Curso prático de pedagogia de Jean Baptiste Daligault
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3552 |
Resumo: | Na presente pesquisa objetivamos compreender o papel do professor de primeiras letras no século XIX tendo por base o Manual de Ensino do francês Jean Baptiste Daligault, traduzido em Santa Catarina, em 1870, como Curso Prático de Pedagogia. Para alcançar esse objetivo identificamos os requisitos que, de acordo este Manual, eram necessários para ser professor no século XIX; analisamos o tipo de profissional que os requisitos instituídos pelo Manual sugere; e analisamos o tipo de formação proposto por Daligault para as escolas de ensino primário (escolas de primeiras letras) a partir das indicações de conteúdos e métodos de ensino. Uma das etapas anteriores à análise foi a realização do levantamento bibliográfico na intenção de conhecer quais foram os estudos já realizados sobre a tradução do Manual publicada em Santa Catarina e evitar, com isso, repetição de pesquisa. Ademais, esta etapa possibilitou levantar uma lista de referências importantes para a construção da história da Educação brasileira. Também realizamos um comparativo entre a tradução do Manual publicada em Santa Catarina (1870) e outra publicada no Rio de Janeiro em 1874, para identificar semelhanças e diferenças entre as traduções realizadas por diferentes tradutores. Através das leituras sobre a organização escolar no Império brasileiro, realizadas na intenção de conhecer a totalidade em que o objeto está inserido, identificamos que a Educação, no quadro de mudanças do Brasil, acontecia com intencionalidade de unificar o pensamento e o comportamento da população em tornos dos ideais de nação, no ponto de vista que os fizesse aceitar e contribuir para uma organização prevista pelos dirigentes do período. Constatamos, ao final da pesquisa, que o papel do professor está vinculado a ideais concernentes a uma natureza religiosa e virtuosa, voltada para a formação de sujeitos submissos às ordens sociais estabelecidas, com propostas de transformação social que vislumbram o trabalho do professor como um mantenedor das ideologias dominantes do período. |
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Curso prático de pedagogia de Jean Baptiste DaligaultDaligault, Jean Baptiste, 1811-1894Ensino - Formação de professoresProfessores de ensino de primeiro grau - Séc. xixEducação - História - Santa CatarinaEducação - Manuais, guias, etc.Na presente pesquisa objetivamos compreender o papel do professor de primeiras letras no século XIX tendo por base o Manual de Ensino do francês Jean Baptiste Daligault, traduzido em Santa Catarina, em 1870, como Curso Prático de Pedagogia. Para alcançar esse objetivo identificamos os requisitos que, de acordo este Manual, eram necessários para ser professor no século XIX; analisamos o tipo de profissional que os requisitos instituídos pelo Manual sugere; e analisamos o tipo de formação proposto por Daligault para as escolas de ensino primário (escolas de primeiras letras) a partir das indicações de conteúdos e métodos de ensino. Uma das etapas anteriores à análise foi a realização do levantamento bibliográfico na intenção de conhecer quais foram os estudos já realizados sobre a tradução do Manual publicada em Santa Catarina e evitar, com isso, repetição de pesquisa. Ademais, esta etapa possibilitou levantar uma lista de referências importantes para a construção da história da Educação brasileira. Também realizamos um comparativo entre a tradução do Manual publicada em Santa Catarina (1870) e outra publicada no Rio de Janeiro em 1874, para identificar semelhanças e diferenças entre as traduções realizadas por diferentes tradutores. Através das leituras sobre a organização escolar no Império brasileiro, realizadas na intenção de conhecer a totalidade em que o objeto está inserido, identificamos que a Educação, no quadro de mudanças do Brasil, acontecia com intencionalidade de unificar o pensamento e o comportamento da população em tornos dos ideais de nação, no ponto de vista que os fizesse aceitar e contribuir para uma organização prevista pelos dirigentes do período. Constatamos, ao final da pesquisa, que o papel do professor está vinculado a ideais concernentes a uma natureza religiosa e virtuosa, voltada para a formação de sujeitos submissos às ordens sociais estabelecidas, com propostas de transformação social que vislumbram o trabalho do professor como um mantenedor das ideologias dominantes do período.In the present research we aim to understand the role of the teacher of first letters in the nineteenth century based on the Teaching Manual of Frenchman Jean Baptiste Daligault, translated in Santa Catarina, in 1870, as a Curso Prático de Pedagogia. To achieve this goal we identified the requirements which, according to this Manual, were necessary to be a teacher in the nineteenth century; we analyzed the type of professional that the requirements imposed by the Manual suggests; and we analyzed the type of training proposed by Daligault for primary schools (schools of first letters) from the indications of contents and teaching methods. One of the previous steps to the analysis was the completion of the bibliographic survey in intention to know what were the studies already carried out on the translation of the Manual published in Santa Catarina and avoid, with this, repetition of research. Furthermore, this step has enabled raise a list of important references for the construction of the history of Brazilian Education. We also perform a comparison between the translation of the Manual published in Santa Catarina (1870) and one published in Rio de Janeiro in 1874, to identify similarities and differences between the translations carried out by different translators. Through the readings about school organization in the Brazilian Empire, carried out in order to meet all the object is inserted, we identified that the education, in the changing frame of Brazil, happened with intentionality to unify the thought and behavior of the population at lathes of the ideals of the nation, at the point of view that would accept and contribute to an organization envisaged by the leaders of the period. We contacted, at the end of the research, that the role of the teacher is bound to ideals concerning religious and virtuous nature, geared towards the training of submissive social orders established subjects, with proposals for social transformation to see the work of professor as a maintainer of the dominant ideologies of the period.Schmidt, Leonete LuziaRochadel, Olívia2016-11-30T14:54:56Z2020-11-26T21:57:36Z2016-11-30T14:54:56Z2020-11-26T21:57:36Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf2033https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3552info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:01:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3552Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:01:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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