A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Edivaldo Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sehn, Elizandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4855
Resumo: O processo de implementação da Lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente artigo propõe analisar como é trabalhada a temática no projeto PPP e na PPC de História das escolas municipais de Umuarama especificamente à questão Indígena. A metodologia constitui-se de pesquisa documental, na análise documental do PPP e PPC para ensino de História do 4º e 5º ano relativo ao 2º ciclo do ensino fundamental. Após a leitura e análise dos documentos, a saber: apresentação do PPP; abordagem dos conteúdos da PPC; objetivos; metodologia e avaliação; Após realizar a análise verificou-se além de poucas contribuições no que diz respeito à Lei 11.645/08 especificamente ao Ensino da História e Cultura Indígena abrangendo a Educação das Relações Étnico-Raciais com vistas a combater o preconceito racial, a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças, também se constataram a padronização e semelhança entre as escolas de seu PPC.          
id UTFPR-8_2a16da34a1a77e42c2478fb75659b678
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4855
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama7.08.00.00-6Lei 11.645/08; Projeto político pedagógico; Multiculturalismo; diversidade.O processo de implementação da Lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente artigo propõe analisar como é trabalhada a temática no projeto PPP e na PPC de História das escolas municipais de Umuarama especificamente à questão Indígena. A metodologia constitui-se de pesquisa documental, na análise documental do PPP e PPC para ensino de História do 4º e 5º ano relativo ao 2º ciclo do ensino fundamental. Após a leitura e análise dos documentos, a saber: apresentação do PPP; abordagem dos conteúdos da PPC; objetivos; metodologia e avaliação; Após realizar a análise verificou-se além de poucas contribuições no que diz respeito à Lei 11.645/08 especificamente ao Ensino da História e Cultura Indígena abrangendo a Educação das Relações Étnico-Raciais com vistas a combater o preconceito racial, a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças, também se constataram a padronização e semelhança entre as escolas de seu PPC.          Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Siqueira, Edivaldo AlvesSehn, Elizandra2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/485510.3895/recit.v8.n17.4855Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4855/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:04Zoai:periodicos.utfpr:article/4855Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:04Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
title A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
spellingShingle A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
Siqueira, Edivaldo Alves
7.08.00.00-6
Lei 11.645/08; Projeto político pedagógico; Multiculturalismo; diversidade.
title_short A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
title_full A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
title_fullStr A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
title_full_unstemmed A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
title_sort A lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
author Siqueira, Edivaldo Alves
author_facet Siqueira, Edivaldo Alves
Sehn, Elizandra
author_role author
author2 Sehn, Elizandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Edivaldo Alves
Sehn, Elizandra
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6
Lei 11.645/08; Projeto político pedagógico; Multiculturalismo; diversidade.
topic 7.08.00.00-6
Lei 11.645/08; Projeto político pedagógico; Multiculturalismo; diversidade.
description O processo de implementação da Lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente artigo propõe analisar como é trabalhada a temática no projeto PPP e na PPC de História das escolas municipais de Umuarama especificamente à questão Indígena. A metodologia constitui-se de pesquisa documental, na análise documental do PPP e PPC para ensino de História do 4º e 5º ano relativo ao 2º ciclo do ensino fundamental. Após a leitura e análise dos documentos, a saber: apresentação do PPP; abordagem dos conteúdos da PPC; objetivos; metodologia e avaliação; Após realizar a análise verificou-se além de poucas contribuições no que diz respeito à Lei 11.645/08 especificamente ao Ensino da História e Cultura Indígena abrangendo a Educação das Relações Étnico-Raciais com vistas a combater o preconceito racial, a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças, também se constataram a padronização e semelhança entre as escolas de seu PPC.          
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4855
10.3895/recit.v8.n17.4855
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4855
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n17.4855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4855/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n17
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237568290193408