Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim,Andréia Régia Rodrigues de Matos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva,Amanda Newle Sousa, Alcântara,Caroline Magalhães de, Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400374
Resumo: Resumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas: revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do serious games foi pautada em literatura científica e sugestões de adolescentes. O conteúdo educativo foi apresentado pelo personagem Didi sobre hábitos de vida diária: acordar, realizar higiene pessoal, monitorização da glicemia capilar e aplicação de insulina. Neste percurso, o jogador observa ações terapêuticas incluindo escolhas de alimentos saudáveis. Na avaliação de usabilidade, os adolescentes consideraram satisfatórios os requisitos de jogabilidade, conteúdo e design. Conclusão o teste de usabilidade teve validação positiva e as sugestões contribuíram para melhoria da qualidade das funções e interação, favorecendo o alcance das metas do jogo. Assim, a tecnologia apresenta propriedades para melhorar os cuidados dos adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.
id USP-8_b44eb220739704d0f18c937c0e934e7a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002019000400374
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1Enfermagem pediátricaDiabetes mellitus tipo 1Jogos de vídeoAdolescentesEducação em saúdeResumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas: revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do serious games foi pautada em literatura científica e sugestões de adolescentes. O conteúdo educativo foi apresentado pelo personagem Didi sobre hábitos de vida diária: acordar, realizar higiene pessoal, monitorização da glicemia capilar e aplicação de insulina. Neste percurso, o jogador observa ações terapêuticas incluindo escolhas de alimentos saudáveis. Na avaliação de usabilidade, os adolescentes consideraram satisfatórios os requisitos de jogabilidade, conteúdo e design. Conclusão o teste de usabilidade teve validação positiva e as sugestões contribuíram para melhoria da qualidade das funções e interação, favorecendo o alcance das metas do jogo. Assim, a tecnologia apresenta propriedades para melhorar os cuidados dos adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400374Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.4 2019reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201900052info:eu-repo/semantics/openAccessSerafim,Andréia Régia Rodrigues de MatosSilva,Amanda Newle SousaAlcântara,Caroline Magalhães deQueiroz,Maria Veraci Oliveirapor2019-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002019000400374Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2019-08-09T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
title Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
spellingShingle Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
Serafim,Andréia Régia Rodrigues de Matos
Enfermagem pediátrica
Diabetes mellitus tipo 1
Jogos de vídeo
Adolescentes
Educação em saúde
title_short Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
title_full Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
title_fullStr Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
title_full_unstemmed Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
title_sort Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
author Serafim,Andréia Régia Rodrigues de Matos
author_facet Serafim,Andréia Régia Rodrigues de Matos
Silva,Amanda Newle Sousa
Alcântara,Caroline Magalhães de
Queiroz,Maria Veraci Oliveira
author_role author
author2 Silva,Amanda Newle Sousa
Alcântara,Caroline Magalhães de
Queiroz,Maria Veraci Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim,Andréia Régia Rodrigues de Matos
Silva,Amanda Newle Sousa
Alcântara,Caroline Magalhães de
Queiroz,Maria Veraci Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Diabetes mellitus tipo 1
Jogos de vídeo
Adolescentes
Educação em saúde
topic Enfermagem pediátrica
Diabetes mellitus tipo 1
Jogos de vídeo
Adolescentes
Educação em saúde
description Resumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas: revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do serious games foi pautada em literatura científica e sugestões de adolescentes. O conteúdo educativo foi apresentado pelo personagem Didi sobre hábitos de vida diária: acordar, realizar higiene pessoal, monitorização da glicemia capilar e aplicação de insulina. Neste percurso, o jogador observa ações terapêuticas incluindo escolhas de alimentos saudáveis. Na avaliação de usabilidade, os adolescentes consideraram satisfatórios os requisitos de jogabilidade, conteúdo e design. Conclusão o teste de usabilidade teve validação positiva e as sugestões contribuíram para melhoria da qualidade das funções e interação, favorecendo o alcance das metas do jogo. Assim, a tecnologia apresenta propriedades para melhorar os cuidados dos adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400374
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000400374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201900052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.4 2019
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268194701312