Análise do aumento da razão de compressão de motores ciclo Otto

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Main Author: Leite, Heronildo Souza
Publication Date: 2014
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
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Summary: Pela dificuldade que se encontra atualmente na obtenção de combustíveis e principalmente os utilizados em motores que operam no ciclo Otto, consequentemente tem se a necessidade de obter o melhor rendimento possível desses tipos de motores. Esse trabalho teve o objetivo de analisar o quanto aumentaria o rendimento do motor a ciclo Otto, operando com etanol, gasolina e GNV, analisando motores equipados em alguns veículos nacionais, tanto alimentado com injeção eletrônica de combustível como com carburadores. O trabalho foi realizado numa oficina mecânica independente própria, e os carros foram submetidos há um teste de consumo de combustível antes e depois do trabalho. Foi aumentada a razão de compressão dos motores tanto que operam com gasolina do tipo c, etanol e GNV, a razão de compressão variou de 8,8:1 até 10,6:1 na gasolina de 10:1 até 14,0:1 no etanol e GNV.Os resultados mostraram que com o aumento da razão de compressão diminui significativamente o consumo dos motores, mas os que mais tiveram um melhor rendimento são os que utilizam etanol, e etanol e GNV .Assim conclui se que com o aumento da razão de compressão aumenta o rendimento do motor de combustão interna, provando isso pela diminuição do consumo de combustível.
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spelling 2022-05-03T00:37:54Z2022-05-03T00:37:54Z2014LEITE, Heronildo Souza. Análise do aumento da razão de compressão em motores ciclo Otto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28230Pela dificuldade que se encontra atualmente na obtenção de combustíveis e principalmente os utilizados em motores que operam no ciclo Otto, consequentemente tem se a necessidade de obter o melhor rendimento possível desses tipos de motores. Esse trabalho teve o objetivo de analisar o quanto aumentaria o rendimento do motor a ciclo Otto, operando com etanol, gasolina e GNV, analisando motores equipados em alguns veículos nacionais, tanto alimentado com injeção eletrônica de combustível como com carburadores. O trabalho foi realizado numa oficina mecânica independente própria, e os carros foram submetidos há um teste de consumo de combustível antes e depois do trabalho. Foi aumentada a razão de compressão dos motores tanto que operam com gasolina do tipo c, etanol e GNV, a razão de compressão variou de 8,8:1 até 10,6:1 na gasolina de 10:1 até 14,0:1 no etanol e GNV.Os resultados mostraram que com o aumento da razão de compressão diminui significativamente o consumo dos motores, mas os que mais tiveram um melhor rendimento são os que utilizam etanol, e etanol e GNV .Assim conclui se que com o aumento da razão de compressão aumenta o rendimento do motor de combustão interna, provando isso pela diminuição do consumo de combustível.The difficulty which is currently in obtaining fuel and mainly used in engines operating in the Otto cycle, therefore we need to get the best possible performance of these types of engines. This work aimed to analyze how much increase the yield of motor Otto cycle, operating on ethanol, gasoline and CNG, analyzing engines fitted in some domestic vehicles, both powered with electronic fuel injection and with carburetors. The study was conducted in an independent own machine shop, and the cars were subjected to for a fuel consumption test before and after work. The compression ratio of both engines operating on gasoline type C, CNG and ethanol was increased, the compression ratio varied from 8.8: 1 to 10.6: 1 in the gas 10: 1 to 14.0: 1 in ethanol and GNV.Os results showed that with the increase in compression ratio significantly decreases consumption of engines, but they had more improved performance are those using ethanol and ethanol and CNG .Thus concluded that with increasing compression ratio increases the yield of the internal combustion engine, proving it by reducing fuel consumption.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioEngenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAMotores a gasolinaCombustíveis para motoresMotores de combustão internaInternal combustion engines, Spark ignitionMotor fuelsInternal combustion enginesAnálise do aumento da razão de compressão de motores ciclo Ottoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCornélio ProcópioPinto, José Carlos PereiraPinto, José Carlos PereiraRazuk, Henrique CotaitMoreno, João Roberto SartoriLeite, Heronildo Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28230/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALCP_COEME_2014_2_06.pdfCP_COEME_2014_2_06.pdfapplication/pdf2109713http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28230/1/CP_COEME_2014_2_06.pdfcc141ca4514cd4d27afe4813fcb11e13MD51TEXTCP_COEME_2014_2_06.pdf.txtCP_COEME_2014_2_06.pdf.txtExtracted texttext/plain92819http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28230/3/CP_COEME_2014_2_06.pdf.txtead3a97c30dfd48e4b1ffb13450edab6MD53THUMBNAILCP_COEME_2014_2_06.pdf.jpgCP_COEME_2014_2_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28230/4/CP_COEME_2014_2_06.pdf.jpg717e3d3f4901c77f13b92adf8330a5c8MD541/282302022-05-03 03:09:09.538oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-03T06:09:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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