O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Emily Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dos Santos, Maria Eduarda, De Oliveira, Priscyla Malta
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19122
Resumo: A dinâmica das relações internacionais como derivação do próprio sistema sofre oscilações ao longo dos anos, os ciclos hegemônicos presenciam disputas territoriais entre Estados, nações, etnias e classes sociais. Neste sentido, com o fim das duas Grandes Guerras, crises econômicas, processos de Independência e a própria globalização, surgem novos atores com propostas semelhantes entre si - a periferia passa a estar em foco. No entanto, embora possuam agendas de política externa em comum, estes Estados continuam possuindo características unitárias, ou seja, possuem seus próprios interesses que em diversos momentos vão de encontro com o contexto exógeno. Ao analisarmos a intersecção sino-paquistanesa, notamos que embora haja conflitos de interesses entre ambos os Estados, existe essa construção de relacionamento, diplomacia e alinhamento geoestratégico para evitar a ascensão de um inimigo em comum, caracterizando assim o jogo de xadrez no sistema internacional. A proposta do presente trabalho de conclusão de curso é dissertar sobre a influência do desenvolvimento chinês e o significante papel do Paquistão dentro do âmbito asiático e global para esse progresso.
id Ânima_1bb38c71525a60bb6838a6ee447de437
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19122
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?Segurança InternacionalChinaPaquistãoEquilíbrio de PoderGeopolíticaA dinâmica das relações internacionais como derivação do próprio sistema sofre oscilações ao longo dos anos, os ciclos hegemônicos presenciam disputas territoriais entre Estados, nações, etnias e classes sociais. Neste sentido, com o fim das duas Grandes Guerras, crises econômicas, processos de Independência e a própria globalização, surgem novos atores com propostas semelhantes entre si - a periferia passa a estar em foco. No entanto, embora possuam agendas de política externa em comum, estes Estados continuam possuindo características unitárias, ou seja, possuem seus próprios interesses que em diversos momentos vão de encontro com o contexto exógeno. Ao analisarmos a intersecção sino-paquistanesa, notamos que embora haja conflitos de interesses entre ambos os Estados, existe essa construção de relacionamento, diplomacia e alinhamento geoestratégico para evitar a ascensão de um inimigo em comum, caracterizando assim o jogo de xadrez no sistema internacional. A proposta do presente trabalho de conclusão de curso é dissertar sobre a influência do desenvolvimento chinês e o significante papel do Paquistão dentro do âmbito asiático e global para esse progresso.Lira, Paulo Vitor SanchesMoro, Emily ReisDos Santos, Maria EduardaDe Oliveira, Priscyla Malta2021-12-15T14:26:36Z2021-12-15T14:26:36Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19122Campus Paulista - São Paulo, SPAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-15T14:26:37Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19122Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-15T14:26:37Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?
title O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?
spellingShingle O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?
Moro, Emily Reis
Segurança Internacional
China
Paquistão
Equilíbrio de Poder
Geopolítica
title_short O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?
title_full O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?
title_fullStr O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?
title_full_unstemmed O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?
title_sort O novo desenvolvimento interasiático: o estreitamento das relações sino-paquistanesas são um desdobramento do novo eixo geoestratégico chinês?
author Moro, Emily Reis
author_facet Moro, Emily Reis
Dos Santos, Maria Eduarda
De Oliveira, Priscyla Malta
author_role author
author2 Dos Santos, Maria Eduarda
De Oliveira, Priscyla Malta
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lira, Paulo Vitor Sanches
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Emily Reis
Dos Santos, Maria Eduarda
De Oliveira, Priscyla Malta
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança Internacional
China
Paquistão
Equilíbrio de Poder
Geopolítica
topic Segurança Internacional
China
Paquistão
Equilíbrio de Poder
Geopolítica
description A dinâmica das relações internacionais como derivação do próprio sistema sofre oscilações ao longo dos anos, os ciclos hegemônicos presenciam disputas territoriais entre Estados, nações, etnias e classes sociais. Neste sentido, com o fim das duas Grandes Guerras, crises econômicas, processos de Independência e a própria globalização, surgem novos atores com propostas semelhantes entre si - a periferia passa a estar em foco. No entanto, embora possuam agendas de política externa em comum, estes Estados continuam possuindo características unitárias, ou seja, possuem seus próprios interesses que em diversos momentos vão de encontro com o contexto exógeno. Ao analisarmos a intersecção sino-paquistanesa, notamos que embora haja conflitos de interesses entre ambos os Estados, existe essa construção de relacionamento, diplomacia e alinhamento geoestratégico para evitar a ascensão de um inimigo em comum, caracterizando assim o jogo de xadrez no sistema internacional. A proposta do presente trabalho de conclusão de curso é dissertar sobre a influência do desenvolvimento chinês e o significante papel do Paquistão dentro do âmbito asiático e global para esse progresso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T14:26:36Z
2021-12-15T14:26:36Z
2021-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19122
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Campus Paulista - São Paulo, SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822396948480