A relação transferencial dos agentes comunitários de saúde com a equipe técnica da UBS Bela Vista Palhoça
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10290 |
Resumo: | Os Agentes Comunitários de Saúde tem papel fundamental na estrutura do SUS em suas diretrizes para efetivação do Programa de Saúde da Família, pois é o elo do posto com a comunidade e a comunidade com o posto. O presente trabalho refere-se à relação transferencial dos Agentes Comunitários de Saúde com a equipe técnica da UBS do bairro Bela Vista na Palhoça - SC. Este trabalho, que se utiliza do enfoque psicanalítico, tem como objetivo compreender os tipos de relações de transferência que se estabelecem entre Agentes Comunitários de Saúde e equipe, por meio do conceito psicanalítico de transferência no âmbito institucional. Para que este objetivo fosse alcançado, foram entrevistas quatro Agentes Comunitárias de Saúde que atuam nesta unidade de saúde. A presente pesquisa é classificada como exploratória e qualitativa e utiliza entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados. Buscou-se com esse tipo de entrevista obter informações, justificativas de ordem teórica e/ou pessoais dos participantes acerca do seu trabalho. Os dados coletados foram analisados num primeiro momento por categorias e no segundo momento, fez-se um apanhado destas categorias, analisando-as e articulando-as com o referencial teórico presente. Ao fim deste processo constatou que existe uma transferência positiva das Agentes Comunitárias de Saúde para com a comunidade e uma transferência negativa das ACS para com a equipe de saúde do posto. Conclui-se que há necessidade evidente de informação, de reflexão e de um trabalho interdisciplinar não só entre as equipes, mas como em toda saúde pública, no sentido de revisar as dificuldades que se fazem presentes nesse processo. |
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