Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortuna, Cinira Magali
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Matumoto, Silvia, Pereira, Maria Jose Bistafa, Camargo-Borges, Celiane, Kawata, Lauren Suemi, Mishima, Silvana Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013
Resumo: OBJETIVO: analisar a vivência de equipe de saúde da família em ressignificar o modo como desenvolvem grupos educativos. MÉTODO: grupos de discussão, sendo realizados vinte e seis encontros grupais quinzenais, com média de quinze profissionais de equipe de saúde da família durante o ano 2009. O material empírico constituiu-se da transcrição dos grupos, sendo realizada análise temática. RESULTADOS: dois temas foram desenvolvidos e explorados com base em discussões coletivas com a equipe: "a vivência e a coordenação de grupos" e "o processo de trabalho e os grupos educativos em um serviço-escola". CONCLUSÕES: a educação permanente em saúde, desenvolvida com a equipe, permitiu não somente aprendizagens sobre os grupos educativos formados com a população, como também contribuiu para a análise da equipe a respeito de suas próprias relações e de seu processo de trabalho, que é atravessado por instituições. Esse estudo contribui para o avanço do conhecimento científico quanto ao processo de educação permanente em saúde, assim como contribui para a realização de grupos educativos com a população. Destaca-se também o dispositivo de pesquisa utilizado, que propiciou reflexividade e análise por parte da equipe sobre o processo grupal vivenciado nos encontros, levando-os a se apropriar de conhecimentos, de forma significativa e transformadora.
id USP-38_e76903eb1875caec3054bc47405c5b3f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/76013
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos Continuing education in the family health strategy: rethinking educational groups La formación permanente en la estrategia de salud de la familia: repensar grupos educativos OBJETIVO: analisar a vivência de equipe de saúde da família em ressignificar o modo como desenvolvem grupos educativos. MÉTODO: grupos de discussão, sendo realizados vinte e seis encontros grupais quinzenais, com média de quinze profissionais de equipe de saúde da família durante o ano 2009. O material empírico constituiu-se da transcrição dos grupos, sendo realizada análise temática. RESULTADOS: dois temas foram desenvolvidos e explorados com base em discussões coletivas com a equipe: "a vivência e a coordenação de grupos" e "o processo de trabalho e os grupos educativos em um serviço-escola". CONCLUSÕES: a educação permanente em saúde, desenvolvida com a equipe, permitiu não somente aprendizagens sobre os grupos educativos formados com a população, como também contribuiu para a análise da equipe a respeito de suas próprias relações e de seu processo de trabalho, que é atravessado por instituições. Esse estudo contribui para o avanço do conhecimento científico quanto ao processo de educação permanente em saúde, assim como contribui para a realização de grupos educativos com a população. Destaca-se também o dispositivo de pesquisa utilizado, que propiciou reflexividade e análise por parte da equipe sobre o processo grupal vivenciado nos encontros, levando-os a se apropriar de conhecimentos, de forma significativa e transformadora. OBJECTIVE: to analyze the experience of the family health team in resignifying the way to develop educational groups. METHOD: groups of discussion, with twenty-six biweekly group meetings conducted, with an average of fifteen professionals from the family health team, during the year 2009. The empirical material consisted of the transcription of the groups, on which thematic analysis was performed. RESULTS: two themes were developed and explored from the collective discussions with the team: "The experience and coordination of the groups" and "The work process and educational groups in a service-school". CONCLUSIONS: continuing Education in Health developed with the team, not only permitted learning about the educational groups that comprised the population, but also contributed to the team's analysis of its own relationships and its work process that is traversed by institutions. This study contributed to the advancement of scientific knowledge about the process of continuing health education as well as educational groups with the population. Also noteworthy is the research design used, providing reflexivity and critical analysis on the part of the team about the group process experienced in the meetings, appropriating knowledge in a meaningful and transformative manner. OBJETIVO: Analizar la experiencia del equipo de salud de la familia en la resignificación de la forma de desarrollar los grupos educativos. MÉTODO: Los grupos de discusión, con veintiseis reuniones de grupos quincenales realizados, con un promedio de quince profesionales del equipo de salud de la familia durante el año 2009. El material empírico consistió en la transcripción de los grupos, en los que se realizó el análisis temático. RESULTADOS: dos temas se desarrollaron y exploraron en las discusiones colectivas con el equipo: "La experiencia y la coordinación de los grupos" y "El proceso de trabajo y grupos de educación en una escuela de servicio". CONCLUSIONES: Se desarrolló la Educación Permanente en Salud con el equipo, que permitió no sólo conocer los grupos educativos que constituyen la población, sino que también ha contribuido al análisis del equipo de sus propias relaciones y su proceso de trabajo que está permeado por las instituciones. Este estudio contribuye al avance de los conocimientos científicos sobre el proceso de la educación permanente en salud, así como grupos educativos con la población. También cabe destacar el diseño de investigación utilizado, que proporcionó reflexión y análisis por parte del equipo acerca del proceso del grupo experimentado en las reuniones, apropiandose del conocimiento de una manera significativa y transformadora. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/7601310.1590/S0104-11692013000400022Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 4 (2013); 990-997Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 4 (2013); 990-997Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 4 (2013); 990-9971518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013/79625https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013/79626https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013/79627Fortuna, Cinira Magali Matumoto, Silvia Pereira, Maria Jose Bistafa Camargo-Borges, Celiane Kawata, Lauren Suemi Mishima, Silvana Martins info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-10T18:51:57Zoai:revistas.usp.br:article/76013Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2014-03-10T18:51:57Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
Continuing education in the family health strategy: rethinking educational groups
La formación permanente en la estrategia de salud de la familia: repensar grupos educativos
title Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
spellingShingle Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
Fortuna, Cinira Magali
title_short Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
title_full Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
title_fullStr Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
title_full_unstemmed Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
title_sort Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos
author Fortuna, Cinira Magali
author_facet Fortuna, Cinira Magali
Matumoto, Silvia
Pereira, Maria Jose Bistafa
Camargo-Borges, Celiane
Kawata, Lauren Suemi
Mishima, Silvana Martins
author_role author
author2 Matumoto, Silvia
Pereira, Maria Jose Bistafa
Camargo-Borges, Celiane
Kawata, Lauren Suemi
Mishima, Silvana Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortuna, Cinira Magali
Matumoto, Silvia
Pereira, Maria Jose Bistafa
Camargo-Borges, Celiane
Kawata, Lauren Suemi
Mishima, Silvana Martins
description OBJETIVO: analisar a vivência de equipe de saúde da família em ressignificar o modo como desenvolvem grupos educativos. MÉTODO: grupos de discussão, sendo realizados vinte e seis encontros grupais quinzenais, com média de quinze profissionais de equipe de saúde da família durante o ano 2009. O material empírico constituiu-se da transcrição dos grupos, sendo realizada análise temática. RESULTADOS: dois temas foram desenvolvidos e explorados com base em discussões coletivas com a equipe: "a vivência e a coordenação de grupos" e "o processo de trabalho e os grupos educativos em um serviço-escola". CONCLUSÕES: a educação permanente em saúde, desenvolvida com a equipe, permitiu não somente aprendizagens sobre os grupos educativos formados com a população, como também contribuiu para a análise da equipe a respeito de suas próprias relações e de seu processo de trabalho, que é atravessado por instituições. Esse estudo contribui para o avanço do conhecimento científico quanto ao processo de educação permanente em saúde, assim como contribui para a realização de grupos educativos com a população. Destaca-se também o dispositivo de pesquisa utilizado, que propiciou reflexividade e análise por parte da equipe sobre o processo grupal vivenciado nos encontros, levando-os a se apropriar de conhecimentos, de forma significativa e transformadora.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013
10.1590/S0104-11692013000400022
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692013000400022
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013/79625
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013/79626
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/76013/79627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 n. 4 (2013); 990-997
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 Núm. 4 (2013); 990-997
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 No. 4 (2013); 990-997
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222849355481088