A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lucas Henrique Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26748
Resumo: Este estudo busca analisar se é por meio de uma educação de qualidade que se conquista uma transformação social e econômica, especificamente sobre a possibilidade da transformação na vida dos sujeitos envolvidos nesse processo. Acredita-se, enquanto hipótese, de que a educação possa ser um pilar para o desenvolvimento econômico brasileiro, baseado na justificativa de que os resultados brasileiros sobre o índice de progresso técnico e da produtividade do país tem reduzido anualmente, ocasionando perdas em seu nível de competitividade frente outros países. Nesse sentido, esta pesquisa usou a metodologia qualitativa e quantitativa para tanto fundamentar o estudo, quanto para refutar ou não a hipótese testada, por meio de gráficos atualizados para entender esse fato. Diante as literaturas analisadas, bem como os dados coletados e quantificados que a educação é a ferramenta que prepara os futuros trabalhadores para desempenharem suas funções nas empresas de forma efetiva, pois quando a mão de obra é de qualidade, a produção das empresas crescem juntamente com a economia do país, mesmo por que, quando a população tem bons empregos e melhores condições competitivas, elas acabam conquistando um maior poder de compra. Assim, conclui-se que somente se terá um significativo crescimento econômico quando o Brasil entender que tudo depende do produto final que a educação depositar ao longo dos anos.
id Ânima_1c50b44e5f56f45999a78dfdfe10078a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26748
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiroEducação e a EconomiaTransformação Socioeconômica da EducaçãoQualificação ProfissionalIDH versus PIBEste estudo busca analisar se é por meio de uma educação de qualidade que se conquista uma transformação social e econômica, especificamente sobre a possibilidade da transformação na vida dos sujeitos envolvidos nesse processo. Acredita-se, enquanto hipótese, de que a educação possa ser um pilar para o desenvolvimento econômico brasileiro, baseado na justificativa de que os resultados brasileiros sobre o índice de progresso técnico e da produtividade do país tem reduzido anualmente, ocasionando perdas em seu nível de competitividade frente outros países. Nesse sentido, esta pesquisa usou a metodologia qualitativa e quantitativa para tanto fundamentar o estudo, quanto para refutar ou não a hipótese testada, por meio de gráficos atualizados para entender esse fato. Diante as literaturas analisadas, bem como os dados coletados e quantificados que a educação é a ferramenta que prepara os futuros trabalhadores para desempenharem suas funções nas empresas de forma efetiva, pois quando a mão de obra é de qualidade, a produção das empresas crescem juntamente com a economia do país, mesmo por que, quando a população tem bons empregos e melhores condições competitivas, elas acabam conquistando um maior poder de compra. Assim, conclui-se que somente se terá um significativo crescimento econômico quando o Brasil entender que tudo depende do produto final que a educação depositar ao longo dos anos.This study seeks to analyze whether it is through quality education that social and economic transformation is achieved, specifically on the possibility of transforming the lives of the subjects involved in this process. It is believed, as a hypothesis, that education is the pillar of Brazilian economic development, based on the justification that the Brazilian results on the index of technical progress and productivity in the country have reduced annually, causing losses in its level of competitiveness. other countries. In this sense, this research used the qualitative and quantitative methodology to both support the study and to refute or not the tested hypothesis, through updated graphics to understand this fact. In view of the analyzed literature, as well as the collected and quantified data, education is the tool that prepares future workers to perform their functions in companies effectively, because when the workforce is of quality, the production of companies grows together with the country's economy, even because, when the population has good jobs and better competitive conditions, they end up conquering greater purchasing power. Thus, it is concluded that there will only be significant economic growth when Brazil understands that everything depends on the final product that education deposits over the yearsCardoso, Cilene RibeiroRibeiro, Lucas Henrique Marques2022-11-24T12:09:00Z2022-11-24T12:09:00Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26748São PauloAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-24T12:10:10Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26748Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-24T12:10:10Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro
title A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro
spellingShingle A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro
Ribeiro, Lucas Henrique Marques
Educação e a Economia
Transformação Socioeconômica da Educação
Qualificação Profissional
IDH versus PIB
title_short A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro
title_full A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro
title_fullStr A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro
title_full_unstemmed A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro
title_sort A educação como pilar do desenvolvimento econômico brasileiro
author Ribeiro, Lucas Henrique Marques
author_facet Ribeiro, Lucas Henrique Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Cilene Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lucas Henrique Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e a Economia
Transformação Socioeconômica da Educação
Qualificação Profissional
IDH versus PIB
topic Educação e a Economia
Transformação Socioeconômica da Educação
Qualificação Profissional
IDH versus PIB
description Este estudo busca analisar se é por meio de uma educação de qualidade que se conquista uma transformação social e econômica, especificamente sobre a possibilidade da transformação na vida dos sujeitos envolvidos nesse processo. Acredita-se, enquanto hipótese, de que a educação possa ser um pilar para o desenvolvimento econômico brasileiro, baseado na justificativa de que os resultados brasileiros sobre o índice de progresso técnico e da produtividade do país tem reduzido anualmente, ocasionando perdas em seu nível de competitividade frente outros países. Nesse sentido, esta pesquisa usou a metodologia qualitativa e quantitativa para tanto fundamentar o estudo, quanto para refutar ou não a hipótese testada, por meio de gráficos atualizados para entender esse fato. Diante as literaturas analisadas, bem como os dados coletados e quantificados que a educação é a ferramenta que prepara os futuros trabalhadores para desempenharem suas funções nas empresas de forma efetiva, pois quando a mão de obra é de qualidade, a produção das empresas crescem juntamente com a economia do país, mesmo por que, quando a população tem bons empregos e melhores condições competitivas, elas acabam conquistando um maior poder de compra. Assim, conclui-se que somente se terá um significativo crescimento econômico quando o Brasil entender que tudo depende do produto final que a educação depositar ao longo dos anos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2022-11-24T12:09:00Z
2022-11-24T12:09:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26748
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415833590497280