Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Paulo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11302
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso destina-se apresentar a analise realizada na Faculdade Rogacionista especificamente nos leiautes dos laboratórios escolares utilizados para o desenvolvimento das aulas práticas dos cursos superiores de Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Redes de Computadores. A proposta é decorrente das observações ocorridas quando da visita realizada na Faculdade Rogacionista para atender as aulas práticas do curso de Graduação Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. Verificou-se que para um bom atendimento das prerrogativas de um laboratório adequado e em condições de oferecer melhor infra-estrutura para as ações educacionais decorrentes dos desenhos curriculares dos cursos superiores de tecnologia tem algumas melhorias que podem ser propostas, tornando-se o objeto do projeto de intervenção. Adotou-se o método qualitativo, justificando-se a escolha por ser uma forma adequada para atender a natureza do problema, ou seja, a pesquisa dos leiautes atuais dos laboratórios dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade Rogacionista. Participaram ativamente do processo de discussão e elaboração dos leiautes atuais dos propostos, alguns professores e alunos da Faculdade Rogacionista. Nesse documento, no capitulo I, apresentamos os desenhos dos laboratórios atuais, fotografias e a descrição de como se encontram. No capitulo II os leiautes com as alterações e com as sugestões de melhorias além de toda a trajetória percorrida para a consecução dos objetivos propostos para a prática e ensino do curso Programa Especial de Formação Pedagógica para Formação de Formadores da Educação Profissional. Deste trabalho resultaram os desenhos dos leiautes dos laboratórios utilizados para os cursos superiores de tecnologia e as sugestões de melhorias que poderão ser adotadas pela direção da Faculdade Rogacionista. No capítulo III apresentamos uma descrição narrando o processo ocorrido durante a realização do curso com o título de Educação Corporativa e a Distância.
id Ânima_13fae96baecda09abf3f3e7ca4cd54fe
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11302
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade RogacionistaLeiautePrática de ensinoFormação pedagógicaO presente trabalho de conclusão de curso destina-se apresentar a analise realizada na Faculdade Rogacionista especificamente nos leiautes dos laboratórios escolares utilizados para o desenvolvimento das aulas práticas dos cursos superiores de Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Redes de Computadores. A proposta é decorrente das observações ocorridas quando da visita realizada na Faculdade Rogacionista para atender as aulas práticas do curso de Graduação Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. Verificou-se que para um bom atendimento das prerrogativas de um laboratório adequado e em condições de oferecer melhor infra-estrutura para as ações educacionais decorrentes dos desenhos curriculares dos cursos superiores de tecnologia tem algumas melhorias que podem ser propostas, tornando-se o objeto do projeto de intervenção. Adotou-se o método qualitativo, justificando-se a escolha por ser uma forma adequada para atender a natureza do problema, ou seja, a pesquisa dos leiautes atuais dos laboratórios dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade Rogacionista. Participaram ativamente do processo de discussão e elaboração dos leiautes atuais dos propostos, alguns professores e alunos da Faculdade Rogacionista. Nesse documento, no capitulo I, apresentamos os desenhos dos laboratórios atuais, fotografias e a descrição de como se encontram. No capitulo II os leiautes com as alterações e com as sugestões de melhorias além de toda a trajetória percorrida para a consecução dos objetivos propostos para a prática e ensino do curso Programa Especial de Formação Pedagógica para Formação de Formadores da Educação Profissional. Deste trabalho resultaram os desenhos dos leiautes dos laboratórios utilizados para os cursos superiores de tecnologia e as sugestões de melhorias que poderão ser adotadas pela direção da Faculdade Rogacionista. No capítulo III apresentamos uma descrição narrando o processo ocorrido durante a realização do curso com o título de Educação Corporativa e a Distância.Beche, Rose Clér EstivaleteRech, Paulo2017-10-23T17:41:36Z2020-11-29T06:38:25Z2017-10-23T17:41:36Z2020-11-29T06:38:25Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11302Brasíliaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T08:20:12Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11302Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:20:12Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
title Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
spellingShingle Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
Rech, Paulo
Leiaute
Prática de ensino
Formação pedagógica
title_short Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
title_full Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
title_fullStr Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
title_full_unstemmed Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
title_sort Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista
author Rech, Paulo
author_facet Rech, Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beche, Rose Clér Estivalete
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Leiaute
Prática de ensino
Formação pedagógica
topic Leiaute
Prática de ensino
Formação pedagógica
description O presente trabalho de conclusão de curso destina-se apresentar a analise realizada na Faculdade Rogacionista especificamente nos leiautes dos laboratórios escolares utilizados para o desenvolvimento das aulas práticas dos cursos superiores de Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Redes de Computadores. A proposta é decorrente das observações ocorridas quando da visita realizada na Faculdade Rogacionista para atender as aulas práticas do curso de Graduação Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. Verificou-se que para um bom atendimento das prerrogativas de um laboratório adequado e em condições de oferecer melhor infra-estrutura para as ações educacionais decorrentes dos desenhos curriculares dos cursos superiores de tecnologia tem algumas melhorias que podem ser propostas, tornando-se o objeto do projeto de intervenção. Adotou-se o método qualitativo, justificando-se a escolha por ser uma forma adequada para atender a natureza do problema, ou seja, a pesquisa dos leiautes atuais dos laboratórios dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade Rogacionista. Participaram ativamente do processo de discussão e elaboração dos leiautes atuais dos propostos, alguns professores e alunos da Faculdade Rogacionista. Nesse documento, no capitulo I, apresentamos os desenhos dos laboratórios atuais, fotografias e a descrição de como se encontram. No capitulo II os leiautes com as alterações e com as sugestões de melhorias além de toda a trajetória percorrida para a consecução dos objetivos propostos para a prática e ensino do curso Programa Especial de Formação Pedagógica para Formação de Formadores da Educação Profissional. Deste trabalho resultaram os desenhos dos leiautes dos laboratórios utilizados para os cursos superiores de tecnologia e as sugestões de melhorias que poderão ser adotadas pela direção da Faculdade Rogacionista. No capítulo III apresentamos uma descrição narrando o processo ocorrido durante a realização do curso com o título de Educação Corporativa e a Distância.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2017-10-23T17:41:36Z
2017-10-23T17:41:36Z
2020-11-29T06:38:25Z
2020-11-29T06:38:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11302
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415813251268608