A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2378 |
Resumo: | A demanda por uma educação permeada pela ciência, tecnologia e sociedade (CTS) tem se destacado nas produções científicas dos pesquisadores de pós-graduação no Brasil. Nesse universo,oPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM)do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)temse destacadono tocante à formação de professores. A partir disso, notou-se, nos últimos tempos, o fortalecimentode suas pesquisasacerca da perspectiva CTSnodomínio epistemológico voltado ao ensino de Química. Sendo esse, um fator que reverberou, nos autores desta pesquisa,certas inquietações, tais como: quais os estudos produzidos sobre o ensino de Química em CTS deste programa de pós-graduação? Quais suas contribuições para a formação dos professores de Química? É possível compilar essas óticas de pesquisa consoante suas singularidades destacadas? Como a disciplina de Química em CTS está sendo evidenciada nesses trabalhos? Desse modo, compete a este estudoanalisar a produção acadêmica do PGECM acerca do ensino de Química na perspectiva CTS e sua influência para com a formação de professores entre os anos de 2015 e 2021. Para isso, efetuou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL)de abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva.Em síntese, constatou-se que o quadro de formação docente nesses trabalhos situoua disciplina de Química em três classes investigativas:(i) instrumento coesivo do saber químico e das problemáticas globais envolvendo o meio ambiente, (ii) mecanismo contextualizador de situações enfrentadas pela sociedade e (iii) universo de estudos propicio para tratar das questões sociocientíficas. |
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A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁEnsinoCTS; Ensino de Química; Formação de Professores; PGECMA demanda por uma educação permeada pela ciência, tecnologia e sociedade (CTS) tem se destacado nas produções científicas dos pesquisadores de pós-graduação no Brasil. Nesse universo,oPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM)do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)temse destacadono tocante à formação de professores. A partir disso, notou-se, nos últimos tempos, o fortalecimentode suas pesquisasacerca da perspectiva CTSnodomínio epistemológico voltado ao ensino de Química. Sendo esse, um fator que reverberou, nos autores desta pesquisa,certas inquietações, tais como: quais os estudos produzidos sobre o ensino de Química em CTS deste programa de pós-graduação? Quais suas contribuições para a formação dos professores de Química? É possível compilar essas óticas de pesquisa consoante suas singularidades destacadas? Como a disciplina de Química em CTS está sendo evidenciada nesses trabalhos? Desse modo, compete a este estudoanalisar a produção acadêmica do PGECM acerca do ensino de Química na perspectiva CTS e sua influência para com a formação de professores entre os anos de 2015 e 2021. Para isso, efetuou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL)de abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva.Em síntese, constatou-se que o quadro de formação docente nesses trabalhos situoua disciplina de Química em três classes investigativas:(i) instrumento coesivo do saber químico e das problemáticas globais envolvendo o meio ambiente, (ii) mecanismo contextualizador de situações enfrentadas pela sociedade e (iii) universo de estudos propicio para tratar das questões sociocientíficas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Pereira, João Guilherme NunesSampaio, Caroline de Goes2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Sistemática da Literatura (RSL)application/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/237810.21439/conexoes.v17i0.2378Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e0220022176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2378/1631Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-13T14:18:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2378Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2023-06-13T14:18:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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