A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sérgio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17548
Resumo: Esta pesquisa nasce de uma preocupação com a realidade concreta de crianças e adolescentes advindos de classes sociais mais vulneráveis que, além de sofrer diversas mazelas sociais por conta de sua condição de vida, por vezes têm para si uma instituição escolar que reafirma essa condição através da educação que lhes é ofertada. Entende-se que as crianças e adolescentes mais pobres têm direito a uma educação de qualidade. E a escola pública continua sendo o único meio que pode oportunizar o acesso, de fato, a um conhecimento que pode reduzir as desigualdades. A partir desse entendimento, o estudo presente nesta dissertação tem como objetivo analisar a função social da escola pública brasileira nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo. Para isso foi necessário contextualizar o surgimento da escola pública na história, a partir do século XVI, bem como a escola pública na realidade específica do Brasil, desde a sua origem até a atualidade; compreender sua função nas perspectivas reprodutivista e emancipatória; produzir uma leitura crítica sobre essas perspectivas; refletir sobre essas perspectivas na formação do sujeito contemporâneo. Tal percurso foi pensado no sentido de produzir conhecimento sobre a escola pública no âmbito das teorias críticas da educação, seja reprodutivista ou emancipatória, desenvolvendo considerações contra-hegemônicas em consonância com o marxismo e visando à emancipação. A motivação e o percurso proposto trazem consigo o materialismo histórico-dialético como abordagem teórico-metodológica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que é desenvolvida com material já elaborado, mas que também se caracteriza por descritiva-explicativa, pois descreve conceitos, identifica aspectos de fatos e produz explicações/sínteses. As referências bibliográficas foram selecionadas a partir de um levantamento junto a livros de autores clássicos que tratam tanto da história da educação quanto das perspectivas reprodutivista e emancipatória, bem como artigos, dissertações e teses provenientes de bancos de dados, como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google acadêmico. Partindo das contribuições da perspectiva reprodutivista, ao mesmo tempo que se evidenciam, de maneira muito eficaz, os mecanismos que o poder hegemônico utiliza na sociedade e na escola para manter e ampliar seu poder, torna-se possível pensar uma escola como uma realidade histórica, que seja transformada para além da sua função de reprodução da sociedade capitalista. A perspectiva emancipatória permite pensar num tipo diferente de escola que passa, por conseguinte, por um tipo diferente de sociabilidade. Evidencia que é fundamental maior compreensão da natureza específica da educação e, ao mesmo tempo, como ela se constitui na contraditória sociedade capitalista. Os estudos sobre a perspectiva emancipatória abriram caminhos para se pensar uma escola a partir dos dominados, que seja capaz de ser transformada e transformadora, intencionalmente, para além das funções de reprodução da sociedade capitalista, tal qual foi constatado. A educação emancipatória se apresenta, então, como alternativa concreta de luta contra-hegemônica, que almeja a transformação social.
id Ânima_0dcea2ea5b9138f19c3ba72f2c885045
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17548
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneoFunção social da escola públicaPerspectiva reprodutivista da educaçãoPerspectiva reprodutivista da educaçãoFormação do sujeitoEsta pesquisa nasce de uma preocupação com a realidade concreta de crianças e adolescentes advindos de classes sociais mais vulneráveis que, além de sofrer diversas mazelas sociais por conta de sua condição de vida, por vezes têm para si uma instituição escolar que reafirma essa condição através da educação que lhes é ofertada. Entende-se que as crianças e adolescentes mais pobres têm direito a uma educação de qualidade. E a escola pública continua sendo o único meio que pode oportunizar o acesso, de fato, a um conhecimento que pode reduzir as desigualdades. A partir desse entendimento, o estudo presente nesta dissertação tem como objetivo analisar a função social da escola pública brasileira nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo. Para isso foi necessário contextualizar o surgimento da escola pública na história, a partir do século XVI, bem como a escola pública na realidade específica do Brasil, desde a sua origem até a atualidade; compreender sua função nas perspectivas reprodutivista e emancipatória; produzir uma leitura crítica sobre essas perspectivas; refletir sobre essas perspectivas na formação do sujeito contemporâneo. Tal percurso foi pensado no sentido de produzir conhecimento sobre a escola pública no âmbito das teorias críticas da educação, seja reprodutivista ou emancipatória, desenvolvendo considerações contra-hegemônicas em consonância com o marxismo e visando à emancipação. A motivação e o percurso proposto trazem consigo o materialismo histórico-dialético como abordagem teórico-metodológica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que é desenvolvida com material já elaborado, mas que também se caracteriza por descritiva-explicativa, pois descreve conceitos, identifica aspectos de fatos e produz explicações/sínteses. As referências bibliográficas foram selecionadas a partir de um levantamento junto a livros de autores clássicos que tratam tanto da história da educação quanto das perspectivas reprodutivista e emancipatória, bem como artigos, dissertações e teses provenientes de bancos de dados, como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google acadêmico. Partindo das contribuições da perspectiva reprodutivista, ao mesmo tempo que se evidenciam, de maneira muito eficaz, os mecanismos que o poder hegemônico utiliza na sociedade e na escola para manter e ampliar seu poder, torna-se possível pensar uma escola como uma realidade histórica, que seja transformada para além da sua função de reprodução da sociedade capitalista. A perspectiva emancipatória permite pensar num tipo diferente de escola que passa, por conseguinte, por um tipo diferente de sociabilidade. Evidencia que é fundamental maior compreensão da natureza específica da educação e, ao mesmo tempo, como ela se constitui na contraditória sociedade capitalista. Os estudos sobre a perspectiva emancipatória abriram caminhos para se pensar uma escola a partir dos dominados, que seja capaz de ser transformada e transformadora, intencionalmente, para além das funções de reprodução da sociedade capitalista, tal qual foi constatado. A educação emancipatória se apresenta, então, como alternativa concreta de luta contra-hegemônica, que almeja a transformação social.Schmidt, Leonete LuziaGomes, Sérgio2021-11-03T18:40:31Z2021-11-03T18:40:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis115application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17548TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-08T22:16:02Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17548Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-08T22:16:02Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo
title A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo
spellingShingle A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo
Gomes, Sérgio
Função social da escola pública
Perspectiva reprodutivista da educação
Perspectiva reprodutivista da educação
Formação do sujeito
title_short A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo
title_full A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo
title_fullStr A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo
title_full_unstemmed A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo
title_sort A função social da escola pública nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo
author Gomes, Sérgio
author_facet Gomes, Sérgio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmidt, Leonete Luzia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Função social da escola pública
Perspectiva reprodutivista da educação
Perspectiva reprodutivista da educação
Formação do sujeito
topic Função social da escola pública
Perspectiva reprodutivista da educação
Perspectiva reprodutivista da educação
Formação do sujeito
description Esta pesquisa nasce de uma preocupação com a realidade concreta de crianças e adolescentes advindos de classes sociais mais vulneráveis que, além de sofrer diversas mazelas sociais por conta de sua condição de vida, por vezes têm para si uma instituição escolar que reafirma essa condição através da educação que lhes é ofertada. Entende-se que as crianças e adolescentes mais pobres têm direito a uma educação de qualidade. E a escola pública continua sendo o único meio que pode oportunizar o acesso, de fato, a um conhecimento que pode reduzir as desigualdades. A partir desse entendimento, o estudo presente nesta dissertação tem como objetivo analisar a função social da escola pública brasileira nas perspectivas reprodutivista e emancipatória e suas implicações na formação do sujeito contemporâneo. Para isso foi necessário contextualizar o surgimento da escola pública na história, a partir do século XVI, bem como a escola pública na realidade específica do Brasil, desde a sua origem até a atualidade; compreender sua função nas perspectivas reprodutivista e emancipatória; produzir uma leitura crítica sobre essas perspectivas; refletir sobre essas perspectivas na formação do sujeito contemporâneo. Tal percurso foi pensado no sentido de produzir conhecimento sobre a escola pública no âmbito das teorias críticas da educação, seja reprodutivista ou emancipatória, desenvolvendo considerações contra-hegemônicas em consonância com o marxismo e visando à emancipação. A motivação e o percurso proposto trazem consigo o materialismo histórico-dialético como abordagem teórico-metodológica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que é desenvolvida com material já elaborado, mas que também se caracteriza por descritiva-explicativa, pois descreve conceitos, identifica aspectos de fatos e produz explicações/sínteses. As referências bibliográficas foram selecionadas a partir de um levantamento junto a livros de autores clássicos que tratam tanto da história da educação quanto das perspectivas reprodutivista e emancipatória, bem como artigos, dissertações e teses provenientes de bancos de dados, como Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google acadêmico. Partindo das contribuições da perspectiva reprodutivista, ao mesmo tempo que se evidenciam, de maneira muito eficaz, os mecanismos que o poder hegemônico utiliza na sociedade e na escola para manter e ampliar seu poder, torna-se possível pensar uma escola como uma realidade histórica, que seja transformada para além da sua função de reprodução da sociedade capitalista. A perspectiva emancipatória permite pensar num tipo diferente de escola que passa, por conseguinte, por um tipo diferente de sociabilidade. Evidencia que é fundamental maior compreensão da natureza específica da educação e, ao mesmo tempo, como ela se constitui na contraditória sociedade capitalista. Os estudos sobre a perspectiva emancipatória abriram caminhos para se pensar uma escola a partir dos dominados, que seja capaz de ser transformada e transformadora, intencionalmente, para além das funções de reprodução da sociedade capitalista, tal qual foi constatado. A educação emancipatória se apresenta, então, como alternativa concreta de luta contra-hegemônica, que almeja a transformação social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-03T18:40:31Z
2021-11-03T18:40:31Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17548
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415848424701952