Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Wilians Roberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Selingardi, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755
Resumo: O presente trabalho pretende analisar e refletir sobre as perspectivas de atuação docente do professor de Física. O objetivo principal é verificar a partir das narrativas presentes nos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I, as expectativas dos futuros professores de Física em relação à atuação docente. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho responder a seguinte questão: Que indícios podem ser extraídos da experiência do primeiro estágio supervisionado de futuros professores de Física em relação às perspectivas de exercício da docência? A metodologia de desenvolvimento desse estudo será composta pela análise documental dos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I. Espera-se com o presente trabalho poder contribuir para as reflexões acerca do estágio, para as discussões que envolvem a relação formação docente, bem como para o crescimento profissional do futuro professor.
id UTFPR-13_e876761b68c78567aeb75f3bf2591212
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6755
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionadoEnsino Aprendizagem/Métodos e técnicas de ensinoFormação de Professores; Estágio supervisionado; Profissão docente.O presente trabalho pretende analisar e refletir sobre as perspectivas de atuação docente do professor de Física. O objetivo principal é verificar a partir das narrativas presentes nos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I, as expectativas dos futuros professores de Física em relação à atuação docente. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho responder a seguinte questão: Que indícios podem ser extraídos da experiência do primeiro estágio supervisionado de futuros professores de Física em relação às perspectivas de exercício da docência? A metodologia de desenvolvimento desse estudo será composta pela análise documental dos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I. Espera-se com o presente trabalho poder contribuir para as reflexões acerca do estágio, para as discussões que envolvem a relação formação docente, bem como para o crescimento profissional do futuro professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gonçalves, Wilians RobertoSelingardi, Gabriela2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/675510.3895/actio.v2n1.6755ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 204-224ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 204-2242525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755/4339Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:22Zoai:periodicos.utfpr:article/6755Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:22Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
title Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
spellingShingle Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
Gonçalves, Wilians Roberto
Ensino Aprendizagem/Métodos e técnicas de ensino
Formação de Professores; Estágio supervisionado; Profissão docente.
title_short Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
title_full Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
title_fullStr Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
title_full_unstemmed Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
title_sort Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
author Gonçalves, Wilians Roberto
author_facet Gonçalves, Wilians Roberto
Selingardi, Gabriela
author_role author
author2 Selingardi, Gabriela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Wilians Roberto
Selingardi, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Aprendizagem/Métodos e técnicas de ensino
Formação de Professores; Estágio supervisionado; Profissão docente.
topic Ensino Aprendizagem/Métodos e técnicas de ensino
Formação de Professores; Estágio supervisionado; Profissão docente.
description O presente trabalho pretende analisar e refletir sobre as perspectivas de atuação docente do professor de Física. O objetivo principal é verificar a partir das narrativas presentes nos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I, as expectativas dos futuros professores de Física em relação à atuação docente. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho responder a seguinte questão: Que indícios podem ser extraídos da experiência do primeiro estágio supervisionado de futuros professores de Física em relação às perspectivas de exercício da docência? A metodologia de desenvolvimento desse estudo será composta pela análise documental dos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I. Espera-se com o presente trabalho poder contribuir para as reflexões acerca do estágio, para as discussões que envolvem a relação formação docente, bem como para o crescimento profissional do futuro professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755
10.3895/actio.v2n1.6755
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755/4339
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 204-224
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 204-224
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985609375744