Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000200014 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar o ambiente virtual de aprendizagem no ensino do processo de enfermagem a graduandos. MÉTODOS: Trata-se de estudo exploratório, de delineamento transversal. A população constituiu-se de 42 acadêmicos divididos em grupos A e B, com 21 cada, selecionados aleatoriamente. Os dados foram coletados no uso da Plataforma Web e em exercícios relacionados ao conteúdo programático de identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem, tanto no ambiente virtual como na versão impressa. RESULTADOS: Encontrou-se associação significativa entre as variáveis "possui microcomputador" e "preferência em realizar os exercícios na plataforma web" (p=0,0044) e entre "possui microcomputador" e "acesso à internet" (p=0,000001). A maioria prefere realizar os exercícios em ambiente virtual pela comodidade, rapidez e praticidade (61,9%). CONCLUSÃO: O uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi avaliado positivamente pelos acadêmicos, mas os resultados apontaram para a necessidade de adequações desse recurso tecnológico educacional. |
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Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informáticaProcessos de enfermagemInformática em enfermagemDiagnóstico de enfermagemEducação superiorOBJETIVO: Avaliar o ambiente virtual de aprendizagem no ensino do processo de enfermagem a graduandos. MÉTODOS: Trata-se de estudo exploratório, de delineamento transversal. A população constituiu-se de 42 acadêmicos divididos em grupos A e B, com 21 cada, selecionados aleatoriamente. Os dados foram coletados no uso da Plataforma Web e em exercícios relacionados ao conteúdo programático de identificação e classificação de diagnósticos de enfermagem, tanto no ambiente virtual como na versão impressa. RESULTADOS: Encontrou-se associação significativa entre as variáveis "possui microcomputador" e "preferência em realizar os exercícios na plataforma web" (p=0,0044) e entre "possui microcomputador" e "acesso à internet" (p=0,000001). A maioria prefere realizar os exercícios em ambiente virtual pela comodidade, rapidez e praticidade (61,9%). CONCLUSÃO: O uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem foi avaliado positivamente pelos acadêmicos, mas os resultados apontaram para a necessidade de adequações desse recurso tecnológico educacional.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000200014Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.2 2012reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002012000200014info:eu-repo/semantics/openAccessGoyatá,Sueli Leiko TakamatsuChaves,Érika de Cássia LopesAndrade,Maria Betânia Tinti dePereira,Rafaela Justiniana da SilvaBrito,Tábatta Renata Pereira depor2012-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002012000200014Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2012-05-03T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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