MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karina Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/449
Resumo: Este relato de experiência apresenta uma prática pedagógica no contexto de ensino remoto, após o fechamento das escolas em março do ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O trabalho foi realizado no "ateliescola acaia" e abordaremos o projeto “Meu cabelo, minha história” e sua relação com o trabalho remoto no processo de alfabetização de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental I. O trabalho revelou quantas narrativas as crianças negras e não negras têm a dizer sobre suas vivências, em especial, das crianças negras que deram vozes às situações de racismo vividas desde pequenas, e a urgência da escola em ter o compromisso de garantir no currículo a (re)educação das relações étnico-raciais. Palavras-chave: Educação, Crianças, Racismo.
id VERACRUZ-0_f71fa7d0a52d0d1440ce44829eeadece
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/449
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIASEducação; Crianças; Racismo.Este relato de experiência apresenta uma prática pedagógica no contexto de ensino remoto, após o fechamento das escolas em março do ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O trabalho foi realizado no "ateliescola acaia" e abordaremos o projeto “Meu cabelo, minha história” e sua relação com o trabalho remoto no processo de alfabetização de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental I. O trabalho revelou quantas narrativas as crianças negras e não negras têm a dizer sobre suas vivências, em especial, das crianças negras que deram vozes às situações de racismo vividas desde pequenas, e a urgência da escola em ter o compromisso de garantir no currículo a (re)educação das relações étnico-raciais. Palavras-chave: Educação, Crianças, Racismo.Vera CruzSilva, Karina Santos2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/44910.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art449Veras; v. 11, n. 1 (2021)2236-572910.14212/veras.vol11.n1.ano2021reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZDireitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-12T11:25:54ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS
title MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS
spellingShingle MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS
Silva, Karina Santos
Educação; Crianças; Racismo.
title_short MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS
title_full MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS
title_fullStr MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS
title_full_unstemmed MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS
title_sort MEU CABELO, MINHA HISTÓRIA" - VOZES DAS CRIANÇAS NEGRAS E NÃO NEGRAS NA ESCOLA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E MEMÓRIAS
author Silva, Karina Santos
author_facet Silva, Karina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Crianças; Racismo.
topic Educação; Crianças; Racismo.
description Este relato de experiência apresenta uma prática pedagógica no contexto de ensino remoto, após o fechamento das escolas em março do ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O trabalho foi realizado no "ateliescola acaia" e abordaremos o projeto “Meu cabelo, minha história” e sua relação com o trabalho remoto no processo de alfabetização de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental I. O trabalho revelou quantas narrativas as crianças negras e não negras têm a dizer sobre suas vivências, em especial, das crianças negras que deram vozes às situações de racismo vividas desde pequenas, e a urgência da escola em ter o compromisso de garantir no currículo a (re)educação das relações étnico-raciais. Palavras-chave: Educação, Crianças, Racismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/449
10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art449
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/449
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol11.n1.ano2021.art449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 11, n. 1 (2021)
2236-5729
10.14212/veras.vol11.n1.ano2021
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734791809662976