Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savournin, Florence
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79867
Resumo: This research concerns the analysis of the teaching practices, with the double didactic reference and the psychoanalysis. The concept of relationship in the event allows to report the sense which awards a teacher specialized in what she lives in a class in Therapeutic, Educational And Educational Institute (ITEP) in France. Didactic conversion, supposed subject to know, impossible to support are three dimensions which structure the relationship in the event, in this space-time with the pupils the major stake in which is the transmission of the knowledge. The case study shows how, in a always singular way, a subject confronts its desire of transmission with the event of the teaching.
id USP-67_5f16fa01793c78af254966fabf8d018b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79867
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor Teaching in specialized establishment: relationship in the event and the subjective position of the teacher Enseñar en establecimiento especializado: relación a prueba y la posición subjetiva del professor This research concerns the analysis of the teaching practices, with the double didactic reference and the psychoanalysis. The concept of relationship in the event allows to report the sense which awards a teacher specialized in what she lives in a class in Therapeutic, Educational And Educational Institute (ITEP) in France. Didactic conversion, supposed subject to know, impossible to support are three dimensions which structure the relationship in the event, in this space-time with the pupils the major stake in which is the transmission of the knowledge. The case study shows how, in a always singular way, a subject confronts its desire of transmission with the event of the teaching. Esta investigación radica en el análisis de las prácticas de enseñanza, con la doble referencia: en didáctica y en psicanálisis. El concepto de «relación a prueba» permite dar cuenta del significado que atribuye una profesora especializada en cuanto a su experiencia con un grupo de Instituto Terapeutico, Educativo y Pedagogico (ITEP) en Francia. Aplicación didáctica, sujeto con supuestos conocimientos, imposible de soportar son las tres dimensiones que estructuran la relación a prueba, en este espacio-tiempo con los alumnos cuyo desafío mayor es la transmisión del saber. El estudio de caso revela cómo, de manera siempre singular, un sujeto confronta su deseo de transmisión con la práctica en la enseñanza. Esta pesquisa envolve a análise das práticas de ensino com uma dupla referência: à didática e à Psicanálise. O conceito de "relação com a prova" (rapport à l'épreuve) permite explicar o significado atribuído por uma professora especializada à sua experiência com um grupo do Instituto Terapêutico, Educacional e Pedagógico (ITEP) na França. Aplicação didática, sujeito suposto saber, impossível de suportar são as três dimensões que estruturam a relação com a prova nesse espaço-tempo com os alunos, cujo maior desafio é a transmissão do saber. O estudo de caso mostra como, de uma forma sempre singular, um sujeito confronta o seu desejo de transmissão com a prática de ensino. Universidade de São Paulo2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/7986710.11606/issn.1981-1624.v18i3p559-573Estilos da Clinica; v. 18 n. 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573Estilos da Clinica; ##issue.vol## 18 ##issue.no## 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 18 N. 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 18 No. 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 18 No 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 18 Núm. 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-5731981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79867/83824Savournin, Florenceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:58:49Zoai:revistas.usp.br:article/79867Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:58:49Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor
Teaching in specialized establishment: relationship in the event and the subjective position of the teacher
Enseñar en establecimiento especializado: relación a prueba y la posición subjetiva del professor
title Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor
spellingShingle Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor
Savournin, Florence
title_short Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor
title_full Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor
title_fullStr Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor
title_full_unstemmed Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor
title_sort Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor
author Savournin, Florence
author_facet Savournin, Florence
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savournin, Florence
description This research concerns the analysis of the teaching practices, with the double didactic reference and the psychoanalysis. The concept of relationship in the event allows to report the sense which awards a teacher specialized in what she lives in a class in Therapeutic, Educational And Educational Institute (ITEP) in France. Didactic conversion, supposed subject to know, impossible to support are three dimensions which structure the relationship in the event, in this space-time with the pupils the major stake in which is the transmission of the knowledge. The case study shows how, in a always singular way, a subject confronts its desire of transmission with the event of the teaching.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79867
10.11606/issn.1981-1624.v18i3p559-573
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79867
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v18i3p559-573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/79867/83824
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 18 n. 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 18 ##issue.no## 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 18 N. 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 18 No. 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 18 No 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 18 Núm. 3 (2013): Dossiê: Adolescência na clínica e na escola; 559-573
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495128956928