Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação

Bibliographic Details
Main Author: Tiago Fischer Ferreira
Publication Date: 2012
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Download full: https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-26092012-193845
Summary: O presente estudo foi realizado com o objetivo compreender os fatores críticos inerentes ao sucesso de organizações detentoras de portfólios com baixa agregação de valor ou diferenciação perante a concorrência, na implementação de posicionamentos competitivos distintos daqueles trabalhados pela administração estratégica para empresas de produtos \"commoditizados\", como liderança em custo, por exemplo. Para isso, desenvolveu-se uma revisão da literatura a respeito de administração estratégica, marketing estratégico, gestão em redes de relacionamento e posicionamento competitivo. Mais especificamente focou-se no Modelo Delta, como parâmetros conceituais de verificação dos possíveis fatores que levam as empresas com baixa diferenciação intrínseca de seus produtos a buscarem diferenciação perante a concorrência por meio de serviços, relacionamento/intimidade ou parcerias na rede de relacionamento, adquirindo, com isso, ganhos acima da média. Propõe-se um esquema analítico baseado nos princípios de posicionamento competitivo sugeridos pelo Modelo Delta, como ferramental de análise. O estudo é ainda complementado por uma verificação empírica por meio de um estudo de caso de uma organização química focada no mercado de baixa diferenciação de produtos. Ao final, pretende-se contribuir com o conhecimento e a atuação das organizações, no que tange ao Posicionamento Competitivo e à gestão de redes, propondo uma análise diferenciada de estratégias possíveis em mercados \"commoditizados\".
id USP_5fc41bd459e052bcebf7d710d6e5c8c0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26092012-193845
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação Competitive positioning in networks economies: a delta model aplication in minimal differentiation market 2012-08-01Geraldo Luciano ToledoDanny Pimentel ClaroCláudio Antonio Pinheiro Machado FilhoEdison Fernandes PoloEduardo Eugenio SpersTiago Fischer FerreiraUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Competitive positioning Delta model Marketing estratégico Modelo Delta Network management Posicionamento Strategic administration O presente estudo foi realizado com o objetivo compreender os fatores críticos inerentes ao sucesso de organizações detentoras de portfólios com baixa agregação de valor ou diferenciação perante a concorrência, na implementação de posicionamentos competitivos distintos daqueles trabalhados pela administração estratégica para empresas de produtos \"commoditizados\", como liderança em custo, por exemplo. Para isso, desenvolveu-se uma revisão da literatura a respeito de administração estratégica, marketing estratégico, gestão em redes de relacionamento e posicionamento competitivo. Mais especificamente focou-se no Modelo Delta, como parâmetros conceituais de verificação dos possíveis fatores que levam as empresas com baixa diferenciação intrínseca de seus produtos a buscarem diferenciação perante a concorrência por meio de serviços, relacionamento/intimidade ou parcerias na rede de relacionamento, adquirindo, com isso, ganhos acima da média. Propõe-se um esquema analítico baseado nos princípios de posicionamento competitivo sugeridos pelo Modelo Delta, como ferramental de análise. O estudo é ainda complementado por uma verificação empírica por meio de um estudo de caso de uma organização química focada no mercado de baixa diferenciação de produtos. Ao final, pretende-se contribuir com o conhecimento e a atuação das organizações, no que tange ao Posicionamento Competitivo e à gestão de redes, propondo uma análise diferenciada de estratégias possíveis em mercados \"commoditizados\". The present study was aimed to understand the critical factors inherent to the success of organizations with low added value portfolios or differentiation from the competitors, on the implementation of competitive positioning, distinct than those worked by strategic management for \"commoditized\" product companies, as cost leadership, for instance. For this purpose, a review of the literature was developed on the following subjects: strategic management, strategic marketing, relationship management and competitive positioning. More specifically focused on the Delta Model parameters such as conceptual verification of the possible factors that lead companies with low intrinsic differentiation of their products to seek differentiation from the competition through services, relationship or partnerships, acquiring thereby gains above average. It proposes an analytical framework based on the principles suggested by the competitive positioning of Delta Model, as an analysis tool. The study is complemented by an empirical verification through a case of a chemical organization focused on low differentiation market. At the end, the intention is to contribute to the knowledge and performance of organizations, in regard to competitive positioning and management of networks, offering a differentiated analysis of possible strategies in \"commoditized\" markets. https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-26092012-193845info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:13:58Zoai:teses.usp.br:tde-26092012-193845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:21:18.590194Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Competitive positioning in networks economies: a delta model aplication in minimal differentiation market
title Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
spellingShingle Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
Tiago Fischer Ferreira
title_short Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
title_full Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
title_fullStr Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
title_full_unstemmed Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
title_sort Posicionamento competitivo em economias de redes: uma aplicação do modelo delta em mercados de baixa diferenciação
author Tiago Fischer Ferreira
author_facet Tiago Fischer Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldo Luciano Toledo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Danny Pimentel Claro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Edison Fernandes Polo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eduardo Eugenio Spers
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago Fischer Ferreira
contributor_str_mv Geraldo Luciano Toledo
Danny Pimentel Claro
Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho
Edison Fernandes Polo
Eduardo Eugenio Spers
description O presente estudo foi realizado com o objetivo compreender os fatores críticos inerentes ao sucesso de organizações detentoras de portfólios com baixa agregação de valor ou diferenciação perante a concorrência, na implementação de posicionamentos competitivos distintos daqueles trabalhados pela administração estratégica para empresas de produtos \"commoditizados\", como liderança em custo, por exemplo. Para isso, desenvolveu-se uma revisão da literatura a respeito de administração estratégica, marketing estratégico, gestão em redes de relacionamento e posicionamento competitivo. Mais especificamente focou-se no Modelo Delta, como parâmetros conceituais de verificação dos possíveis fatores que levam as empresas com baixa diferenciação intrínseca de seus produtos a buscarem diferenciação perante a concorrência por meio de serviços, relacionamento/intimidade ou parcerias na rede de relacionamento, adquirindo, com isso, ganhos acima da média. Propõe-se um esquema analítico baseado nos princípios de posicionamento competitivo sugeridos pelo Modelo Delta, como ferramental de análise. O estudo é ainda complementado por uma verificação empírica por meio de um estudo de caso de uma organização química focada no mercado de baixa diferenciação de produtos. Ao final, pretende-se contribuir com o conhecimento e a atuação das organizações, no que tange ao Posicionamento Competitivo e à gestão de redes, propondo uma análise diferenciada de estratégias possíveis em mercados \"commoditizados\".
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-26092012-193845
url https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-26092012-193845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503073001897984