Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Kelen Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Batista, Maxmiria Holanda, Souza, Daiana Flávia Oliveira de, Florêncio, Caroline Mary Gurgel Dias, Jorge, Walker Henrique Almeida, Raquel, Cheila Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/192344
Resumo: O artigo apresenta um estudo exploratório descritivo sobre habilidades de Comunicação de Más Notícias (CMN) de internos de Medicina. Investigou-se a percepção discente sobre aprendizagem para CMN com delineamento transversal e abordagem mista. Houve aplicação de questionário, obtendo 176 participantes, e grupo focal com 12 estudantes. Os dados foram analisados pelo cálculo das médias e desvios-padrão para variáveis quantitativas e as falas do grupo focal foram submetidas à Análise de Conteúdo. Observou-se o dobro da frequência com mais habilidade para CMN no grupo que teve treinamento em comparação ao que não teve. No manejo da CMN, considerou-se mais difícil “ser honesto, sem tirar a esperança” (69%) e “lidar com a emoção do paciente” (59%). 99,4% conheciam o protocolo SPIKES, destes 41,5% consideraram a expressão de emoções sua etapa mais difícil. A comunicação e o manejo das emoções foram apontados como desafios na relação médico-paciente, com déficits no ensino de CMN. Obteve-se que a CMN não se limita à técnica, mas envolve atitudes que precisam ser abordadas com metodologias diversas, assim como requerem a implementação de políticas de educação na área médica, sobretudo diante das demandas emergentes da pandemia de Covid-19.
id USP-6_d0b4b7ab8ecd911442a4ab8b13d5a842
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/192344
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19Delivering bad news in medical education and confluences with the context of covid-19 pandemicMedical EducationCommunicationPhysician-Patient RelationsEducation Medical UndergraduateEducação MédicaComunicaçãoRelações Médico-PacienteEducação de Graduação em MedicinaO artigo apresenta um estudo exploratório descritivo sobre habilidades de Comunicação de Más Notícias (CMN) de internos de Medicina. Investigou-se a percepção discente sobre aprendizagem para CMN com delineamento transversal e abordagem mista. Houve aplicação de questionário, obtendo 176 participantes, e grupo focal com 12 estudantes. Os dados foram analisados pelo cálculo das médias e desvios-padrão para variáveis quantitativas e as falas do grupo focal foram submetidas à Análise de Conteúdo. Observou-se o dobro da frequência com mais habilidade para CMN no grupo que teve treinamento em comparação ao que não teve. No manejo da CMN, considerou-se mais difícil “ser honesto, sem tirar a esperança” (69%) e “lidar com a emoção do paciente” (59%). 99,4% conheciam o protocolo SPIKES, destes 41,5% consideraram a expressão de emoções sua etapa mais difícil. A comunicação e o manejo das emoções foram apontados como desafios na relação médico-paciente, com déficits no ensino de CMN. Obteve-se que a CMN não se limita à técnica, mas envolve atitudes que precisam ser abordadas com metodologias diversas, assim como requerem a implementação de políticas de educação na área médica, sobretudo diante das demandas emergentes da pandemia de Covid-19.The article presents an exploratory, descriptive study on Bad News Communication skills (CMN) of medical interns.  The student's perception  was on learning for the CMN was investigated with a cross-sectional design and a mixed approach. A questionnaire was applied, 176 participants were obtained, and a focus group was held with 12 students. The data were analyzed through the calculation of means and standard deviations for quantitative variables and the focus group reports were subjected to Content Analysis. It was observed that in the group that had training, compared to the  one who did not, ocurred twice frequency with more skill for CMN. In the CMN's management, it was considered harder to be "honest without taking away hope” (69%) and “to deal with the patient's emotion” (59%). 99.4% knew the SPIKES protocol, of which 41.5% considered the expression of emotions as its most difficult stage. Communication and handling of emotions were pointed out as the main difficulties in the doctor-patient relationship, with deficits in the teaching of CMN. It was found that  CMN is not limited to the technical issue, but it involves attitudes that need to be addressed with different methodologies, as well as the implementation of educational policies in the medical field, especially given the demands that emerges with the covid-19 pandemic.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/19234410.1590/S0104-12902021201058Saúde e Sociedade; v. 30 n. 4 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 4 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 4 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/192344/177241Copyright (c) 2021 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Kelen GomesBatista, Maxmiria HolandaSouza, Daiana Flávia Oliveira deFlorêncio, Caroline Mary Gurgel DiasJorge, Walker Henrique AlmeidaRaquel, Cheila PiresRibeiro, Kelen GomesBatista, Maxmiria HolandaSouza, Daiana Flávia Oliveira deFlorêncio, Caroline Mary Gurgel DiasJorge, Walker Henrique AlmeidaRaquel, Cheila PiresRibeiro, Kelen GomesBatista, Maxmiria HolandaSouza, Daiana Flávia Oliveira deFlorêncio, Caroline Mary Gurgel DiasJorge, Walker Henrique AlmeidaRaquel, Cheila Pires2021-11-09T17:52:34Zoai:revistas.usp.br:article/192344Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-11-09T17:52:34Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19
Delivering bad news in medical education and confluences with the context of covid-19 pandemic
title Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19
spellingShingle Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19
Ribeiro, Kelen Gomes
Medical Education
Communication
Physician-Patient Relations
Education Medical Undergraduate
Educação Médica
Comunicação
Relações Médico-Paciente
Educação de Graduação em Medicina
title_short Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19
title_full Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19
title_fullStr Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19
title_full_unstemmed Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19
title_sort Comunicação de más notícias na educação médica e confluências com o contexto da pandemia de covid-19
author Ribeiro, Kelen Gomes
author_facet Ribeiro, Kelen Gomes
Batista, Maxmiria Holanda
Souza, Daiana Flávia Oliveira de
Florêncio, Caroline Mary Gurgel Dias
Jorge, Walker Henrique Almeida
Raquel, Cheila Pires
author_role author
author2 Batista, Maxmiria Holanda
Souza, Daiana Flávia Oliveira de
Florêncio, Caroline Mary Gurgel Dias
Jorge, Walker Henrique Almeida
Raquel, Cheila Pires
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Kelen Gomes
Batista, Maxmiria Holanda
Souza, Daiana Flávia Oliveira de
Florêncio, Caroline Mary Gurgel Dias
Jorge, Walker Henrique Almeida
Raquel, Cheila Pires
Ribeiro, Kelen Gomes
Batista, Maxmiria Holanda
Souza, Daiana Flávia Oliveira de
Florêncio, Caroline Mary Gurgel Dias
Jorge, Walker Henrique Almeida
Raquel, Cheila Pires
Ribeiro, Kelen Gomes
Batista, Maxmiria Holanda
Souza, Daiana Flávia Oliveira de
Florêncio, Caroline Mary Gurgel Dias
Jorge, Walker Henrique Almeida
Raquel, Cheila Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Medical Education
Communication
Physician-Patient Relations
Education Medical Undergraduate
Educação Médica
Comunicação
Relações Médico-Paciente
Educação de Graduação em Medicina
topic Medical Education
Communication
Physician-Patient Relations
Education Medical Undergraduate
Educação Médica
Comunicação
Relações Médico-Paciente
Educação de Graduação em Medicina
description O artigo apresenta um estudo exploratório descritivo sobre habilidades de Comunicação de Más Notícias (CMN) de internos de Medicina. Investigou-se a percepção discente sobre aprendizagem para CMN com delineamento transversal e abordagem mista. Houve aplicação de questionário, obtendo 176 participantes, e grupo focal com 12 estudantes. Os dados foram analisados pelo cálculo das médias e desvios-padrão para variáveis quantitativas e as falas do grupo focal foram submetidas à Análise de Conteúdo. Observou-se o dobro da frequência com mais habilidade para CMN no grupo que teve treinamento em comparação ao que não teve. No manejo da CMN, considerou-se mais difícil “ser honesto, sem tirar a esperança” (69%) e “lidar com a emoção do paciente” (59%). 99,4% conheciam o protocolo SPIKES, destes 41,5% consideraram a expressão de emoções sua etapa mais difícil. A comunicação e o manejo das emoções foram apontados como desafios na relação médico-paciente, com déficits no ensino de CMN. Obteve-se que a CMN não se limita à técnica, mas envolve atitudes que precisam ser abordadas com metodologias diversas, assim como requerem a implementação de políticas de educação na área médica, sobretudo diante das demandas emergentes da pandemia de Covid-19.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/192344
10.1590/S0104-12902021201058
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/192344
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902021201058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/192344/177241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 30 n. 4 (2021)
Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 4 (2021)
Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 4 (2021)
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237465383993344