A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Guilherme Nunes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sampaio, Caroline de Goes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2378
Resumo: A demanda por uma educação permeada pela ciência, tecnologia e sociedade (CTS) tem se destacado nas produções científicas dos pesquisadores de pós-graduação no Brasil. Nesse universo,oPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM)do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)temse destacadono tocante à formação de professores. A partir disso, notou-se, nos últimos tempos, o fortalecimentode suas pesquisasacerca da perspectiva CTSnodomínio epistemológico voltado ao ensino de Química. Sendo esse, um fator que reverberou, nos autores desta pesquisa,certas inquietações, tais como: quais os estudos produzidos sobre o ensino de Química em CTS deste programa de pós-graduação? Quais suas contribuições para a formação dos professores de Química? É possível compilar essas óticas de pesquisa consoante suas singularidades destacadas? Como a disciplina de Química em CTS está sendo evidenciada nesses trabalhos? Desse modo, compete a este estudoanalisar a produção acadêmica do PGECM acerca do ensino de Química na perspectiva CTS e sua influência para com a formação de professores entre os anos de 2015 e 2021. Para isso, efetuou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL)de abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva.Em síntese, constatou-se que o quadro de formação docente nesses trabalhos situoua disciplina de Química em três classes investigativas:(i) instrumento coesivo do saber químico e das problemáticas globais envolvendo o meio ambiente, (ii) mecanismo contextualizador de situações enfrentadas pela sociedade e (iii) universo de estudos propicio para tratar das questões sociocientíficas.
id IFCE-1_199f727e0ec73692b6986121f8a9b301
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2378
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁEnsinoCTS; Ensino de Química; Formação de Professores; PGECMA demanda por uma educação permeada pela ciência, tecnologia e sociedade (CTS) tem se destacado nas produções científicas dos pesquisadores de pós-graduação no Brasil. Nesse universo,oPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM)do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)temse destacadono tocante à formação de professores. A partir disso, notou-se, nos últimos tempos, o fortalecimentode suas pesquisasacerca da perspectiva CTSnodomínio epistemológico voltado ao ensino de Química. Sendo esse, um fator que reverberou, nos autores desta pesquisa,certas inquietações, tais como: quais os estudos produzidos sobre o ensino de Química em CTS deste programa de pós-graduação? Quais suas contribuições para a formação dos professores de Química? É possível compilar essas óticas de pesquisa consoante suas singularidades destacadas? Como a disciplina de Química em CTS está sendo evidenciada nesses trabalhos? Desse modo, compete a este estudoanalisar a produção acadêmica do PGECM acerca do ensino de Química na perspectiva CTS e sua influência para com a formação de professores entre os anos de 2015 e 2021. Para isso, efetuou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL)de abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva.Em síntese, constatou-se que o quadro de formação docente nesses trabalhos situoua disciplina de Química em três classes investigativas:(i) instrumento coesivo do saber químico e das problemáticas globais envolvendo o meio ambiente, (ii) mecanismo contextualizador de situações enfrentadas pela sociedade e (iii) universo de estudos propicio para tratar das questões sociocientíficas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Pereira, João Guilherme NunesSampaio, Caroline de Goes2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Sistemática da Literatura (RSL)application/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/237810.21439/conexoes.v17i0.2378Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e0220022176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2378/1631Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-13T14:18:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2378Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2023-06-13T14:18:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
title A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
spellingShingle A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Pereira, João Guilherme Nunes
Ensino
CTS; Ensino de Química; Formação de Professores; PGECM
title_short A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
title_full A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
title_fullStr A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
title_full_unstemmed A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
title_sort A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
author Pereira, João Guilherme Nunes
author_facet Pereira, João Guilherme Nunes
Sampaio, Caroline de Goes
author_role author
author2 Sampaio, Caroline de Goes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Guilherme Nunes
Sampaio, Caroline de Goes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
CTS; Ensino de Química; Formação de Professores; PGECM
topic Ensino
CTS; Ensino de Química; Formação de Professores; PGECM
description A demanda por uma educação permeada pela ciência, tecnologia e sociedade (CTS) tem se destacado nas produções científicas dos pesquisadores de pós-graduação no Brasil. Nesse universo,oPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM)do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)temse destacadono tocante à formação de professores. A partir disso, notou-se, nos últimos tempos, o fortalecimentode suas pesquisasacerca da perspectiva CTSnodomínio epistemológico voltado ao ensino de Química. Sendo esse, um fator que reverberou, nos autores desta pesquisa,certas inquietações, tais como: quais os estudos produzidos sobre o ensino de Química em CTS deste programa de pós-graduação? Quais suas contribuições para a formação dos professores de Química? É possível compilar essas óticas de pesquisa consoante suas singularidades destacadas? Como a disciplina de Química em CTS está sendo evidenciada nesses trabalhos? Desse modo, compete a este estudoanalisar a produção acadêmica do PGECM acerca do ensino de Química na perspectiva CTS e sua influência para com a formação de professores entre os anos de 2015 e 2021. Para isso, efetuou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL)de abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva.Em síntese, constatou-se que o quadro de formação docente nesses trabalhos situoua disciplina de Química em três classes investigativas:(i) instrumento coesivo do saber químico e das problemáticas globais envolvendo o meio ambiente, (ii) mecanismo contextualizador de situações enfrentadas pela sociedade e (iii) universo de estudos propicio para tratar das questões sociocientíficas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Sistemática da Literatura (RSL)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2378
10.21439/conexoes.v17i0.2378
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2378
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2378/1631
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022002
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1775029548823347200