Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos

Bibliographic Details
Main Author: de Barros Gomes, Mariele Furtado
Publication Date: 2022
Other Authors: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Format: Article
Language: por
Source: Revista de Letras
Download full: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451
Summary: O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto.  
id UTFPR-10_b85e70b4ce0beec5eba3338618404ffd
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14451
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhosLiteratura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário.Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário. O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Barros Gomes, Mariele FurtadoMendes, Marco Aurélio de Sousa2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1445110.3895/rl.v24n45.14451Revista de Letras; v. 24, n. 44 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n44reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451/9314Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T17:59:17Zoai:periodicos.utfpr:article/14451Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T17:59:17Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
spellingShingle Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
de Barros Gomes, Mariele Furtado
Literatura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário.
Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário.
title_short Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_full Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_fullStr Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_full_unstemmed Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_sort Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
author de Barros Gomes, Mariele Furtado
author_facet de Barros Gomes, Mariele Furtado
Mendes, Marco Aurélio de Sousa
author_role author
author2 Mendes, Marco Aurélio de Sousa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Barros Gomes, Mariele Furtado
Mendes, Marco Aurélio de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário.
Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário.
topic Literatura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário.
Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário.
description O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451
10.3895/rl.v24n45.14451
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451
identifier_str_mv 10.3895/rl.v24n45.14451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451/9314
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 24, n. 44 (2022)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v24n44
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713880978358272