Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: München, Sinara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant, Adaime, Martha Bohrer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3671
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a compreensão de licenciandos em química acerca das interações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 28 acadêmicos de uma universidade pública da região centro-oeste do país. Os resultados, vindos de uma adaptação do questionário VOSTS (Views of Science Technology and Society), foram analisados a partir de três categorias, denominadas Simplista, Plausível e Realista, que indicam desde visões ingênuas até compreensões mais adequadas das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os resultados encontrados apontam que, embora os licenciandos conhecessem a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino, a partir do VOSTS encontrou-se uma diversidade de respostas, fragmentadas entre as três categorias, dentre as quais a categoria Plausível, que apresenta visões parcialmente adequadas das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, aparece de forma mais acentuada.
id UTFPR-7_87790d2516f2545d9631a038cc68c3a0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3671
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.CTS; Ensino de Química.O objetivo deste trabalho foi investigar a compreensão de licenciandos em química acerca das interações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 28 acadêmicos de uma universidade pública da região centro-oeste do país. Os resultados, vindos de uma adaptação do questionário VOSTS (Views of Science Technology and Society), foram analisados a partir de três categorias, denominadas Simplista, Plausível e Realista, que indicam desde visões ingênuas até compreensões mais adequadas das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os resultados encontrados apontam que, embora os licenciandos conhecessem a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino, a partir do VOSTS encontrou-se uma diversidade de respostas, fragmentadas entre as três categorias, dentre as quais a categoria Plausível, que apresenta visões parcialmente adequadas das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, aparece de forma mais acentuada.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)München, Sinarade Tolentino Neto, Luiz Caldeira BrantAdaime, Martha Bohrer2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/367110.3895/rbect.v10n2.3671Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3671/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/3671Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
title Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
spellingShingle Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
München, Sinara
CTS; Ensino de Química.
title_short Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
title_full Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
title_fullStr Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
title_full_unstemmed Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
title_sort Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
author München, Sinara
author_facet München, Sinara
de Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant
Adaime, Martha Bohrer
author_role author
author2 de Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant
Adaime, Martha Bohrer
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv München, Sinara
de Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant
Adaime, Martha Bohrer
dc.subject.por.fl_str_mv CTS; Ensino de Química.
topic CTS; Ensino de Química.
description O objetivo deste trabalho foi investigar a compreensão de licenciandos em química acerca das interações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 28 acadêmicos de uma universidade pública da região centro-oeste do país. Os resultados, vindos de uma adaptação do questionário VOSTS (Views of Science Technology and Society), foram analisados a partir de três categorias, denominadas Simplista, Plausível e Realista, que indicam desde visões ingênuas até compreensões mais adequadas das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os resultados encontrados apontam que, embora os licenciandos conhecessem a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino, a partir do VOSTS encontrou-se uma diversidade de respostas, fragmentadas entre as três categorias, dentre as quais a categoria Plausível, que apresenta visões parcialmente adequadas das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, aparece de forma mais acentuada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3671
10.3895/rbect.v10n2.3671
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3671
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.3671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3671/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870492598272