A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zani, Liliane Baldan
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paiva, Claudia Lougon, Duarte, Ian Drumond, Jonis-Silva, Mirian do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo observar aulas de biologia com enfoque CTS utilizando a técnica da controvérsia controlada, buscando verificar se os alunos obtiveram maior senso crítico a respeito do tema controverso proposto. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e a observação in loco da técnica da controvérsia controlada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública. A pesquisa de campo revelou que a maioria dos alunos alcançou uma percepção mais crítica no âmbito social, econômico e científico da temática após as atividades. As análises decorrentes dos resultados do trabalho apontam para a necessidade de abordagens didáticas inovadoras, que deem conta da complexidade do atual momento histórico, em que o desenvolvimento científico e tecnológico está cada vez mais presente na sociedade.
id UTFPR-7_b1577f9a1aa656294c3bc7129dd4deda
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1008
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologiaO presente trabalho teve por objetivo observar aulas de biologia com enfoque CTS utilizando a técnica da controvérsia controlada, buscando verificar se os alunos obtiveram maior senso crítico a respeito do tema controverso proposto. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e a observação in loco da técnica da controvérsia controlada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública. A pesquisa de campo revelou que a maioria dos alunos alcançou uma percepção mais crítica no âmbito social, econômico e científico da temática após as atividades. As análises decorrentes dos resultados do trabalho apontam para a necessidade de abordagens didáticas inovadoras, que deem conta da complexidade do atual momento histórico, em que o desenvolvimento científico e tecnológico está cada vez mais presente na sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zani, Liliane BaldanPaiva, Claudia LougonDuarte, Ian DrumondJonis-Silva, Mirian do Amaral2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/100810.3895/S1982-873X2013000200004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008/1052Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:43Zoai:periodicos.utfpr:article/1008Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:43Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
title A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
spellingShingle A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
Zani, Liliane Baldan
title_short A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
title_full A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
title_fullStr A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
title_full_unstemmed A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
title_sort A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
author Zani, Liliane Baldan
author_facet Zani, Liliane Baldan
Paiva, Claudia Lougon
Duarte, Ian Drumond
Jonis-Silva, Mirian do Amaral
author_role author
author2 Paiva, Claudia Lougon
Duarte, Ian Drumond
Jonis-Silva, Mirian do Amaral
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zani, Liliane Baldan
Paiva, Claudia Lougon
Duarte, Ian Drumond
Jonis-Silva, Mirian do Amaral
description O presente trabalho teve por objetivo observar aulas de biologia com enfoque CTS utilizando a técnica da controvérsia controlada, buscando verificar se os alunos obtiveram maior senso crítico a respeito do tema controverso proposto. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e a observação in loco da técnica da controvérsia controlada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública. A pesquisa de campo revelou que a maioria dos alunos alcançou uma percepção mais crítica no âmbito social, econômico e científico da temática após as atividades. As análises decorrentes dos resultados do trabalho apontam para a necessidade de abordagens didáticas inovadoras, que deem conta da complexidade do atual momento histórico, em que o desenvolvimento científico e tecnológico está cada vez mais presente na sociedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008
10.3895/S1982-873X2013000200004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008/1052
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872078045184