A importância dos clássicos literários a partir da obra Os Bruzundangas, de Lima Barreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ronaldo Alves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25862
Resumo: O trabalho tem como objetivo problematizar a importância dos clássicos literários no contexto escolar, defendendo a sua permanência e inclusão na Educação Básica como um instrumento que possibilita a reflexão e a compreensão sobre o contexto político brasileiro, sobretudo no início do século XXI. Neste sentido, o estudo procura demonstrar a relevância da leitura interpretativa da obra Os Bruzundangas, do autor Lima Barreto, considerando a obra, um retrato satírico do Brasil durante o século XX no período da Primeira República, como possibilidade para dialogar, em determinados aspectos, com o contexto político do início deste século XXI. Sendo assim, a escolha da obra Os Bruzundangas, se justifica, principalmente, por conta da relação que ela estabelece com a atualidade, isto é, devido às significações que ela nos permite fazer sobre nossa contemporaneidade na realização de sua leitura. Para alcançar o êxito no referido objetivo, o presente trabalho divide-se em quatro capítulos principais que tematizam a leitura na escola, a importância dos clássicos literários na escola, a obra de Lima Barreto, e o livro Os Bruzundangas, sendo realizadas, respectivamente, discussões sobre a leitura enquanto atividade escolar; sobre os clássicos literários, como obras atemporais e necessárias na escola; sobre a vida e obra de Lima Barreto; e sobre a obra Os Bruzundangas, enquanto possibilidade de evidenciar o diálogo entre aspectos do contexto brasileiro no início do século XX e a atualidade. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, tendo como aporte teórico autores que nos ajudam a refletir sobre as temáticas abordadas em cada capítulo e assim apresentadas: A leitura na escola: Ivanda Martins (2009), Regina Zilbermann (2009), Roland Barthes (1987), Annie Rouxel (2012), Tzvetan Todorov (2012); A importância dos clássicos literários na escola: Thomas Stearns Eliot (2014), Italo Calvino (1993), Celdon Fritzen (2017), Antônio Candido (1989), José Luiz Fiorin (1999), Ana Maria Machado (2002), Arthur Schopenhauer (2012), Marinês Paloschi Rodrigues (2016); A obra de Lima Barreto: Lilia Schwarcz (2017), Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto de Moura (1991), Jonatan de Souza Santos (2016); Os Bruzundangas: uma sátira à classe política brasileira: Valentin Facioli (2001), Alfredo Bosi (1994), Roberto Remígio Florêncio, Carlos Alberto dos Santos e Vlader Nobre Leite (2020), José de Souza Martins (1994), Décio bento José da Silva (2014), Daniela Palhuca do Nascimento Queiroz (2020).
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