O mundo da criança portadora de asma grave na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba,Regina Issuzu Hirooka de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ribeiro,Circéa Amalia, Ohara,Conceição Vieira da Silva, Sarti,Cynthia Andersen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000700015
Resumo: OBJETIVO: Compreender o significado que a criança asmática grave e sua família atribuem à doença e suas implicações na escola. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido no ambulatório de pediatria de um hospital do Município de São Paulo. Foram estudadas três crianças e seus familiares, utilizando observação participante, entrevista e brinquedo terapêutico dramático. RESULTADOS: As demandas do tratamento e as freqüentes crises de asma influenciaram no cotidiano da criança na escola como: falta às aulas; deixar de aprender; restrinção nas brincadeiras e relacionamento conflituoso com colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista as dificuldades encontradas pelas crianças em freqüentar a escola e conviver com os colegas, recomenda-se um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e da educação, assegurando a manutenção da educação formal e do convívio social salutar.
id USP-8_85949eab336321c9da796edf4d3d74b9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002009000700015
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O mundo da criança portadora de asma grave na escolaHospitais escolaAsmaEnfermagem pediátricaJogos e brinquedosOBJETIVO: Compreender o significado que a criança asmática grave e sua família atribuem à doença e suas implicações na escola. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido no ambulatório de pediatria de um hospital do Município de São Paulo. Foram estudadas três crianças e seus familiares, utilizando observação participante, entrevista e brinquedo terapêutico dramático. RESULTADOS: As demandas do tratamento e as freqüentes crises de asma influenciaram no cotidiano da criança na escola como: falta às aulas; deixar de aprender; restrinção nas brincadeiras e relacionamento conflituoso com colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista as dificuldades encontradas pelas crianças em freqüentar a escola e conviver com os colegas, recomenda-se um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e da educação, assegurando a manutenção da educação formal e do convívio social salutar.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000700015Acta Paulista de Enfermagem v.22 n.spe 2009reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002009000700015info:eu-repo/semantics/openAccessBorba,Regina Issuzu Hirooka deRibeiro,Circéa AmaliaOhara,Conceição Vieira da SilvaSarti,Cynthia Andersenpor2010-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002009000700015Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2010-03-10T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O mundo da criança portadora de asma grave na escola
title O mundo da criança portadora de asma grave na escola
spellingShingle O mundo da criança portadora de asma grave na escola
Borba,Regina Issuzu Hirooka de
Hospitais escola
Asma
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
title_short O mundo da criança portadora de asma grave na escola
title_full O mundo da criança portadora de asma grave na escola
title_fullStr O mundo da criança portadora de asma grave na escola
title_full_unstemmed O mundo da criança portadora de asma grave na escola
title_sort O mundo da criança portadora de asma grave na escola
author Borba,Regina Issuzu Hirooka de
author_facet Borba,Regina Issuzu Hirooka de
Ribeiro,Circéa Amalia
Ohara,Conceição Vieira da Silva
Sarti,Cynthia Andersen
author_role author
author2 Ribeiro,Circéa Amalia
Ohara,Conceição Vieira da Silva
Sarti,Cynthia Andersen
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba,Regina Issuzu Hirooka de
Ribeiro,Circéa Amalia
Ohara,Conceição Vieira da Silva
Sarti,Cynthia Andersen
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitais escola
Asma
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
topic Hospitais escola
Asma
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
description OBJETIVO: Compreender o significado que a criança asmática grave e sua família atribuem à doença e suas implicações na escola. MÉTODOS: Estudo de caso qualitativo, desenvolvido no ambulatório de pediatria de um hospital do Município de São Paulo. Foram estudadas três crianças e seus familiares, utilizando observação participante, entrevista e brinquedo terapêutico dramático. RESULTADOS: As demandas do tratamento e as freqüentes crises de asma influenciaram no cotidiano da criança na escola como: falta às aulas; deixar de aprender; restrinção nas brincadeiras e relacionamento conflituoso com colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista as dificuldades encontradas pelas crianças em freqüentar a escola e conviver com os colegas, recomenda-se um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e da educação, assegurando a manutenção da educação formal e do convívio social salutar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000700015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000700015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002009000700015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.22 n.spe 2009
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858263371251712