Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Dantas Pinheiro dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18858
Resumo: O cultivo do coco proporciona considerável criação de emprego e renda, demandando de mão-de-obra durante todo o ano, possibilitando também cultivos em consórcio. Na região do litoral do Nordeste, predomina-se o cultivo do coco seco em pequenas propriedades, o qual tem papel importante na manutenção do homem no campo. Entretanto, nos últimos anos é visível uma queda de rentabilidade da cultura, e por consequência, um desestímulo em sua produção. A distribuição das chuvas é o fator de maior influência no desenvolvimento do coqueiro, partindo deste ponto, este estudo tem por objetivo geral, avaliar a viabilidade do cultivo da cultura do coco no município de Rio Real - BA, localizado na região de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano e por objetivos específicos avaliar os riscos climáticos do cultivo do coco na região, e os principais agravantes para a produção desta cultura, além de propor soluções. A construção do presente trabalho foi realizada entre os meses os meses de agosto a novembro de 2021, utilizando como base de dados plataformas como: Scientific Electronic Library Online (SciELLO) e Sistema Aberto e Integrado e Informação a Agricultura (Sabiia Embrapa), com a utilização dos seguintes descritores: “cultura do coqueiro no Nordeste”, “nutrição da cultura do coqueiro”, “manejo da cultura do coco no nordeste”. Além da utilização de dados climáticos fornecidos pelo INEMA. Após a realização do estudo, observou-se que a distribuição das chuvas no município não atendia à demanda da cultura durante todo o ano, situação agravada pelo sistema de cultivo adotado, com completa ou parcial ausência de manejo, o que vem causando a inviabilização do cultivo da cultura na região. Entretanto, pode-se concluir que, com a adoção de um manejo adequado, a cultura e a utilização de variedades produtivas, e consórcio é possível com auxílio de irrigação durante determinados períodos do ano, tornar seu cultivo viável e de boa rentabilidade.
id Ânima_02530a09fc7dd411857e41b3e8eb2779
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18858
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)Cocos nucifera LDistribuição pluviométricaManejoO cultivo do coco proporciona considerável criação de emprego e renda, demandando de mão-de-obra durante todo o ano, possibilitando também cultivos em consórcio. Na região do litoral do Nordeste, predomina-se o cultivo do coco seco em pequenas propriedades, o qual tem papel importante na manutenção do homem no campo. Entretanto, nos últimos anos é visível uma queda de rentabilidade da cultura, e por consequência, um desestímulo em sua produção. A distribuição das chuvas é o fator de maior influência no desenvolvimento do coqueiro, partindo deste ponto, este estudo tem por objetivo geral, avaliar a viabilidade do cultivo da cultura do coco no município de Rio Real - BA, localizado na região de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano e por objetivos específicos avaliar os riscos climáticos do cultivo do coco na região, e os principais agravantes para a produção desta cultura, além de propor soluções. A construção do presente trabalho foi realizada entre os meses os meses de agosto a novembro de 2021, utilizando como base de dados plataformas como: Scientific Electronic Library Online (SciELLO) e Sistema Aberto e Integrado e Informação a Agricultura (Sabiia Embrapa), com a utilização dos seguintes descritores: “cultura do coqueiro no Nordeste”, “nutrição da cultura do coqueiro”, “manejo da cultura do coco no nordeste”. Além da utilização de dados climáticos fornecidos pelo INEMA. Após a realização do estudo, observou-se que a distribuição das chuvas no município não atendia à demanda da cultura durante todo o ano, situação agravada pelo sistema de cultivo adotado, com completa ou parcial ausência de manejo, o que vem causando a inviabilização do cultivo da cultura na região. Entretanto, pode-se concluir que, com a adoção de um manejo adequado, a cultura e a utilização de variedades produtivas, e consórcio é possível com auxílio de irrigação durante determinados períodos do ano, tornar seu cultivo viável e de boa rentabilidade.Costa, Dalmo de MouraSantos, Tiago Dantas Pinheiro dos2021-12-14T01:25:16Z2021-12-14T01:25:16Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18858Paripiranga BAAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-14T01:25:18Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18858Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-14T01:25:18Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)
title Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)
spellingShingle Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)
Santos, Tiago Dantas Pinheiro dos
Cocos nucifera L
Distribuição pluviométrica
Manejo
title_short Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)
title_full Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)
title_fullStr Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)
title_full_unstemmed Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)
title_sort Análise agroclimática da cultura do coqueiro para a cidade de Rio Real (BA)
author Santos, Tiago Dantas Pinheiro dos
author_facet Santos, Tiago Dantas Pinheiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Dalmo de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Dantas Pinheiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cocos nucifera L
Distribuição pluviométrica
Manejo
topic Cocos nucifera L
Distribuição pluviométrica
Manejo
description O cultivo do coco proporciona considerável criação de emprego e renda, demandando de mão-de-obra durante todo o ano, possibilitando também cultivos em consórcio. Na região do litoral do Nordeste, predomina-se o cultivo do coco seco em pequenas propriedades, o qual tem papel importante na manutenção do homem no campo. Entretanto, nos últimos anos é visível uma queda de rentabilidade da cultura, e por consequência, um desestímulo em sua produção. A distribuição das chuvas é o fator de maior influência no desenvolvimento do coqueiro, partindo deste ponto, este estudo tem por objetivo geral, avaliar a viabilidade do cultivo da cultura do coco no município de Rio Real - BA, localizado na região de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano e por objetivos específicos avaliar os riscos climáticos do cultivo do coco na região, e os principais agravantes para a produção desta cultura, além de propor soluções. A construção do presente trabalho foi realizada entre os meses os meses de agosto a novembro de 2021, utilizando como base de dados plataformas como: Scientific Electronic Library Online (SciELLO) e Sistema Aberto e Integrado e Informação a Agricultura (Sabiia Embrapa), com a utilização dos seguintes descritores: “cultura do coqueiro no Nordeste”, “nutrição da cultura do coqueiro”, “manejo da cultura do coco no nordeste”. Além da utilização de dados climáticos fornecidos pelo INEMA. Após a realização do estudo, observou-se que a distribuição das chuvas no município não atendia à demanda da cultura durante todo o ano, situação agravada pelo sistema de cultivo adotado, com completa ou parcial ausência de manejo, o que vem causando a inviabilização do cultivo da cultura na região. Entretanto, pode-se concluir que, com a adoção de um manejo adequado, a cultura e a utilização de variedades produtivas, e consórcio é possível com auxílio de irrigação durante determinados períodos do ano, tornar seu cultivo viável e de boa rentabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T01:25:16Z
2021-12-14T01:25:16Z
2021-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18858
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga BA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415814956253184