Relação entre o tempo gasto com diversas tecnologias e a composição corporal de escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordova, Michele
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mascarenhas, Luis Paulo Gomes, Ribas Jr, Miguel Altamir, Lima, Valderi Abreu de, Grzelczak, Marcos Tadeu, Souza, William Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Qualidade de Vida
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3949
Resumo: OBJETIVO: Relacionar o tempo gasto com diversas tecnologias e a composição corporal de escolares.MÉTODOS: A amostra foi constituída por 58 escolares (28 meninos e 30 meninas) de 10 a 14 anos de idade, do município de São Bento do Sul/SC. Os alunos responderam a um questionário autoavaliativo elaborado pelos autores com três questões, onde deveriam descrever o tempo em horas que permanecem em frente à televisão/videogame, computadores e celular. Para avaliação do estado nutricional foi coletada a massa corporal e a estatura e calculado o índice de massa corporal (IMC). Coletaram-se as dobras cutâneas do tríceps e subescapular para avaliar o percentual de gordura (%G), para isso foi utilizado o protocolo de Lohman (1986). A normalidade dos dados foi obtida através do teste de Kolmogorov Smirnov. Após, realizou-se a estatística descritiva e o fator de correlação de Pearson (r) foi utilizado para verificar as relações entre o tempo gasto com diversas tecnologias, IMC e o %G. Para comparar as classificações obtidas entre o tempo gasto com diversas tecnologias, IMC e o %G foi realizado o teste do Qui-quadrado. Foi adotado um nível de significância de p<0,05.RESULTADOS: Verificou relação fraca e não significante entre o tempo total em eletrônicos e o IMC (r= 0,15; p= 0,243). O mesmo acorreu entre o tempo total em eletrônicos e o %G (r= 0,22; p= 0,091).CONCLUSÕES: O tempo gasto com diversas tecnologias não apresenta relação com a composição corporal de escolares de 10 a 14 anos.
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spelling Relação entre o tempo gasto com diversas tecnologias e a composição corporal de escolaresRelationship between time spent on various technologies and body composition of schoolTecnologias. Composição Corporal. Escolares.OBJETIVO: Relacionar o tempo gasto com diversas tecnologias e a composição corporal de escolares.MÉTODOS: A amostra foi constituída por 58 escolares (28 meninos e 30 meninas) de 10 a 14 anos de idade, do município de São Bento do Sul/SC. Os alunos responderam a um questionário autoavaliativo elaborado pelos autores com três questões, onde deveriam descrever o tempo em horas que permanecem em frente à televisão/videogame, computadores e celular. Para avaliação do estado nutricional foi coletada a massa corporal e a estatura e calculado o índice de massa corporal (IMC). Coletaram-se as dobras cutâneas do tríceps e subescapular para avaliar o percentual de gordura (%G), para isso foi utilizado o protocolo de Lohman (1986). A normalidade dos dados foi obtida através do teste de Kolmogorov Smirnov. Após, realizou-se a estatística descritiva e o fator de correlação de Pearson (r) foi utilizado para verificar as relações entre o tempo gasto com diversas tecnologias, IMC e o %G. Para comparar as classificações obtidas entre o tempo gasto com diversas tecnologias, IMC e o %G foi realizado o teste do Qui-quadrado. Foi adotado um nível de significância de p<0,05.RESULTADOS: Verificou relação fraca e não significante entre o tempo total em eletrônicos e o IMC (r= 0,15; p= 0,243). O mesmo acorreu entre o tempo total em eletrônicos e o %G (r= 0,22; p= 0,091).CONCLUSÕES: O tempo gasto com diversas tecnologias não apresenta relação com a composição corporal de escolares de 10 a 14 anos.OBJECTIVE: Relate the time spent on various technologies and body composition of children.METHODS: The sample consisted of 58 students (28 boys and 30 girls) from 10 to 14 years old, the city of São Bento do Sul/SC. Students answered a questionnaire self-evaluation developed by the authors with three questions, which should describe the time in hours that remain in front of the TV/video games, computers and cell phone. To assess the nutritional status was assessed by body mass and height and through these data it calculated the body mass index (BMI). They were collected skinfolds triceps and subscapularis to evaluate the %BF, for it used Lohman Protocol (1986). The normality of the data was performed using the Kolmogorov-Smirnov test. After, the descriptive statistics and Pearson correlation factor (r) was performed to verify the relationship between the time spent on various technologies, BMI and %BF. To compare the scores obtained between time spent with various technologies, BMI and %BF was conducted Chi-square test.RESULTS: Ap significance level of <0.05 was adopted. Found weak and not significant correlation between the total time in electronic and BMI (r= 0.15; p= 0.243) the same latched between the total time in electronic and %BF (r= 0.22; p= 0.091).CONCLUSIONS: It can be concluded that the time spent on various technologies is not related to body composition of school from 10 to 14 years.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cordova, MicheleMascarenhas, Luis Paulo GomesRibas Jr, Miguel AltamirLima, Valderi Abreu deGrzelczak, Marcos TadeuSouza, William Cordeiro de2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/394910.3895/rbqv.v8n2.3949Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 8, n. 2 (2016)2175-085810.3895/rbqv.v8n2reponame:Revista Brasileira de Qualidade de Vidainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3949/2783Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-23T15:10:25Zoai:periodicos.utfpr:article/3949Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqvPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/oai||rbqv-pg@utfpr.edu.br2175-08582175-0858opendoar:2017-02-23T15:10:25Revista Brasileira de Qualidade de Vida - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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