximadamente las tres cuartas partes están estudiando Administración. La mayoría asistió la mayor parte del ensino mediano en instituciones públicas y más de las cuatro quintas partes exercen actividad remunerada. En lo que se refiere la percepción de los Estudiantes acerca de la disciplina, los mejores métodos para la enseñanza de la MC residen en las clases expositivas, estudios de casos y listas de ejercícios. Cuanto a los profesores, los Estudiantes reconocieron su capacidad y disponibilidad. Las variables que dificultan el proceso de apredizage fueron la carga de trabajo, lo que reduce el tiempo disponible para el estudio y los estudiantes terminan por no se dedicar adecuadamente a la disciplina y; el contenido de la disciplina no es de fácil comprensión. La variable facilitadora del proceso de aprendizage es la exigência de requisitos previos para la inscripción en la disciplina.application/pdfporRevista ambiente contábil. Natal, RN. Vol. 5, n. 2 (jul./dez. 2013), p. [268]-289Ensino superior : AvaliaçãoCustoAvaliação de desempenhoTeachingCost methodologyUndergraduate coursesEnseñanzaMetodología de costosGraduaciónA percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custosThe perception and profile of students not count on teaching methods of discipline of costs La percepcion y el perfil de los estudiantes no contabilistas sobre la enseñanza de la disciplina de metodología de costos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000909685.pdf.txt000909685.pdf.txtExtracted Texttext/plain65383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267515/2/000909685.pdf.txt95ebf681787392382b340496dbc2cfc3MD52ORIGINAL000909685.pdfTexto completoapplication/pdf346040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267515/1/000909685.pdf43706ebc994a75b0dbb64dcc527767caMD5110183/2675152023-11-24 04:25:06.324189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267515Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-24T06:25:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The perception and profile of students not count on teaching methods of discipline of costs
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La percepcion y el perfil de los estudiantes no contabilistas sobre la enseñanza de la disciplina de metodología de costos
title A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos
spellingShingle A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos
Bianchi, Márcia
Ensino superior : Avaliação
Custo
Avaliação de desempenho
Teaching
Cost methodology
Undergraduate courses
Enseñanza
Metodología de costos
Graduación
title_short A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos
title_full A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos
title_fullStr A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos
title_full_unstemmed A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos
title_sort A percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de metodologia de custos
author Bianchi, Márcia
author_facet Bianchi, Márcia
Costa, Cesar Henrique
Raimundini, Simone Letícia
Rocha, João Marcos Leão da
author_role author
author2 Costa, Cesar Henrique
Raimundini, Simone Letícia
Rocha, João Marcos Leão da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Márcia
Costa, Cesar Henrique
Raimundini, Simone Letícia
Rocha, João Marcos Leão da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior : Avaliação
Custo
Avaliação de desempenho
topic Ensino superior : Avaliação
Custo
Avaliação de desempenho
Teaching
Cost methodology
Undergraduate courses
Enseñanza
Metodología de costos
Graduación
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Cost methodology
Undergraduate courses
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza
Metodología de costos
Graduación
description O profissional que atua na gestão da empresa contempla um amplo conhecimento da sua área e de áreas afins, assim o discente não contador, como administradores e economistas, deve ter conhecimento e compreensão das informações contábeis para auxiliar na gestão e na tomada de decisão. A disciplina de Metodologia de Custos (MC) tem como propósito contribuir para este conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de Metodologia de Custos em cursos presenciais na cidade de Porto Alegre/RS. A pesquisa realizada é classificada como: quantitativa, qualitativa, exploratória, descritiva e como survey, por meio de um questionário aplicado aos discentes matriculados, no segundo semestre de 2011, na disciplina de MC, dos cursos de graduação em áreas afins, especialmente em Administração e Ciências Econômicas, nas Instituições de Ensino Superior, localizadas em Porto Alegre/RS. O perfil dos discentes indicou que eles possuem idade média de 25 anos e que o número de mulheres é cerca de 9% superior ao de homens. Da amostra analisada, cerca de 3/4 cursam Administração. A maioria cursou a maior parte do ensino médio em instituições públicas e mais de 4/5 exerce atividade remunerada. No que tange a percepção dos discentes acerca da disciplina, os melhores métodos para o ensino da MC residem em aulas expositivas, estudos de casos e listas de exercícios. Quanto aos professores, os discentes reconheceram sua capacidade e disponibilidade. As variáveis dificultadoras do processo de aprendizagem foram a carga horária de trabalho, que reduz o tempo disponível ao estudo e os discentes acabam não dedicando adequadamente à disciplina e; o conteúdo da disciplina não é de fácil entendimento. A variável facilitadora do processo de aprendizagem é a exigência de pré-requisitos para matrícula na disciplina.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-23T03:34:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267515
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2176-9036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000909685
identifier_str_mv 2176-9036
000909685
url http://hdl.handle.net/10183/267515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista ambiente contábil. Natal, RN. Vol. 5, n. 2 (jul./dez. 2013), p. [268]-289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267515/2/000909685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267515/1/000909685.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95ebf681787392382b340496dbc2cfc3
43706ebc994a75b0dbb64dcc527767ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487580209053696