O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Oliveira, Adriana Marques
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Recena, Marina Celina Piazza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180
Resumo: Neste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal. 
id UFSC-23_e3af86fd952af9f934e685c9fe8f34a6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38180
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTSNeste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal. Universidade Federal de Santa Catarina2014-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 103-1261982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180/29109Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Oliveira, Adriana MarquesRecena, Marina Celina Piazza2019-04-11T15:31:12Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38180Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:31:12Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
title O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
spellingShingle O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
De Oliveira, Adriana Marques
title_short O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
title_full O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
title_fullStr O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
title_full_unstemmed O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
title_sort O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
author De Oliveira, Adriana Marques
author_facet De Oliveira, Adriana Marques
Recena, Marina Celina Piazza
author_role author
author2 Recena, Marina Celina Piazza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Oliveira, Adriana Marques
Recena, Marina Celina Piazza
description Neste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38180/29109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 1 (2014); 103-126
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754639239049379840