Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755 |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar e refletir sobre as perspectivas de atuação docente do professor de Física. O objetivo principal é verificar a partir das narrativas presentes nos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I, as expectativas dos futuros professores de Física em relação à atuação docente. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho responder a seguinte questão: Que indícios podem ser extraídos da experiência do primeiro estágio supervisionado de futuros professores de Física em relação às perspectivas de exercício da docência? A metodologia de desenvolvimento desse estudo será composta pela análise documental dos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I. Espera-se com o presente trabalho poder contribuir para as reflexões acerca do estágio, para as discussões que envolvem a relação formação docente, bem como para o crescimento profissional do futuro professor. |
id |
UTFPR-13_e876761b68c78567aeb75f3bf2591212 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6755 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionadoEnsino Aprendizagem/Métodos e técnicas de ensinoFormação de Professores; Estágio supervisionado; Profissão docente.O presente trabalho pretende analisar e refletir sobre as perspectivas de atuação docente do professor de Física. O objetivo principal é verificar a partir das narrativas presentes nos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I, as expectativas dos futuros professores de Física em relação à atuação docente. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho responder a seguinte questão: Que indícios podem ser extraídos da experiência do primeiro estágio supervisionado de futuros professores de Física em relação às perspectivas de exercício da docência? A metodologia de desenvolvimento desse estudo será composta pela análise documental dos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I. Espera-se com o presente trabalho poder contribuir para as reflexões acerca do estágio, para as discussões que envolvem a relação formação docente, bem como para o crescimento profissional do futuro professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gonçalves, Wilians RobertoSelingardi, Gabriela2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/675510.3895/actio.v2n1.6755ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 204-224ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 204-2242525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755/4339Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:22Zoai:periodicos.utfpr:article/6755Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:22Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado |
title |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado |
spellingShingle |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado Gonçalves, Wilians Roberto Ensino Aprendizagem/Métodos e técnicas de ensino Formação de Professores; Estágio supervisionado; Profissão docente. |
title_short |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado |
title_full |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado |
title_fullStr |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado |
title_sort |
Perspectiva(s) do futuro professor de física em relação à docência a partir da experiência do estágio supervisionado |
author |
Gonçalves, Wilians Roberto |
author_facet |
Gonçalves, Wilians Roberto Selingardi, Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Selingardi, Gabriela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Wilians Roberto Selingardi, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem/Métodos e técnicas de ensino Formação de Professores; Estágio supervisionado; Profissão docente. |
topic |
Ensino Aprendizagem/Métodos e técnicas de ensino Formação de Professores; Estágio supervisionado; Profissão docente. |
description |
O presente trabalho pretende analisar e refletir sobre as perspectivas de atuação docente do professor de Física. O objetivo principal é verificar a partir das narrativas presentes nos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I, as expectativas dos futuros professores de Física em relação à atuação docente. Nesse sentido, pretende-se com este trabalho responder a seguinte questão: Que indícios podem ser extraídos da experiência do primeiro estágio supervisionado de futuros professores de Física em relação às perspectivas de exercício da docência? A metodologia de desenvolvimento desse estudo será composta pela análise documental dos relatórios finais da disciplina de Estágio Supervisionado I. Espera-se com o presente trabalho poder contribuir para as reflexões acerca do estágio, para as discussões que envolvem a relação formação docente, bem como para o crescimento profissional do futuro professor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755 10.3895/actio.v2n1.6755 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6755/4339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 204-224 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 204-224 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985609375744 |