CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER

Bibliographic Details
Main Author: Magrini Martins, Giordano Brunno
Publication Date: 2016
Other Authors: Demo, Gisela
Format: Article
Language: por
Source: Revista Gestão Industrial
Download full: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5218
Summary: A competitividade no setor supermercadista é notória, sendo peremptório a busca de estratégias empresariais para se diferenciar no mercado. Uma das estratégias adotadas está pautada no desenvolvimento de relacionamento entre supermercados e cliente, por meio do marketing de relacionamento ou CRM (Customer Relationship Management). As recentes revisões da literatura sobre CRM deixam claro a importância do tema e apresenta um campo fértil para o desenvolvimento de instrumentos de gestão de relacionamento com clientes de supermercados. Portanto, o objetivo geral é desenvolver e validar um instrumento científico para avaliar a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com os supermercados, com propósito de criar um diagnóstico para os gestores do setor supermercadista estabelecerem relacionamentos duradouros com seus clientes, tendo em vista que os resultados apresentam que os clientes têm percebido poucas iniciativas de CRM no setor. O estudo é multimétodo, e os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial temática, e análise fatorial exploratória e confirmatória, por meio da modelagem por equações estruturais. A escala apresentou três fatores de primeira ordem e um fator de segunda ordem, apresentando validade interna, de conteúdo e confiabilidade.
id UTFPR-5_a8c06b98435e4be5d6e8afc87098544b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5218
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPERAdministração; Marketing; Marketing de RelacionamentoGestão do Relacionamento com Cliente (CRM); Supermercados; Validação Exploratória e Confirmatória da Escala.A competitividade no setor supermercadista é notória, sendo peremptório a busca de estratégias empresariais para se diferenciar no mercado. Uma das estratégias adotadas está pautada no desenvolvimento de relacionamento entre supermercados e cliente, por meio do marketing de relacionamento ou CRM (Customer Relationship Management). As recentes revisões da literatura sobre CRM deixam claro a importância do tema e apresenta um campo fértil para o desenvolvimento de instrumentos de gestão de relacionamento com clientes de supermercados. Portanto, o objetivo geral é desenvolver e validar um instrumento científico para avaliar a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com os supermercados, com propósito de criar um diagnóstico para os gestores do setor supermercadista estabelecerem relacionamentos duradouros com seus clientes, tendo em vista que os resultados apresentam que os clientes têm percebido poucas iniciativas de CRM no setor. O estudo é multimétodo, e os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial temática, e análise fatorial exploratória e confirmatória, por meio da modelagem por equações estruturais. A escala apresentou três fatores de primeira ordem e um fator de segunda ordem, apresentando validade interna, de conteúdo e confiabilidade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Magrini Martins, Giordano BrunnoDemo, Gisela2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/521810.3895/gi.v12n4.5218Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 4 (2016)1808-044810.3895/gi.v12n4reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5218/3523Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-03T19:56:21Zoai:periodicos.utfpr:article/5218Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2017-04-03T19:56:21Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER
title CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER
spellingShingle CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER
Magrini Martins, Giordano Brunno
Administração; Marketing; Marketing de Relacionamento
Gestão do Relacionamento com Cliente (CRM); Supermercados; Validação Exploratória e Confirmatória da Escala.
title_short CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER
title_full CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER
title_fullStr CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER
title_full_unstemmed CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER
title_sort CLIENTES FIÉIS, SUPERMERCADOS MAIS RENTÁVEIS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DE SUPERMERCADOS – ERC SUPER
author Magrini Martins, Giordano Brunno
author_facet Magrini Martins, Giordano Brunno
Demo, Gisela
author_role author
author2 Demo, Gisela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Magrini Martins, Giordano Brunno
Demo, Gisela
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Marketing; Marketing de Relacionamento
Gestão do Relacionamento com Cliente (CRM); Supermercados; Validação Exploratória e Confirmatória da Escala.
topic Administração; Marketing; Marketing de Relacionamento
Gestão do Relacionamento com Cliente (CRM); Supermercados; Validação Exploratória e Confirmatória da Escala.
description A competitividade no setor supermercadista é notória, sendo peremptório a busca de estratégias empresariais para se diferenciar no mercado. Uma das estratégias adotadas está pautada no desenvolvimento de relacionamento entre supermercados e cliente, por meio do marketing de relacionamento ou CRM (Customer Relationship Management). As recentes revisões da literatura sobre CRM deixam claro a importância do tema e apresenta um campo fértil para o desenvolvimento de instrumentos de gestão de relacionamento com clientes de supermercados. Portanto, o objetivo geral é desenvolver e validar um instrumento científico para avaliar a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com os supermercados, com propósito de criar um diagnóstico para os gestores do setor supermercadista estabelecerem relacionamentos duradouros com seus clientes, tendo em vista que os resultados apresentam que os clientes têm percebido poucas iniciativas de CRM no setor. O estudo é multimétodo, e os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial temática, e análise fatorial exploratória e confirmatória, por meio da modelagem por equações estruturais. A escala apresentou três fatores de primeira ordem e um fator de segunda ordem, apresentando validade interna, de conteúdo e confiabilidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5218
10.3895/gi.v12n4.5218
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5218
identifier_str_mv 10.3895/gi.v12n4.5218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5218/3523
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 4 (2016)
1808-0448
10.3895/gi.v12n4
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1787714458486833152