Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goyatá,Sueli Leiko Takamatsu
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Chaves,Érika de Cássia Lopes, Andrade,Maria Betânia Tinti de, Pereira,Rafaela Justiniana da Silva, Brito,Tábatta Renata Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000200014
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o ambiente virtual de aprendizagem no ensino do processo de enfermagem a graduandos. MÉTODOS: Trata-se de estudo exploratório, de delineamento transversal. A população constituiu-se de 42 acadêmicos divididos em grupos A e B, com 21 cada, selecionados aleatoriamente. Os dados foram coletados no uso da Plataforma Web e em exercícios relacionados ao conteúdo programático de identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem, tanto no ambiente virtual como na versão impressa. RESULTADOS: Encontrou-se associação significativa entre as variáveis "possui microcomputador" e "preferência em realizar os exercícios na plataforma web" (p=0,0044) e entre "possui microcomputador" e "acesso à internet" (p=0,000001). A maioria prefere realizar os exercícios em ambiente virtual pela comodidade, rapidez e praticidade (61,9%). CONCLUSÃO: O uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi avaliado positivamente pelos acadêmicos, mas os resultados apontaram para a necessidade de adequações desse recurso tecnológico educacional.
id USP-8_998228de3780fcf074b53c4e23787a0b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002012000200014
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informáticaProcessos de enfermagemInformática em enfermagemDiagnóstico de enfermagemEducação superiorOBJETIVO: Avaliar o ambiente virtual de aprendizagem no ensino do processo de enfermagem a graduandos. MÉTODOS: Trata-se de estudo exploratório, de delineamento transversal. A população constituiu-se de 42 acadêmicos divididos em grupos A e B, com 21 cada, selecionados aleatoriamente. Os dados foram coletados no uso da Plataforma Web e em exercícios relacionados ao conteúdo programático de identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem, tanto no ambiente virtual como na versão impressa. RESULTADOS: Encontrou-se associação significativa entre as variáveis "possui microcomputador" e "preferência em realizar os exercícios na plataforma web" (p=0,0044) e entre "possui microcomputador" e "acesso à internet" (p=0,000001). A maioria prefere realizar os exercícios em ambiente virtual pela comodidade, rapidez e praticidade (61,9%). CONCLUSÃO: O uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi avaliado positivamente pelos acadêmicos, mas os resultados apontaram para a necessidade de adequações desse recurso tecnológico educacional.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000200014Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.2 2012reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002012000200014info:eu-repo/semantics/openAccessGoyatá,Sueli Leiko TakamatsuChaves,Érika de Cássia LopesAndrade,Maria Betânia Tinti dePereira,Rafaela Justiniana da SilvaBrito,Tábatta Renata Pereira depor2012-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002012000200014Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2012-05-03T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
title Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
spellingShingle Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
Goyatá,Sueli Leiko Takamatsu
Processos de enfermagem
Informática em enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Educação superior
title_short Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
title_full Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
title_fullStr Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
title_full_unstemmed Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
title_sort Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
author Goyatá,Sueli Leiko Takamatsu
author_facet Goyatá,Sueli Leiko Takamatsu
Chaves,Érika de Cássia Lopes
Andrade,Maria Betânia Tinti de
Pereira,Rafaela Justiniana da Silva
Brito,Tábatta Renata Pereira de
author_role author
author2 Chaves,Érika de Cássia Lopes
Andrade,Maria Betânia Tinti de
Pereira,Rafaela Justiniana da Silva
Brito,Tábatta Renata Pereira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goyatá,Sueli Leiko Takamatsu
Chaves,Érika de Cássia Lopes
Andrade,Maria Betânia Tinti de
Pereira,Rafaela Justiniana da Silva
Brito,Tábatta Renata Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de enfermagem
Informática em enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Educação superior
topic Processos de enfermagem
Informática em enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Educação superior
description OBJETIVO: Avaliar o ambiente virtual de aprendizagem no ensino do processo de enfermagem a graduandos. MÉTODOS: Trata-se de estudo exploratório, de delineamento transversal. A população constituiu-se de 42 acadêmicos divididos em grupos A e B, com 21 cada, selecionados aleatoriamente. Os dados foram coletados no uso da Plataforma Web e em exercícios relacionados ao conteúdo programático de identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem, tanto no ambiente virtual como na versão impressa. RESULTADOS: Encontrou-se associação significativa entre as variáveis "possui microcomputador" e "preferência em realizar os exercícios na plataforma web" (p=0,0044) e entre "possui microcomputador" e "acesso à internet" (p=0,000001). A maioria prefere realizar os exercícios em ambiente virtual pela comodidade, rapidez e praticidade (61,9%). CONCLUSÃO: O uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi avaliado positivamente pelos acadêmicos, mas os resultados apontaram para a necessidade de adequações desse recurso tecnológico educacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002012000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.2 2012
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858264686166016