Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vitória
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28325
Resumo: Este estudo trata do poder que o médico tem perante as mídias sociais, abordando o uso inapropriado da imagem de pacientes que foram submetidos a procedimentos estéticos em cirurgias plásticas pelo marketing digital médico. Apresenta como objetivo abordar os limites da publicidade médica digital, em especial, o uso inapropriado de imagem de pacientes que realizaram cirurgias plásticas, mediante a exposição da imagem de “antes e depois”, conduta que fere a Ética Médica, a Constituição Federal, a privacidade do paciente e o dever de sigilo médico. Nesse sentido, diante do dilema relacionado ao marketing médico, embora se defenda a necessidade de informar os pacientes e a sociedade dos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde, devem ser sopesados, de um lado, o direito legítimo dos profissionais de divulgarem à sociedade sua habilitação e capacitação e, de outro, os limites éticos aos quais os médicos estão sujeitos.
id Ânima_1db78ed2b6193febd1e5aaf752a7b9b5
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28325
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticasDireito médicoMarketing médicoCirurgia plásticaDireito à privacidadeEste estudo trata do poder que o médico tem perante as mídias sociais, abordando o uso inapropriado da imagem de pacientes que foram submetidos a procedimentos estéticos em cirurgias plásticas pelo marketing digital médico. Apresenta como objetivo abordar os limites da publicidade médica digital, em especial, o uso inapropriado de imagem de pacientes que realizaram cirurgias plásticas, mediante a exposição da imagem de “antes e depois”, conduta que fere a Ética Médica, a Constituição Federal, a privacidade do paciente e o dever de sigilo médico. Nesse sentido, diante do dilema relacionado ao marketing médico, embora se defenda a necessidade de informar os pacientes e a sociedade dos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde, devem ser sopesados, de um lado, o direito legítimo dos profissionais de divulgarem à sociedade sua habilitação e capacitação e, de outro, os limites éticos aos quais os médicos estão sujeitos.Andrade, CamilaSilva, Vitória2022-12-12T21:17:11Z2022-12-12T21:17:11Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28325TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-12T21:17:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28325Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-12T21:17:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas
title Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas
spellingShingle Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas
Silva, Vitória
Direito médico
Marketing médico
Cirurgia plástica
Direito à privacidade
title_short Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas
title_full Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas
title_fullStr Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas
title_full_unstemmed Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas
title_sort Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas
author Silva, Vitória
author_facet Silva, Vitória
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Camila
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Direito médico
Marketing médico
Cirurgia plástica
Direito à privacidade
topic Direito médico
Marketing médico
Cirurgia plástica
Direito à privacidade
description Este estudo trata do poder que o médico tem perante as mídias sociais, abordando o uso inapropriado da imagem de pacientes que foram submetidos a procedimentos estéticos em cirurgias plásticas pelo marketing digital médico. Apresenta como objetivo abordar os limites da publicidade médica digital, em especial, o uso inapropriado de imagem de pacientes que realizaram cirurgias plásticas, mediante a exposição da imagem de “antes e depois”, conduta que fere a Ética Médica, a Constituição Federal, a privacidade do paciente e o dever de sigilo médico. Nesse sentido, diante do dilema relacionado ao marketing médico, embora se defenda a necessidade de informar os pacientes e a sociedade dos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde, devem ser sopesados, de um lado, o direito legítimo dos profissionais de divulgarem à sociedade sua habilitação e capacitação e, de outro, os limites éticos aos quais os médicos estão sujeitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T21:17:11Z
2022-12-12T21:17:11Z
2022-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28325
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415842119614464