Flávio Império e o Canteiro Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Thiago Colatrelli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26355
Resumo: Flávio Império (1935–1985) foi cenógrafo, arquiteto, artista plástico e professor universitário. Em 1956, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) quando já trilhava os primeiros passos como cenógrafo, figurinista e diretor teatral. Integrante do Grupo Arquitetura Nova, ao lado dos arquitetos Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, iniciou a carreira docente em 1962. A cenografia de Império trouxe para o teatro o viés crítico à situação social que se passava no Brasil com a contribuição original em sua obra, e marcou a transição do estilo decorativo da cenografia brasileira para a cenografia não-ilusionista. Como objetivo geral, a pesquisa busca analisar a cenografia do arquiteto-cenógrafo em suas obras cênicas, considerando a utilização dos materiais não convencionais, a aplicação de novas tecnologias e demais inovações e criações. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental foram examinados materiais iconográficos, filmes, entrevistas, desenhos, fotos, croquis e projetos, com foco nas obras cênicas realizadas no Teatro Oficina, a fim de identificar traços artísticos e cenográficos recorrentes em suas obras tais como: repetições de materiais, trabalho colaborativo e cenotécnica aparente. A relevância da obra de Flávio Império deixou legado na cenografia brasileira e esse trabalho procura contextualizar sua presença marcante na cena atual, possibilitando o seu estudo para as próximas gerações de cenógrafos.
id Ânima_29a2575cbffcbaa34bfc617d30679000
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26355
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Flávio Império e o Canteiro CulturalFlávio ImpérioCenografiaTecnologia TeatralTeatro OficinaFlávio Império (1935–1985) foi cenógrafo, arquiteto, artista plástico e professor universitário. Em 1956, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) quando já trilhava os primeiros passos como cenógrafo, figurinista e diretor teatral. Integrante do Grupo Arquitetura Nova, ao lado dos arquitetos Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, iniciou a carreira docente em 1962. A cenografia de Império trouxe para o teatro o viés crítico à situação social que se passava no Brasil com a contribuição original em sua obra, e marcou a transição do estilo decorativo da cenografia brasileira para a cenografia não-ilusionista. Como objetivo geral, a pesquisa busca analisar a cenografia do arquiteto-cenógrafo em suas obras cênicas, considerando a utilização dos materiais não convencionais, a aplicação de novas tecnologias e demais inovações e criações. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental foram examinados materiais iconográficos, filmes, entrevistas, desenhos, fotos, croquis e projetos, com foco nas obras cênicas realizadas no Teatro Oficina, a fim de identificar traços artísticos e cenográficos recorrentes em suas obras tais como: repetições de materiais, trabalho colaborativo e cenotécnica aparente. A relevância da obra de Flávio Império deixou legado na cenografia brasileira e esse trabalho procura contextualizar sua presença marcante na cena atual, possibilitando o seu estudo para as próximas gerações de cenógrafos.RAMOS, Fernando Guillermo VázquezNUNES, Thiago Colatrelli2022-11-14T14:42:54Z2022-11-14T14:42:54Z2022-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 f.application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26355São PauloAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-14T14:42:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26355Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-14T14:42:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Flávio Império e o Canteiro Cultural
title Flávio Império e o Canteiro Cultural
spellingShingle Flávio Império e o Canteiro Cultural
NUNES, Thiago Colatrelli
Flávio Império
Cenografia
Tecnologia Teatral
Teatro Oficina
title_short Flávio Império e o Canteiro Cultural
title_full Flávio Império e o Canteiro Cultural
title_fullStr Flávio Império e o Canteiro Cultural
title_full_unstemmed Flávio Império e o Canteiro Cultural
title_sort Flávio Império e o Canteiro Cultural
author NUNES, Thiago Colatrelli
author_facet NUNES, Thiago Colatrelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAMOS, Fernando Guillermo Vázquez
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Thiago Colatrelli
dc.subject.por.fl_str_mv Flávio Império
Cenografia
Tecnologia Teatral
Teatro Oficina
topic Flávio Império
Cenografia
Tecnologia Teatral
Teatro Oficina
description Flávio Império (1935–1985) foi cenógrafo, arquiteto, artista plástico e professor universitário. Em 1956, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) quando já trilhava os primeiros passos como cenógrafo, figurinista e diretor teatral. Integrante do Grupo Arquitetura Nova, ao lado dos arquitetos Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, iniciou a carreira docente em 1962. A cenografia de Império trouxe para o teatro o viés crítico à situação social que se passava no Brasil com a contribuição original em sua obra, e marcou a transição do estilo decorativo da cenografia brasileira para a cenografia não-ilusionista. Como objetivo geral, a pesquisa busca analisar a cenografia do arquiteto-cenógrafo em suas obras cênicas, considerando a utilização dos materiais não convencionais, a aplicação de novas tecnologias e demais inovações e criações. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental foram examinados materiais iconográficos, filmes, entrevistas, desenhos, fotos, croquis e projetos, com foco nas obras cênicas realizadas no Teatro Oficina, a fim de identificar traços artísticos e cenográficos recorrentes em suas obras tais como: repetições de materiais, trabalho colaborativo e cenotécnica aparente. A relevância da obra de Flávio Império deixou legado na cenografia brasileira e esse trabalho procura contextualizar sua presença marcante na cena atual, possibilitando o seu estudo para as próximas gerações de cenógrafos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14T14:42:54Z
2022-11-14T14:42:54Z
2022-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26355
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f.
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415856474619904