Family poverty, neuropsychomotor development and children’s play in the insular and continental regions of Belém
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/146567 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre pobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de dois contextos (insular e continental) do município de Belém. Trata-se de um estudo transversal, com caráter descritivo-exploratório. Participaram deste estudo 319 crianças na faixa etária de três a quatro anos de idade. Utilizou-se o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, um questionário para identificar as condições socioeconômicas da família e características das brincadeiras, além de um instrumento de medição do nível de pobreza familiar. Foi usado o teste χ2, com nível de significância de 5% (p-valor <0,05). Das 319 crianças avaliadas, o percentual de suspeita de atraso no desenvolvimento chegou a 77,7%. O nível de pobreza da família (p=0,01) associou-se ao tipo de brincadeira. Já a variável de espaço para brincar associou-se com o contexto geográfico do município (p=0,004). Considera-se que este estudo possa colaborar para o entendimento da importância das brincadeiras em contextos de desenvolvimento marcados pela pobreza familiar e em regiões com características peculiares como a Amazônia e adequação das políticas públicas. |
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Family poverty, neuropsychomotor development and children’s play in the insular and continental regions of BelémPobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de regiões insular e continental de BelémChildChild developmentPovertyPlay and playthingsCriançaDesenvolvimento InfantilPobrezaBrincadeirasJogos e brinquedosO objetivo deste estudo foi investigar a associação entre pobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de dois contextos (insular e continental) do município de Belém. Trata-se de um estudo transversal, com caráter descritivo-exploratório. Participaram deste estudo 319 crianças na faixa etária de três a quatro anos de idade. Utilizou-se o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, um questionário para identificar as condições socioeconômicas da família e características das brincadeiras, além de um instrumento de medição do nível de pobreza familiar. Foi usado o teste χ2, com nível de significância de 5% (p-valor <0,05). Das 319 crianças avaliadas, o percentual de suspeita de atraso no desenvolvimento chegou a 77,7%. O nível de pobreza da família (p=0,01) associou-se ao tipo de brincadeira. Já a variável de espaço para brincar associou-se com o contexto geográfico do município (p=0,004). Considera-se que este estudo possa colaborar para o entendimento da importância das brincadeiras em contextos de desenvolvimento marcados pela pobreza familiar e em regiões com características peculiares como a Amazônia e adequação das políticas públicas.The aim this study was to identify associations between family poverty, the neuropsychomotor development and children plays in the Belém city. This was a cross-sectional and exploratory descriptive study. The neurodevelopment was screening for the Denver II Test. A questionnaire to identify the family’s socioeconomic conditions and plays characteristics and an instrument to measure the level of family poverty. Statistical analysis used the χ2 test with 95% confidence interval and α = 5%. Of the 319 children assessed, 77.7% showed a suspected delay in neuropsychomotor developmental. The variable type of play was statistically significantly associated with family poverty level (p=.01), and geographic context association with play spaces (p=.004). It is hoped that this study contributes to the understanding of the importance of play in development contexts of family poverty and regions with specific characteristics as the Amazon and adequacy of public policies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14656710.11606/issn.2238-6149.v29i2p179-186Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 Núm. 2 (2018); 179-186Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 No. 2 (2018); 179-186Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 29 n. 2 (2018); 179-1862238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/146567/150587https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/146567/150588Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Elson FerreiraCavalcante, Lília Iêda ChavesLima, Samyra Said deAlencar, Camila de Nazaré2019-02-12T13:11:19Zoai:revistas.usp.br:article/146567Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2019-02-12T13:11:19Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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