Centro administrativo de Abaeté

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Gabriel Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31808
Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma solução à falta de estrutura do poder Executivo do Município de Abaeté, localizado na região centro-oeste do Estado de Minas Gerais, local de desenvolvimento do estudo. O intuito do Estudo em questão é de apresentar soluções à falta de centralização dos serviços prestados pela Administração Municipal de Abaeté aos cidadãos, como a distância entre as várias secretárias e a falta de acessibilidade de diversos prédios utilizados pelo município. Para avaliar a opinião dos usuários foi elaborado uma pesquisa de natureza aplicada, de método científico indutivo, com objetivo de ser descritiva, utilizando de levantamento de abordagem qualitativa. Com os dados do levantamento estabeleceremos meios de solucionar os problemas apresentados, com o fim de trazer facilidade e usabilidade aos servidores públicos e os cidadãos, que utilizam os prédios públicos diariamente, além de trazer economia de recursos ao Poder Público Municipal, já que muitos imóveis utilizados pela Administração são locados. A solução proposta é a construção de um centro administrativo para o Poder Executivo Local e todos os seus equipamentos e serviços, para isso a propomos a criação em um só terreno escolhido, conforme pesquisa de campo, três estruturas arquitetônicas. A primeira abrigará a prefeitura com o Gabinete do Prefeito, Procuradoria Geral do Município, e as seguintes secretarias Municipais: Governo, Administração e Recursos Humanos, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Social. A segunda estrutura será responsável por abrigar as demais secretarias municipais, são elas: Cultura, Saúde, Obras e Urbanismo, Esporte, Lazer e Turismo, Assistência Social, Ação Comunitária e Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, e Educação. Essa estrutura, além de abrigar as secretarias será a responsável por atender as principais necessidades dos cidadãos, ou seja, todos os serviços administrativos prestados ao público serão centralizados em um único local, ao exemplo do que fez o Governo do Estado de Minas Gerais, criando as Unidade de Atendimento Integrado (UAI), em Belo Horizonte. A terceira e última estrutura irá armazenar instrumentos utilizados pela Administração Pública para realização de limpeza das ruas e manutenção das vias, praças e parques, é o local onde ocorrerá a manutenção dos veículos utilizados no serviço público, sendo assim terá uma oficina mecânica, lava-jato e borracharia, além de garagem. Por conseguinte, o estudo objetiva encontrar uso para as estruturas arquitetônicas existentes, tais como o prédio da atual prefeitura que se tornaria o primeiro museu da cidade, já que deixarão de ser utilizados após a construção do novo Centro Administrativo. Por fim, o presente estudo pretende alcançar soluções que facilitaram a vida do Cidadão Abaeteense, além de diminuir custos altos com prestações de serviço terceirizados e de aluguéis gastos pela Município.
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