A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bez, Jonas Baldin
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7421
Resumo: O trabalho discorre sobre a responsabilidade civil dos planos de saúde privados em caso de erro do médico credenciado. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê o direito à saúde para toda a população, sendo dever do Estado o seu provimento. Porém, em virtude da sua incapacidade de atender a todos com qualidade, é crescente a busca por meios alternativos, sendo a principal a saúde suplementar, explorada pelo setor privado. As operadoras privadas de planos de saúde fazem parte da saúde suplementar e, por muito tempo, operaram sem uma efetiva regulamentação algo que ocorreu recentemente através das leis nº 9.656/98 e nº 9.961/00, e fornecem seus serviços mediante aceitação dos seus contratos de adesão. Aqueles que aderem a seus termos são seus consumidores e, assim, tem sua relação regida pelo Código de Defesa do Consumidor, que previne a implementação de cláusulas abusivas e prevê a inversão do ônus da prova, caso demonstrada a verossimilhança das alegações e relação de hipossuficiência entre empresa e consumidor. Caso demonstrado que o médico credenciado agiu com culpa, a operadora do plano de saúde estará objetivamente e solidariamente obrigada a ressarcir o prejuízo causado à vítima, posto que é responsável por quem credencia. Ao consumidor caberá escolher de quem exigirá a reparação dos danos, ou mesmo poderá acioná-los solidariamente. A operadora pode, ainda, acionar o médico regressivamente caso tenha efetivamente ressarcido a vítima. O presente trabalho de conclusão de curso utiliza-se do método de abordagem dedutivo e busca conclusões através da lógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza básica e objetivo descritivo. Foi realizada consulta à doutrina, legislação e julgados brasileiros.
id Ânima_04662d7e2ac35136221ad4e540740d97
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7421
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciadoResponsabilidadeErroSaúdeCulpaMédicoO trabalho discorre sobre a responsabilidade civil dos planos de saúde privados em caso de erro do médico credenciado. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê o direito à saúde para toda a população, sendo dever do Estado o seu provimento. Porém, em virtude da sua incapacidade de atender a todos com qualidade, é crescente a busca por meios alternativos, sendo a principal a saúde suplementar, explorada pelo setor privado. As operadoras privadas de planos de saúde fazem parte da saúde suplementar e, por muito tempo, operaram sem uma efetiva regulamentação algo que ocorreu recentemente através das leis nº 9.656/98 e nº 9.961/00, e fornecem seus serviços mediante aceitação dos seus contratos de adesão. Aqueles que aderem a seus termos são seus consumidores e, assim, tem sua relação regida pelo Código de Defesa do Consumidor, que previne a implementação de cláusulas abusivas e prevê a inversão do ônus da prova, caso demonstrada a verossimilhança das alegações e relação de hipossuficiência entre empresa e consumidor. Caso demonstrado que o médico credenciado agiu com culpa, a operadora do plano de saúde estará objetivamente e solidariamente obrigada a ressarcir o prejuízo causado à vítima, posto que é responsável por quem credencia. Ao consumidor caberá escolher de quem exigirá a reparação dos danos, ou mesmo poderá acioná-los solidariamente. A operadora pode, ainda, acionar o médico regressivamente caso tenha efetivamente ressarcido a vítima. O presente trabalho de conclusão de curso utiliza-se do método de abordagem dedutivo e busca conclusões através da lógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza básica e objetivo descritivo. Foi realizada consulta à doutrina, legislação e julgados brasileiros.Ardenghi, Régis SchneiderBez, Jonas Baldin2017-07-13T11:15:04Z2020-11-27T06:30:45Z2017-07-13T11:15:04Z2020-11-27T06:30:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7421Direito - FlorianópolisFlorianópolis SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T00:16:27Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7421Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T00:16:27Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado
title A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado
spellingShingle A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado
Bez, Jonas Baldin
Responsabilidade
Erro
Saúde
Culpa
Médico
title_short A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado
title_full A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado
title_fullStr A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado
title_full_unstemmed A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado
title_sort A responsabilidade civil dos planos de saúde no caso de erro do médico credenciado
author Bez, Jonas Baldin
author_facet Bez, Jonas Baldin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ardenghi, Régis Schneider
dc.contributor.author.fl_str_mv Bez, Jonas Baldin
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade
Erro
Saúde
Culpa
Médico
topic Responsabilidade
Erro
Saúde
Culpa
Médico
description O trabalho discorre sobre a responsabilidade civil dos planos de saúde privados em caso de erro do médico credenciado. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê o direito à saúde para toda a população, sendo dever do Estado o seu provimento. Porém, em virtude da sua incapacidade de atender a todos com qualidade, é crescente a busca por meios alternativos, sendo a principal a saúde suplementar, explorada pelo setor privado. As operadoras privadas de planos de saúde fazem parte da saúde suplementar e, por muito tempo, operaram sem uma efetiva regulamentação algo que ocorreu recentemente através das leis nº 9.656/98 e nº 9.961/00, e fornecem seus serviços mediante aceitação dos seus contratos de adesão. Aqueles que aderem a seus termos são seus consumidores e, assim, tem sua relação regida pelo Código de Defesa do Consumidor, que previne a implementação de cláusulas abusivas e prevê a inversão do ônus da prova, caso demonstrada a verossimilhança das alegações e relação de hipossuficiência entre empresa e consumidor. Caso demonstrado que o médico credenciado agiu com culpa, a operadora do plano de saúde estará objetivamente e solidariamente obrigada a ressarcir o prejuízo causado à vítima, posto que é responsável por quem credencia. Ao consumidor caberá escolher de quem exigirá a reparação dos danos, ou mesmo poderá acioná-los solidariamente. A operadora pode, ainda, acionar o médico regressivamente caso tenha efetivamente ressarcido a vítima. O presente trabalho de conclusão de curso utiliza-se do método de abordagem dedutivo e busca conclusões através da lógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza básica e objetivo descritivo. Foi realizada consulta à doutrina, legislação e julgados brasileiros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13T11:15:04Z
2017-07-13T11:15:04Z
2017
2020-11-27T06:30:45Z
2020-11-27T06:30:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7421
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415802007388160