O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180 |
Resumo: | Neste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal. |
id |
UFSC-23_e3af86fd952af9f934e685c9fe8f34a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38180 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTSNeste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal. Universidade Federal de Santa Catarina2014-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 103-1261982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180/29109Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Oliveira, Adriana MarquesRecena, Marina Celina Piazza2019-04-11T15:31:12Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38180Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:31:12Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS |
title |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS |
spellingShingle |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS De Oliveira, Adriana Marques |
title_short |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS |
title_full |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS |
title_fullStr |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS |
title_sort |
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS |
author |
De Oliveira, Adriana Marques |
author_facet |
De Oliveira, Adriana Marques Recena, Marina Celina Piazza |
author_role |
author |
author2 |
Recena, Marina Celina Piazza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Oliveira, Adriana Marques Recena, Marina Celina Piazza |
description |
Neste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180/29109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 103-126 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754639239049379840 |