Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16126 |
Resumo: | Existem inúmeras companhias aéreas espalhadas ao redor do mundo, nesse sistema tão complexo da aviação. Algumas se enquadram no conceito de companhias aéreas tradicionais ou full-service e outras se enquadram no conceito de companhia aérea de baixo custo, low-cost ou LCC. Há diversos fatores que diferenciam esses dois conceitos, porém fica constatado que após a lei de desregulamentação aérea de 1978, aprovada nos Estados Unidos, as companhias aéreas low-cost se multiplicaram. Hoje, o mercado das LCCs é predominante nos Estados Unidos, países da Europa e até mesmo da Ásia. Por se tratar de um modelo de negócios inovador, este trabalho visa analisar quais são os desafios para que haja empresas deste tipo no Brasil, através do estudo do contexto histórico, dados estatísticos brasileiros, custos operacionais das companhias aéreas e arcabouço regulatório. Percebeu-se com o trabalho que muitos avanços tecnológicos, regulatórios e estruturais já ocorreram, mas muitos desafios ainda se apresentam até que a realidade vista ao redor do mundo se traduza em companhias aéreas lucrativas, operacionais e longevas no Brasil. |
id |
Ânima_023b2bf6dbeab91e85fc0b72ca18f410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16126 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível?Companhias aéreas de baixo custo. Desregulamentação aérea. Aviação brasileira.Existem inúmeras companhias aéreas espalhadas ao redor do mundo, nesse sistema tão complexo da aviação. Algumas se enquadram no conceito de companhias aéreas tradicionais ou full-service e outras se enquadram no conceito de companhia aérea de baixo custo, low-cost ou LCC. Há diversos fatores que diferenciam esses dois conceitos, porém fica constatado que após a lei de desregulamentação aérea de 1978, aprovada nos Estados Unidos, as companhias aéreas low-cost se multiplicaram. Hoje, o mercado das LCCs é predominante nos Estados Unidos, países da Europa e até mesmo da Ásia. Por se tratar de um modelo de negócios inovador, este trabalho visa analisar quais são os desafios para que haja empresas deste tipo no Brasil, através do estudo do contexto histórico, dados estatísticos brasileiros, custos operacionais das companhias aéreas e arcabouço regulatório. Percebeu-se com o trabalho que muitos avanços tecnológicos, regulatórios e estruturais já ocorreram, mas muitos desafios ainda se apresentam até que a realidade vista ao redor do mundo se traduza em companhias aéreas lucrativas, operacionais e longevas no Brasil.Souto, Álvaro José deMesquita, Laís2020-12-26T12:01:28Z2021-08-04T17:44:50Z2020-12-26T12:01:28Z2021-08-04T17:44:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis28application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16126Gestão e Direito Aeronáutico - Unisul VirtualSão PauloAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:38:11Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16126Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:38:11Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível? |
title |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível? |
spellingShingle |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível? Mesquita, Laís Companhias aéreas de baixo custo. Desregulamentação aérea. Aviação brasileira. |
title_short |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível? |
title_full |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível? |
title_fullStr |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível? |
title_full_unstemmed |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível? |
title_sort |
Companhias aéreas de baixo custo no Brasil: um desafio possível? |
author |
Mesquita, Laís |
author_facet |
Mesquita, Laís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souto, Álvaro José de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Laís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Companhias aéreas de baixo custo. Desregulamentação aérea. Aviação brasileira. |
topic |
Companhias aéreas de baixo custo. Desregulamentação aérea. Aviação brasileira. |
description |
Existem inúmeras companhias aéreas espalhadas ao redor do mundo, nesse sistema tão complexo da aviação. Algumas se enquadram no conceito de companhias aéreas tradicionais ou full-service e outras se enquadram no conceito de companhia aérea de baixo custo, low-cost ou LCC. Há diversos fatores que diferenciam esses dois conceitos, porém fica constatado que após a lei de desregulamentação aérea de 1978, aprovada nos Estados Unidos, as companhias aéreas low-cost se multiplicaram. Hoje, o mercado das LCCs é predominante nos Estados Unidos, países da Europa e até mesmo da Ásia. Por se tratar de um modelo de negócios inovador, este trabalho visa analisar quais são os desafios para que haja empresas deste tipo no Brasil, através do estudo do contexto histórico, dados estatísticos brasileiros, custos operacionais das companhias aéreas e arcabouço regulatório. Percebeu-se com o trabalho que muitos avanços tecnológicos, regulatórios e estruturais já ocorreram, mas muitos desafios ainda se apresentam até que a realidade vista ao redor do mundo se traduza em companhias aéreas lucrativas, operacionais e longevas no Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-26T12:01:28Z 2020-12-26T12:01:28Z 2020 2021-08-04T17:44:50Z 2021-08-04T17:44:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16126 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gestão e Direito Aeronáutico - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
28 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415813167382528 |