A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Julia
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24741
Resumo: Desde 1996 os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes que mais causam intoxicações no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo identificar os 10 medicamentos mais vendidos em duas drogarias localizadas em cidades mineiras vizinhas, Passabém e Itabira, e comparar as informações coletadas, além de evidenciar os perigos para a saúde envolvidos com o uso irracional desses medicamentos. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo. Os dados foram coletados através do sitema bing linx, no campo de vendas, no período de 01 de novembro 2021 à 30 de março de 2022. Foi realizado também, uma revisão de literatura à procura de artigos que abordem o tema de uso irracional de medicamentos. As consultas foram feitas nas bases de dados do Google acadêmico, Bireme, Scielo. Como resultado observou-se que a automedicação é prática comum e que, mesmo em cidades com o perfil populacional distintos, existe semelhança entre medicamentos mais vendidos, já que 6 medicamentos têm o mesmo principio ativo. A maioria dos fármacos se enquadra como Medicamentos Isentos de Prescrição Médica (MIPs). A criação de projetos de Atenção Farmacêutica devem ser adotados em todo Brasil com a finalidade de mudar está realidade, orientando a população sobre uso correto de medicamentos.
id Ânima_21024fd42c7252abce251e64ce377aac
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24741
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentosThe importance of the pharmacist in the rational use of medicinesatenção farmacêuticaorientação farmacêuticaautomedicaçãoDesde 1996 os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes que mais causam intoxicações no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo identificar os 10 medicamentos mais vendidos em duas drogarias localizadas em cidades mineiras vizinhas, Passabém e Itabira, e comparar as informações coletadas, além de evidenciar os perigos para a saúde envolvidos com o uso irracional desses medicamentos. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo. Os dados foram coletados através do sitema bing linx, no campo de vendas, no período de 01 de novembro 2021 à 30 de março de 2022. Foi realizado também, uma revisão de literatura à procura de artigos que abordem o tema de uso irracional de medicamentos. As consultas foram feitas nas bases de dados do Google acadêmico, Bireme, Scielo. Como resultado observou-se que a automedicação é prática comum e que, mesmo em cidades com o perfil populacional distintos, existe semelhança entre medicamentos mais vendidos, já que 6 medicamentos têm o mesmo principio ativo. A maioria dos fármacos se enquadra como Medicamentos Isentos de Prescrição Médica (MIPs). A criação de projetos de Atenção Farmacêutica devem ser adotados em todo Brasil com a finalidade de mudar está realidade, orientando a população sobre uso correto de medicamentos.Diniz, SemíramisSilva, CristianeDias, Julia2022-07-13T12:49:24Z2022-07-13T12:49:24Z2022-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24741Runa ItabiraAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-13T12:49:26Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24741Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-13T12:49:26Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos
The importance of the pharmacist in the rational use of medicines
title A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos
spellingShingle A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos
Silva, Cristiane
atenção farmacêutica
orientação farmacêutica
automedicação
title_short A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos
title_full A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos
title_fullStr A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos
title_full_unstemmed A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos
title_sort A importância do profissional farmacêutico no uso racional de medicamentos
author Silva, Cristiane
author_facet Silva, Cristiane
Dias, Julia
author_role author
author2 Dias, Julia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Semíramis
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiane
Dias, Julia
dc.subject.por.fl_str_mv atenção farmacêutica
orientação farmacêutica
automedicação
topic atenção farmacêutica
orientação farmacêutica
automedicação
description Desde 1996 os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes que mais causam intoxicações no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo identificar os 10 medicamentos mais vendidos em duas drogarias localizadas em cidades mineiras vizinhas, Passabém e Itabira, e comparar as informações coletadas, além de evidenciar os perigos para a saúde envolvidos com o uso irracional desses medicamentos. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo. Os dados foram coletados através do sitema bing linx, no campo de vendas, no período de 01 de novembro 2021 à 30 de março de 2022. Foi realizado também, uma revisão de literatura à procura de artigos que abordem o tema de uso irracional de medicamentos. As consultas foram feitas nas bases de dados do Google acadêmico, Bireme, Scielo. Como resultado observou-se que a automedicação é prática comum e que, mesmo em cidades com o perfil populacional distintos, existe semelhança entre medicamentos mais vendidos, já que 6 medicamentos têm o mesmo principio ativo. A maioria dos fármacos se enquadra como Medicamentos Isentos de Prescrição Médica (MIPs). A criação de projetos de Atenção Farmacêutica devem ser adotados em todo Brasil com a finalidade de mudar está realidade, orientando a população sobre uso correto de medicamentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13T12:49:24Z
2022-07-13T12:49:24Z
2022-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24741
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.coverage.none.fl_str_mv Runa Itabira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415847627784192