Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceigol, Bruno Henrique Balarim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6971
Resumo: O presente estudo versa sobre a adoção e tem como objetivo verificar quais são os aspectos atuais da adoção tardia no cenário nacional. Para se compreender o objeto do presente estudo, é preciso expor que o número de crianças e adolescentes que se encontram abrigados à espera da finalização do processo de adoção é bastante significativo. Observa-se que as crianças e adolescentes acabam passando grande parte de suas vidas em Instituições de acolhimento e consequentemente privados do seu direito à convivência familiar. Denota-se que a adoção possui uma série de requisitos a serem cumpridos até que ela seja efetivamente concretizada. Ou seja, o tempo de espera tanto para os adotantes e os adotados pode ser prejudicial aos envolvidos. Dessa forma, inicia-se o estudo apresentando os aspectos gerais do Direito de Família, seu conceito, evolução histórica, espécies e direito parental. Por conseguinte, apresenta-se o instituto da adoção, contextualizando suas peculiaridades em face do procedimento adotivo e os requisitos propostos no Cadastro Nacional de Adoção. Utiliza-se a pesquisa para verificar os desdobramentos atuais do procedimento adotivo no Brasil e o quanto a adoção tardia afeta a vida da criança. A fim de atingir o objetivo geral do presente trabalho, os métodos de abordagem utilizados são de pensamento dedutivo, com método de procedimento monográfico. Conclui-se que a morosidade do processo, paralela a preferência dos adotantes, constituem obstáculo impeditivo para que o menor seja inserido em seio familiar.
id Ânima_299abc2f588c3f52a56e767956b44705
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6971
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardiaFamíliaProcedimentoMorosidadePreferênciaAdoção tardiaO presente estudo versa sobre a adoção e tem como objetivo verificar quais são os aspectos atuais da adoção tardia no cenário nacional. Para se compreender o objeto do presente estudo, é preciso expor que o número de crianças e adolescentes que se encontram abrigados à espera da finalização do processo de adoção é bastante significativo. Observa-se que as crianças e adolescentes acabam passando grande parte de suas vidas em Instituições de acolhimento e consequentemente privados do seu direito à convivência familiar. Denota-se que a adoção possui uma série de requisitos a serem cumpridos até que ela seja efetivamente concretizada. Ou seja, o tempo de espera tanto para os adotantes e os adotados pode ser prejudicial aos envolvidos. Dessa forma, inicia-se o estudo apresentando os aspectos gerais do Direito de Família, seu conceito, evolução histórica, espécies e direito parental. Por conseguinte, apresenta-se o instituto da adoção, contextualizando suas peculiaridades em face do procedimento adotivo e os requisitos propostos no Cadastro Nacional de Adoção. Utiliza-se a pesquisa para verificar os desdobramentos atuais do procedimento adotivo no Brasil e o quanto a adoção tardia afeta a vida da criança. A fim de atingir o objetivo geral do presente trabalho, os métodos de abordagem utilizados são de pensamento dedutivo, com método de procedimento monográfico. Conclui-se que a morosidade do processo, paralela a preferência dos adotantes, constituem obstáculo impeditivo para que o menor seja inserido em seio familiar.Goedert, Gisele Rodrigues MartinsCeigol, Bruno Henrique Balarim2017-07-13T11:39:12Z2020-11-27T05:25:08Z2017-07-13T11:39:12Z2020-11-27T05:25:08Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6971Direito - FlorianópolisTrajanoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:09:45Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6971Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:09:45Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia
title Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia
spellingShingle Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia
Ceigol, Bruno Henrique Balarim
Família
Procedimento
Morosidade
Preferência
Adoção tardia
title_short Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia
title_full Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia
title_fullStr Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia
title_full_unstemmed Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia
title_sort Adoção no Brasil e os efeitos da adoção tardia
author Ceigol, Bruno Henrique Balarim
author_facet Ceigol, Bruno Henrique Balarim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goedert, Gisele Rodrigues Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceigol, Bruno Henrique Balarim
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Procedimento
Morosidade
Preferência
Adoção tardia
topic Família
Procedimento
Morosidade
Preferência
Adoção tardia
description O presente estudo versa sobre a adoção e tem como objetivo verificar quais são os aspectos atuais da adoção tardia no cenário nacional. Para se compreender o objeto do presente estudo, é preciso expor que o número de crianças e adolescentes que se encontram abrigados à espera da finalização do processo de adoção é bastante significativo. Observa-se que as crianças e adolescentes acabam passando grande parte de suas vidas em Instituições de acolhimento e consequentemente privados do seu direito à convivência familiar. Denota-se que a adoção possui uma série de requisitos a serem cumpridos até que ela seja efetivamente concretizada. Ou seja, o tempo de espera tanto para os adotantes e os adotados pode ser prejudicial aos envolvidos. Dessa forma, inicia-se o estudo apresentando os aspectos gerais do Direito de Família, seu conceito, evolução histórica, espécies e direito parental. Por conseguinte, apresenta-se o instituto da adoção, contextualizando suas peculiaridades em face do procedimento adotivo e os requisitos propostos no Cadastro Nacional de Adoção. Utiliza-se a pesquisa para verificar os desdobramentos atuais do procedimento adotivo no Brasil e o quanto a adoção tardia afeta a vida da criança. A fim de atingir o objetivo geral do presente trabalho, os métodos de abordagem utilizados são de pensamento dedutivo, com método de procedimento monográfico. Conclui-se que a morosidade do processo, paralela a preferência dos adotantes, constituem obstáculo impeditivo para que o menor seja inserido em seio familiar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13T11:39:12Z
2017-07-13T11:39:12Z
2017
2020-11-27T05:25:08Z
2020-11-27T05:25:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6971
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Trajano
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415824165896192