Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista de Letras |
Download full: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451 |
Summary: | O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto. |
id |
UTFPR-10_b85e70b4ce0beec5eba3338618404ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14451 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhosLiteratura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário.Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário. O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Barros Gomes, Mariele FurtadoMendes, Marco Aurélio de Sousa2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1445110.3895/rl.v24n45.14451Revista de Letras; v. 24, n. 44 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n44reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451/9314Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T17:59:17Zoai:periodicos.utfpr:article/14451Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T17:59:17Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos |
title |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos |
spellingShingle |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos de Barros Gomes, Mariele Furtado Literatura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário. Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário. |
title_short |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos |
title_full |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos |
title_fullStr |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos |
title_sort |
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos |
author |
de Barros Gomes, Mariele Furtado |
author_facet |
de Barros Gomes, Mariele Furtado Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Barros Gomes, Mariele Furtado Mendes, Marco Aurélio de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário. Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário. |
topic |
Literatura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário. Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário. |
description |
O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451 10.3895/rl.v24n45.14451 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v24n45.14451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451/9314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 24, n. 44 (2022) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v24n44 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713880978358272 |