Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula Rezende, Bruna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo da Silva, Ana Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades discursivas das atividades experimentais investigativas (AEI) presentes nos Livros Didáticos (LDs) de Química do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Para isso, investigamos o nível de abertura de cada roteiro experimental e os tipos de iniciação (perguntas) presentes nas atividades. Para atingir tal objetivo, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e adotamos os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nesta pesquisa, trabalhamos com uma atividade experimental de cada LD, totalizando seis roteiros. Ao analisar os roteiros, verificamos que três possuem como característica investigativa uma situação problema e três apresentam o levantamento de hipóteses. Na classificação dos tipos de investigação (roteiro) das AEI, obtivemos dois tipos de investigação, a saber: semiestruturada e estruturada. Com relação ao nível de abertura, avaliamos os roteiros segundo a categorização proposta por Priestley (1997 apud JIMÉNEZ VALVERDE; LLOBERA JIMÉNEZ; LLITJÓS VIZA, 2006), o qual obtivemos um roteiro com nível 7 de abertura, um com nível 6 e quatro com nível 4. Na análise dos tipos de perguntas presentes nas AEI, identificamos as iniciações de escolha; produto; processo e metaprocesso, sendo que somente uma atividade aborda os quatros tipos de iniciação propostos por Mehan (1979). As questões de escolha e de produto foram definidas como de menor interação verbal e baixa ordem cognitiva. Enquanto as do tipo processo e metaprocesso, por exigirem dos estudantes explicações e raciocínios mais completos, podem ser classificadas por questões que produzem maior interação verbal e alta habilidade cognitiva. Identificamos, também, que os roteiros das atividades experimentais que apresentam maior grau de abertura possibilitam aos docentes maior interação verbal e requer dos discentes alta habilidade cognitiva. Acreditamos que este trabalho pode auxiliar futuros e atuais professores de Química a compreenderem os tipos de AEI presentes nos LDs, como também a forma com que os livros conduzem e exploram essas atividades e o modo com que os docentes planejam e executam práticas experimentais em sala de aula.
id UTFPR-13_22eb421c7f08ae61718b1b65fac49a5d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12961
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativosDiscursive possibilities in experimental activities: a study of investigative roadmapsEducaçãoAtividades Experimentais Investigativas; Tipos de perguntas; Níveis de abertura; Possibilidades discursivasExperimental Investigative Activities; Types of questions; Opening levels; Discursive possibilitiesEste artigo tem como objetivo analisar as possibilidades discursivas das atividades experimentais investigativas (AEI) presentes nos Livros Didáticos (LDs) de Química do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Para isso, investigamos o nível de abertura de cada roteiro experimental e os tipos de iniciação (perguntas) presentes nas atividades. Para atingir tal objetivo, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e adotamos os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nesta pesquisa, trabalhamos com uma atividade experimental de cada LD, totalizando seis roteiros. Ao analisar os roteiros, verificamos que três possuem como característica investigativa uma situação problema e três apresentam o levantamento de hipóteses. Na classificação dos tipos de investigação (roteiro) das AEI, obtivemos dois tipos de investigação, a saber: semiestruturada e estruturada. Com relação ao nível de abertura, avaliamos os roteiros segundo a categorização proposta por Priestley (1997 apud JIMÉNEZ VALVERDE; LLOBERA JIMÉNEZ; LLITJÓS VIZA, 2006), o qual obtivemos um roteiro com nível 7 de abertura, um com nível 6 e quatro com nível 4. Na análise dos tipos de perguntas presentes nas AEI, identificamos as iniciações de escolha; produto; processo e metaprocesso, sendo que somente uma atividade aborda os quatros tipos de iniciação propostos por Mehan (1979). As questões de escolha e de produto foram definidas como de menor interação verbal e baixa ordem cognitiva. Enquanto as do tipo processo e metaprocesso, por exigirem dos estudantes explicações e raciocínios mais completos, podem ser classificadas por questões que produzem maior interação verbal e alta habilidade cognitiva. Identificamos, também, que os roteiros das atividades experimentais que apresentam maior grau de abertura possibilitam aos docentes maior interação verbal e requer dos discentes alta habilidade cognitiva. Acreditamos que este trabalho pode auxiliar futuros e atuais professores de Química a compreenderem os tipos de AEI presentes nos LDs, como também a forma com que os livros conduzem e exploram essas atividades e o modo com que os docentes planejam e executam práticas experimentais em sala de aula.This article aims to analyze the discursive possibilities of investigative experimental activities (IEA) present in Chemistry Textbooks (CTs) of High School, approved by the 2018 PNLD. For this, we investigated the level of openness of each experimental script and the types of initiation (questions) present in the activities. To achieve this goal, we used the qualitative research methodology and adopted the assumptions of content analysis (BARDIN, 2016). In this research, we work with an experimental activity for each CT, totaling six scripts. When analyzing the scripts, we found that three have a problem or problem situation as an investigative characteristic and three present a hypothesis survey. In the classification of the types of research (script) of IEA we obtain two types of research, namely: semi-structured and structured. Regarding the level of openness, the scripts were evaluated according to the categorization proposed by Priestley (1997 apud JIMÉNEZ VALVERDE; LLOBERA JIMÉNEZ; LLITJÓS VIZA, 2006), in which we obtain a script with level 7, one with level 6 and four with level 4. In the analysis of the types of questions present in the IEA, we identified the initiations of choice, product, process and meta-process, with only one activity addressing the four types of initiation proposed by Mehan (1979). The questions of choice and product were defined as less verbal interaction and low cognitive order. Meanwhile, those of the type process and metaprocess, as they require more complete explanations and reasoning from students, can be classified by questions that produce greater verbal interaction and high cognitive ability. We also identified that the scripts of the experimental activities have a greater degree of openness, enabling teachers to have more verbal interaction and requiring high cognitive ability from students. We believe that this work can help future and current Chemistry teachers to understand the types of IEA present in CTs, the way in which the books conduct and explore these activities and the way in which they plan and execute experimental practices in the classroom.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Paula Rezende, BrunaAraújo da Silva, Ana Carolina2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1296110.3895/actio.v6n1.12961ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-23ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-232525-892310.3895/actio.v6n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961/8334https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12961/1897Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:28Zoai:periodicos.utfpr:article/12961Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
Discursive possibilities in experimental activities: a study of investigative roadmaps
title Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
spellingShingle Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
de Paula Rezende, Bruna
Educação
Atividades Experimentais Investigativas; Tipos de perguntas; Níveis de abertura; Possibilidades discursivas
Experimental Investigative Activities; Types of questions; Opening levels; Discursive possibilities
title_short Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
title_full Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
title_fullStr Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
title_full_unstemmed Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
title_sort Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos
author de Paula Rezende, Bruna
author_facet de Paula Rezende, Bruna
Araújo da Silva, Ana Carolina
author_role author
author2 Araújo da Silva, Ana Carolina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula Rezende, Bruna
Araújo da Silva, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Atividades Experimentais Investigativas; Tipos de perguntas; Níveis de abertura; Possibilidades discursivas
Experimental Investigative Activities; Types of questions; Opening levels; Discursive possibilities
topic Educação
Atividades Experimentais Investigativas; Tipos de perguntas; Níveis de abertura; Possibilidades discursivas
Experimental Investigative Activities; Types of questions; Opening levels; Discursive possibilities
description Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades discursivas das atividades experimentais investigativas (AEI) presentes nos Livros Didáticos (LDs) de Química do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Para isso, investigamos o nível de abertura de cada roteiro experimental e os tipos de iniciação (perguntas) presentes nas atividades. Para atingir tal objetivo, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e adotamos os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nesta pesquisa, trabalhamos com uma atividade experimental de cada LD, totalizando seis roteiros. Ao analisar os roteiros, verificamos que três possuem como característica investigativa uma situação problema e três apresentam o levantamento de hipóteses. Na classificação dos tipos de investigação (roteiro) das AEI, obtivemos dois tipos de investigação, a saber: semiestruturada e estruturada. Com relação ao nível de abertura, avaliamos os roteiros segundo a categorização proposta por Priestley (1997 apud JIMÉNEZ VALVERDE; LLOBERA JIMÉNEZ; LLITJÓS VIZA, 2006), o qual obtivemos um roteiro com nível 7 de abertura, um com nível 6 e quatro com nível 4. Na análise dos tipos de perguntas presentes nas AEI, identificamos as iniciações de escolha; produto; processo e metaprocesso, sendo que somente uma atividade aborda os quatros tipos de iniciação propostos por Mehan (1979). As questões de escolha e de produto foram definidas como de menor interação verbal e baixa ordem cognitiva. Enquanto as do tipo processo e metaprocesso, por exigirem dos estudantes explicações e raciocínios mais completos, podem ser classificadas por questões que produzem maior interação verbal e alta habilidade cognitiva. Identificamos, também, que os roteiros das atividades experimentais que apresentam maior grau de abertura possibilitam aos docentes maior interação verbal e requer dos discentes alta habilidade cognitiva. Acreditamos que este trabalho pode auxiliar futuros e atuais professores de Química a compreenderem os tipos de AEI presentes nos LDs, como também a forma com que os livros conduzem e exploram essas atividades e o modo com que os docentes planejam e executam práticas experimentais em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961
10.3895/actio.v6n1.12961
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n1.12961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12961/8334
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12961/1897
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-23
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-23
2525-8923
10.3895/actio.v6n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985017978880